11 novembro 2014

Lendo e Resenhando: Quando Você Voltar - Kristin Hannah


Título: Quando Você Voltar
Título Original: Home Front
Autor: Kristin Hannah
Páginas: 338
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411584
Ano: 2013

O quanto uma guerra afeta seu soldados? A resposta por parecer obvia, mas a verdade só quem sente mesmo e a própria pessoa e sua família. Kristin Hannah trata neste livro de um tema do qual nunca tinha parado muito para pensar e a forma como ela aborda o lado dos que vão e dos que ficam é comovente.


Jolene não teve uma infância fácil, os pais eram ausentes e depois que ficou órfã os esperado é que não tivesse uma muita afinidade em ter um casamento solido, filhos e dar a eles uma vida que nunca pode ter. No Exercito essa força só se consolidou e a ele é muito grata pela oportunidade que teve e amigos que fez.

Depois de doze anos casada com Micheal, um advogado que a ajudou quando ela tinha 17 anos, o casamento não parece tão solido quanto no inicio e cinco palavras que ele guardava, em um momento de discursão coloca tudo que Jolene amava a perder.

O livro se passa em 2005, após os atentados as torres gêmeas e para uma militar cada dia é de incerteza, já que com o país em guerra a qualquer momento sua presença seja requisitada. E é isso que acontece, com um casamento por um fio, uma filha na crise da pré-adolescente e outra de quatro anos que não entende que a mãe esta partindo para o perigo, Jolene e sua melhor amiga, Tami, vão para o Iraque sem saberem se voltar.

Além de narrar a vida no meio da guerra, Hannah trata com maestria a transformação na vida de Michael, que sempre esteve ausente da vida domestica e agora tem que lhe dar com duas filhas e todas as emoções de viver sem a mãe e com um pai que não compreende a rotina que tinham.

A cada página ficava com medo do que poderia acontecer e me emocionava com os sentimentos que a distância e o medo criaram, principalmente entre o casal. O clímax do livro é previsível, mas colocam os personagens em um novo aprendizado que é duro, cansativo e que magoa mãe, pai e filhas.

O ponto alto para mim é Micheal, o marido, mesmo sendo um cretino no inicio do livro, a transformação pela qual esse personagem passa e a forma como ele começa a admira a família que tem, é linda.

Mais uma vez essa autora me deixa “destruída” e muito feliz ao terminar um livro, mesmo que muitas lágrimas tenham sido derramadas até a última página. Até os agradecimentos no final vale a pena ser lido, uma demonstração de gratidão e empenho para construí uma estória tão bela.


Avaliação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário