07 novembro 2018

[RESENHA] O Buraco da Agulha - Ken Follett

Título: O Buraco da Agulha
Autora: Ken Follett
Páginas: 336
Editora: Arqueiro
ISBN:  9788580418811
Ano: 2018


Sinopse:O ano é 1944. Os Aliados estão se preparando para desembarcar na Normandia e libertar os territórios ocupados por Hitler, na operação que entrou para a história como o Dia D. Para que a missão dê certo, eles precisam convencer os alemães de que a invasão acontecerá em outro lugar. Assim, criam um exército inteiro de mentira, incluindo tanques infláveis, aviões de papelão e bases sem parede. O objetivo é que ele seja fotografado pelos aviões de reconhecimento germânicos. O sucesso depende de o inimigo não descobrir o estratagema. Só que o melhor agente de Hitler, o Agulha, pode colocar tudo a perder. Caçado pelo serviço secreto britânico, ele deixa um rastro de mortes através da Grã-Bretanha enquanto tenta voltar para casa. Mas tudo foge a seu controle quando ele vai parar numa ilha castigada pela tempestade e vê seu destino nas mãos da mulher inesquecível que mora ali, cuja lealdade, se conquistada, poderá assegurar aos nazistas a vitória da guerra. Na obra-prima que lhe garantiu, há 40 anos, a entrada no cenário da literatura, Ken Follett fisga o leitor desde a primeira página, com uma trama repleta de suspense, intrigas e maquinações do coração humano.

1944 foi um ano decisivo para os rumos da Segunda Guerra Mundial. O tão conhecido Dia D, marco da guerra, é cuidadosamente planejado pelos Aliados, que pretendiam invadir a Normandia, libertando assim territórios dominados por Hitler. Para que a operação dê certo, eles precisam convencer os alemães de que a invasão acontecerá em outro lugar. Então eles criam um exército inteiro de mentira, tanques infláveis, aviões de papelão e bases sem parede para que os aviões inimigos fotografem e levem a informação falsa para seus comandantes. Essa é premissa da estória.



Paralela e silenciosamente, o premiado e melhor espião do führer, conhecido como "Agulha", trabalha em solo britânico, descobrindo informações preciosas, eliminando alvos específicos e sabotando planos importantes. Ele passa então a ser caçado pelo Serviço de Inteligência Militar britânico de informações de segurança interna e contra-espionagem e precisa executar uma imprevista e nova missão, completamente essencial para o sucesso do Eixo.

O livro é dividido em três narrativas, a do Agulha (Faber), dos integrantes do MI5 e por Lucy. Conhecemos Lucy, no dia de seu casamento com David. David é um jovem piloto, que está se preparando para lutar por seu país, na guerra. Porém, durante a viagem da lua de mel sofrem um acidente de carro. Isso faz com que David perca suas pernas e o deixe incapacitado. Os dois se mudam para uma ilha chamada Ilha da Tormenta. E Lucy mesmo infeliz ao lado do marido que demonstra desinteresse em viver maritalmente com ela, continua ao lado dele.




A narrativa é intercalada, e aos poucos conhecemos a personalidade dos personagens. Sobretudo do Agulha. Logo de início percebemos que ele é um ser frio, mata com facilidade quando sente que algo pode atrapalhar seu disfarce. Logo, nos vemos curiosos para saber o que, ou quem irá conseguir para-lo.

O que me deixou mais conectada com a história, foi a parte ambientada na ilha, desde a rotina do casal, com o filhinho Jonathan, até a chegada do Agulha ao lugar. Com uma narrativa, eu diria bem crua, o autor não hesita em nós deixar nervosos com relação aos fatos.


"O vento e a água continuavam em sua eterna disputa, o vento descendo para provocar as ondas e o mar chiando e cuspindo ao se chocar contra a terra, os dois condenados a brigar para sempre porque um não podia ficar calmo enquanto o outro estivesse ali, mas nenhum dos dois tinha outro lugar para onde ir."

Ao se conhecerem, Lucy e Faber, sentem que algo diferente está nascendo dentro de ambos. Mas isso pode colocar tudo a perder uma vez que Faber não pode baixar a guarda por nada. E Lucy não poderia esconder um segredo desses do marido. Mas brilhantemente o autor, nos surpreende com os caminhos que essa relação toma.

O livro mescla, drama, suspense, e um pouco de ação. Além do cenário histórico em que é narrado, o que torna mil vezes mais interessante, se você gosta desse contexto.


O final é redondo, não deixa nada em aberto. Os acontecimentos são enérgicos, te fazem devorar as últimas páginas com o coração na mão, temendo que algo aconteça com o pequeno Jon. Em suma, é ótimo livro, com raras ressalvas. Muito recomendado para os fãs do gênero.

Avaliação: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário