15 outubro 2018

[RESENHA] Eu Perdi o Rumo - Gayle Forman


Título: Eu Perdi o Rumo
Autora: Gayle Forman
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
ISBN:  9788580418835
Ano: 2018

Sinopse: O novo romance de Gayle Forman, autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Eu Estive Aqui.
Suas obras já venderam mais 9 milhões de livros pelo mundo. 
Freya perdeu a voz no meio das gravações de seu álbum de estreia. Harun planeja fugir de casa para encontrar o garoto que ama. Nathaniel acaba de chegar a Nova York com uma mochila, um plano elaborado em meio ao desespero e nada a perder. 
Os três se esbarram por acaso no Central Park e, ao longo de um único dia, lentamente revelam trechos do passado que não conseguiram enfrentar sozinhos. Juntos, eles começam a entender que a saída do lugar triste e escuro em que se acham pode estar no gesto de ajudar o próximo a descobrir o próprio caminho. 
Contado a partir de três perspectivas diferentes, o romance inédito de Gayle Forman aborda o poder da amizade e a audácia de ser fiel a si mesmo. Eu Perdi o Rumo marca a volta de Gayle aos livros jovens, que a consagraram internacionalmente, e traz a prosa elegante que seus fãs conhecem e amam.


Eu Perdi o Rumo foi minha primeira experiência com a escrita da autora Gayle Forman. Até então não sabia o que esperar do livro, em meio a críticas e elogios dos leitores de Gayle. 

Freya é uma jovem cantora que está no auge da sua fama, que é fomentada pela internet. Com milhares de seguidores nas redes sociais ela consegue preencher o vazio que sente. Vazio deixado por seu pai que foi embora, e sua irmã que se distanciou dela, depois de alguns acontecimentos. Tudo parecia ir bem até que de uma hora pra outra, perde sua voz. Não consegue mais cantar. As cobranças de seu produtor, somada o medo de ser esquecida pelos fãs, a faz ficar sem chão. Eu perdi o rumo. Ela pensa.

Harun está apaixonado mas não sabe como contar para sua família. Como falar para uma família paquistanesa que está namorando um rapaz? Seus medos se tornam insuportáveis quando, James, seu namorado o pressiona a tomar uma atitude, e isso pode afastá-los. 

Nathaniel literalmente perdeu o rumo.Sua vida não é mais como já foi um dia. Acaba de chegar em Nova York apenas com uma mochila nas costas e um plano desesperado na cabeça. 





Os três se conhecem coincidentemente depois de um acidente inusitado que os envolvem, a partir do desenrolar dos acontecimentos eles vão aos poucos se conhecendo, revelando assim seus medos e angústias, suas histórias, embora nem tudo fique bem claro de início. Mas é impossível não notar a conexão entre ambos e acabar nos conectando também.

" Os três podem ser perfeitos desconhecidos, com vidas diferentes e problemas diferentes, mas ali, naquele consultório, estão medindo a tristeza da mesma forma. Estão medindo em perdas." 


Eu Perdi o Rumo é um romance jovem narrado em terceira pessoa intercalando entre o passado dos jovens e o presente, num único dia, o dia em que se encontram.

A narrativa é surpreendentemente fluída, há tempos não lia um New Adult, que fosse tão representativo, que fugisse da água com açúcar que estamos acostumados a nos esbarrar de vez em quando. 




A forma como os jovens se ajudam reforçam a ideia do quanto é importante ter amigos com quem contar, desabafar e compartilhar momentos. Em uma época onde números na internet são mais importantes do que ser uma pessoa sociável, altruísta, e gentil na vida do lado de fora da tela do celular, onde os jovens se sentem mais solitários do que nunca, onde a depressão é o mal do século, onde as diferenças não são respeitadas é muito importante que um livro como esse seja conhecido e lido pelas pessoas, sobretudo jovens.

As questões familiares bastante presentes no livro mexe com o leitor, porque querendo ou não todos nós passamos por coisas parecidas na nossa adolescência, que nos trás uma sensação de reconhecimento, e somos capazes de identificar o que pode acabar acontecendo com aquela pessoa. 

Eu diria que o que prende o leitor vai além da expectativa do que vai acontecer com eles, na verdade se dá mais por perceber que somos capazes de ler e  acompanhar o amor e a ligação deles em qualquer situação.

" - Um osso fraturado, quando cicatriza, fica ainda mais forte do que antes. O mesmo vale para corações partidos."



É um livro que encanta desde a capa até a última página. É um daqueles livros que a Arqueiro lança, que somos capazes de ler em um dia só. Além da história cativante da autora, também a edição super confortável de ser lida, mérito da editora.

Terminei o livro com frio na barriga, por conta dos acontecimentos. Eu espero que Eu Perdi O Rumo, venha a ter uma continuação, pois no final fica vários ganchos para a história continuar.

Avaliação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário