09 março 2016

[Resenha] Jardim de Inverno - Kristin Hannah


Título: Jardim de Inverno
Título Original: Winter Garden
Autor: Kristin Hannah
Páginas: 416
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630359
Ano: 2013

As irmãs Meredith e Nina Whiston são bem diferentes, em quanto uma presa pela união da família a outra é um espirito livre que quer roda o mundo com seu trabalho. Só uma coisa as duas compartilha, a mãe russa e toda a falta de carinho com a qual a mesma sempre as tratou.

Porém com o pai doente, as últimas promessas serão feita e após anos as irmãs irão conhecer quem realmente é sua mãe e toda a razão para sua frieza. 

Jardim de Inverno é um livro que você já imagina o que mais ou menos deve acontecer se conhece outras obras da autora, porém a forma como a narrativa transcorre é o que surpreende o leitor.

O foco desse livro é a descoberta da verdade para a personalidade distante de Anya, mãe de Meredith e Nina. Logo no início, é completamente assustado imaginar que em uma família onde as irmãs e o pai são tão felizes e carinhosos, pode haver uma mãe com ela. Mas a coisa mais importante transmitida com esse enredo é que muitas vezes podemos julgar uma pessoa, mas nem sabemos o que levou ela a ser daquele jeito e isso faz toda diferença no final.

O livro é uma verdadeira desconstrução da primeira impressão que temos de Anya. O mais fascinante é que algumas situações onde alguns podem odiá-la, logo mais a frente fazem todo o sentido para sua postura e, pelo menos foi assim comigo, nos sentimos culpados por termos não gostado da personagem no começo da narrativa.

Sem dúvidas esse é o melhor livro da Kristin Hannah, entre os que já li. Além da narrativa dos tempos presentes, percebemos todos os cuidados que a autora teve em cita fatos ocorridos na Segunda Guerra e personagens desse evento, assim como outros que parar mim foram uma maravilhosa descoberta. A autora trabalha maravilhosamente o quanto as palavras podem ser perigosas e Anya, sem dúvidas aprendeu isso durante sua juventude.

Esse é um livro para chorar, se você é muito emotivo, cuidado, pode render uma bela ressaca literária. Jardim de Inverno é um daquelas obras que depois de muito tempo ainda dá aquele apertinho de emoção no coração.

Avaliação:
 






15 comentários:

  1. Oi Thiana!
    Eu simplesmente amo esse livro! Três mulheres e uma história terrível que mudou a vida das mesmas. Também achei que foi um dos melhores que li da autora. É um livro bem sensível e com um final emocionante!
    Abs!

    Participe do Nosso Sorteio de Páscoa!

    ResponderExcluir
  2. A autora possui um estilo de narrativa delicado e é impossível não se envolver em suas tramas complexas. Já li esse livro e concordo com você em relação a ser emocionante, e é claro que a história me marcou muito. Também acho que é o seu melhor livro. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  3. Olá linda,

    Ainda não li nada dela, mas pela sua resenha dar para notar que ela tem uma escrita bem delicada e sublime, que faz o leitor perceber as sutilezas de nossos julgamentos precipitados e que normalmente ocorrem,porque sempre queremos culpar e inocentar os outros.

    Sempre gostei dessa capa e com sua resenha fiquei com muita vontade de me deleitar com essa obra.

    Beijocas,
    Olá linda,

    Infelizmente para mim não para o blog firmar parceria com a Biruta, mas ano que vem tento novamente :3

    Parabéns pela renovação e que essa parceria seja duradoura e de grande sucesso.

    Beijinhos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Infelizmente ainda não li nada da autora mas uma amiga já me indicou diversos livros dela para ler, então imagino que seja mesmo boa.
    Esse livro parece ser muito especial, pois julgar a maneira como uma pessoa é, é fácil... Mas esquecemos de analisar que todos tem um passado e passamos por coisas ruins, então varias coisas podem ter levado tal pessoa a ser de tal maneira. Acordo sua resenha!


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu me lembro que uma senhora que estava sentada ao meu lado no avião, estava lendo esse livro. Ela falou tantas coisas boas quanto você. Confesso que mesmo sendo um livro emocionante, não tenho certeza se quero ler. Mas se tratando de segunda guerra, acho que né, preciso hahahah

    parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thy,
    Sempre leio resenhas emocionantes sobre as obras da autora, mas infelizmente não consigo me interessar em ler nenhuma das obras dela. Não sei talvez porque as vezes eu fuja de emoções muito fortes boa parte do tempo. Talvez eu venha a ler algo dela um dia, mas por hora não. Mesmo assim adorei a sua resenha, você escreve de uma maneira bem marcante. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Por mais que eu goste de um bom drama familiar, não é bem o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento, sabe? Sem contar que eu tenho uma pilha gigante para ler, então ele acabaria ficando para trás do mesmo jeito...hehe' Como sou manteiga derretida, imagino que vou chorar se ler "Jardim de inverno", então acho que vou adiar ainda mais kkkk'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Thiana,
    Infelizmente, ainda não li nada da Kristin Hannah, mas, se você disse que esse é o melhor dela, nada melhor que começar por ele, não é?
    Fiquei bem curiosa para saber sobre a desconstrução da personagem.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sou louca para ler esse livro!
    Eu li O Rouxinol da mesma autora e me encantei com a escrita dela. Esse livro me parece ser incrível e eu sou sim muito emotiva, mas não sou de chorar com qualquer livro, por mais que a história me emocione eu quase não choro. Mas pelo que você falou e pelo que vi no livro O Rouxinol, com certeza esse será um dos poucos livros que me arrancam lágrimas.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu ainda não li esse livro, infelizmente!
    Quero muito ler e chorar até dizer chega rsrs
    Amo livros com aprendizados, que passa uma linda mensagem e ainda emotiva os leitores.
    Outra coisa que eu gosto, são livros que passam em época de guerra.
    Definitivamente, preciso ler esse livro.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu ainda não li nenhum livro da Autora, mas sempre ouço Boas recomendações. O fato desse mistério envolvendo o despreocupado da mãe com as suas filhas me deixou bem curioso para conhecer a leitura. Adorie também a capa, e como você deu todas as estrelas devo concordar que foi uma leitura muito boa.
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Olá... Thiana, tudo bem??
    Bom eu não curto muito a leitura de livros que tem como conteúdo guerra... prefiro filmes... porém tenho um curiosidade ainda pequena de pegar esse livro para ler... curto demais a premissa... a descoberta de algumas atitudes e a relação familiar que o envolve... ainda estou em dúvidas se pego ou não para ler... porque fugiria e muito de minha zona de conforto... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada da autora, mas agora fiquei bem curiosa para conferir essa leitura! Gostei dos pontos que ressaltou sobre a trama, principalmente sobre a desconstrução da personagem Anya. Parece ser um livro com bastante margem para reflexão. Gostei! Obrigada pela dica. Espero ter a oportunidade de ler logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu amo inverno e essa capa é morrer de tão linda, né??? Já começo fiquei emocionada quando vi que tem um pai doente... EU morro com isso, mexe demais comigo... Amei o plot, a capa, o livro realmente me chamou a atenção. Mas drama é aquele livro que tem que ser livro no momento certo. Anotei a dica, mas agora não conseguiria lê-lo, mas assim que estiver menos emotiva o lerei.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Nunca li nada da autora e olha que tenho livro dela na minha estante, acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro e gostei da premissa, é bem complicado quando o autor tem a ideia de fazer o leitor odiar e depois amar um personagem, senão for bem feito,não funciona, e pela sua resenha o autor fez isso muito bem, fiquei curiosa pra saber o que aconteceu pra se tornar uma pessoa assim, o livro parece set incrível.


    Bjss

    ResponderExcluir