06 fevereiro 2017

[Resenha] Maria Clara: A Filha do Coronel - Virgilio Pedro Rigonatti


Título: Maria Clara – A Filha do Coronel
Autor: Virgilio Pedro Rigonatti
Páginas: 192
Editora: Editora Gente (Selo Autoridade)
ISBN: 9788569799023
Ano: 2016

Sinopse: O coronel Lucas Vasco era considerado um homem bom. Protegia os amigos e os seguidores. Sua trajetória se confunde com a história da cidade de Arari, em Minas Gerais, que mantinha sob controle, usando, inclusive, de violência e intimidação. Além disso, usava seu poder político e econômico para ter as mulheres que desejasse. Dentre todas as amantes que ele mantinha, Maria Custodio era a preferida dele, e dessa relação nasceu Maria Clara.
O relacionamento dos dois foi mantido por alguns anos, ainda que ele nunca tenha dado atenção à filha ou sequer reconhecido a paternidade oficialmente. A menina, que sabia da situação, não se deixava abalar: o amor que recebia da mãe era suficiente. Foi assim que Maria Clara cresceu no pequeno povoado: saudável e feliz, apaixonada pelos estudos e sempre atenta à passagem da Maria Fumaça pela estrada de ferro Mogiana, a qual podia ver pela janela de sua casa.
E isso tudo é só o começo. Neste livro que mistura biografia e ficção, Virgilio Pedro Rigonatti conta a encantadora história de sua mãe Maria Clara, que sempre levou a vida de maneira inspiradora e positiva − e que merece ser contada a todo mundo.

O que inicialmente me atraiu na proposta desse livro foi misturar uma história real com ficção. Ao mesmo tempo que é uma construção interessante é também angustiante fica sem saber o que realmente aconteceu e o que foi criado. Mas sem dúvidas o fato de contar, em alguns aspectos a história da mãe do autor nos deixa curiosos para saber o que tem de tão interessante nela.

O começo do livro me assustou um pouco, pois tem uma contextualização histórica que apesar de superficial traz muitas minuciosidades do perdido. Mas isso é extremamente importante para entendermos a origem da cidade em que a história se passa e seus personagens, principalmente como surgiu a figura do Coronel, Lucas Vasco, pai de Maria Clara.

O Coronel é um personagem que você poderia achar ambíguo, mas nenhuma de suas ações, por mais caridosas que sejam, é sem pensar no retorno de isso irá lhe dá. Arari, em Minas Gerais é uma cidade minúscula e tudo que acontece nela tem direta ou indiretamente o dedo de Lucas Vasco. (Posteriormente a cidade mudou de nome, Itamogi.)

Vamos acompanha a vida de Maria Clara até os 21 anos, mas não pense que sendo filha de um Coronel, que sua vida foi de regalias. Assim como muitos filhos bastardos da época (e ainda hoje) ela não foi reconhecida pelo pai, porém Lucas Vasco nunca deixou faltar nada para ela e sua mãe. Tinham uma casa confortável, com alguns animais como galinhas e porcos, recebiam alimentos enviados pelo coronel e sempre que precisavam de dinheiro ele dava sem problemas. Porém o que poderia ser visto como um lado bom, também era uma forma de silenciar mãe e filha.

Em outros assuntos, que tivesse ligados a vida passada de Mariinha, mãe de Maria Clara, e que de alguma forma afetasse a vida da nossa protagonista. Lucas não interferia e dizia ser problema delas e que as mesmas resolvessem. Muito cedo Maria aprendeu que não poderia conta com seu pai e por isso sempre se dedicou em ser a melhor no que fazia e assim não depender dele, mas a vida nem sempre pensava da mesma maneira e aplicou duros golpes com a perda de entres queridos, coração partido e problema de saúde.

A história é basicamente narrada pelo ponto de vista de Maria Clara, mas algumas vezes em terceira pessoa, pois são situações que Maria não tinha nascido ainda ou não estava presente. Com capítulos curtos, a leitura é muito ágil e pelos anos se passarem rapidamente, ficamos presos ao livro querendo saber o que acontecerá com a protagonistas e as pessoas que estão envolvidas em sua história.

O final tem uma velocidade muito rápida e algumas situações podem incomodar os leitores, mas levando em consideração a época e imposições sociais, além dos próprios desejos de Maria, são até compreensíveis. Também não podemos esquecer que alguns fatos realmente ocorreram, apesar de ficarmos na dúvida do que foi ou não real.

A linguagem, em alguns pontos, pode ser coloquial demais e confesso que em alguns momentos até procurei no dicionário para ver se não era algum erro ou era assim mesmo e realmente eram palavras grafadas corretamente. Apesar de dificultar um pouco acho bem positivo para aumentar nosso vocabulário e também a localização temporal, o livro termina em 1945 e se passa no interior do Brasil.

O último capítulo, Virgílio conta como foi o processo e escrever a história e de todo apoio que teve para que ele fosse publicado. Ele também conta mais um pouco do que aconteceu após o fim do livro, o que só nos deixa mais e mais curioso para continua lendo sobre a vida de sua mãe, Maria Clara.

A história envolvente e é impossível não ser afetados pelos dramas da protagonista, que mesmo com os problemas por qual passou nunca desviou de seus valores, fé e desejo de melhorar sua vida pelos caminhos corretos.

Avaliação:



33 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia esse título, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito, e a premissa me deixou bem intrigada, ainda mais por conta do desenvolvimento diante do gênero, da linguagem e de outros elementos comentados. Imagino mesmo que seja uma leitura bem envolvente e gostaria de poder conferir também.. obrigada pela dica!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F,

      é muito envolvente mesmo. Quando terminei queria saber mais continua lendo essa história por mais tempo.
      No final do livro tem um capítulo que o autor ainda traz mais algumas coisas sobre o processo de criação de outros acontecimento da vida de Maria. Achei muito legal, mesmo assim queri outro livro. rsrsrs.

      Bj

      Excluir
  2. Oi, Thiana!
    Parece uma história que trás muita emoção e lições. Fico feliz que o livro tenha lhe agradado. ^^
    A proposta do livro não me atraiu. Parece ser muito paradinho, apesar do final corrido, pelo que você disse. Ainda assim, obrigada pela dica.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crislane,
      é pardinho, mas a carga de emoções são bem intensas. Apesar do final corrido, o livro me agradou muito e consegui me conectar muito bem com a protagonista.
      Espero que possa dá uma chance a ele.

      Bjs

      Excluir
  3. Olá Thiana!

    Ainda estou na dúvida se eu já tinha ouvido falar nesse livro ou será algum outro título parecido. Seja como for, eu nunca o li e foi excelente poder conferir sua impressões a respeito dessa obra. Alguns dos elementos citados por você na resenha me deixaram levemente incomodada, mas com certeza tenho o desejo de ler a obra num futuro. Muito obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Interessante a proposta de misturar ficção com realidade, não sei se gosto de finais rápidos sabe ?! Fica sempre me parecendo que faltou algo, que poderia ser melhor desenvolvido, enfim...
    Não sei se leria não. Acho bacana a protagonista se manter forte em seus preceitos, isso é algo de muito valor mesmo.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de enredos assim, que apresentam fatos históricos misturados à fantasia. Ficamos mesmo sem saber que dose de realismo e ficção há no texto. Nesse enredo, como você bem destacou, acho que me sentiria tensa. Gostei do personagem Coronel, mas certamente me sentiria um pouco intimidada por ele. Isso é um bom sinal, claro (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi linda ainda não conhecia o livro e adorei a capa. Amo quando um autor consegue usar fatos reais e construir um a ficção em cima disso e com certeza, iria amar este enredo.
    Quanto a linguagem, talvez me incomode também, mas quero tentar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nossa, eu não estava por dentro desse selo da Gente, mas já gostei desse livro kkk. Enfim, estou conhecendo a obra agora e pelo o que li parece se é bem interessante. Uma pena o final correr muito rápido, e isso de certa forma me encomenda muito. Enfim, adorei a resenha e espero poder ler o livro logo logo! Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?
    Para começar eu não sabia que a editora Gente, tinha mais um selo, mas achei interessante e irei procurar mais sobre depois, sobre o livro não é o tipo de leitura que me faça a cabeça, por mais que tenha um tema interessante de estudo, para leitura (livros como esse), para mim não anda muito, mas fico feliz que tenha gostado da leitura!
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada, pois adoro os livros desta editora. Gostei muito de saber que mistura a história real com ficção, parece uma proposta bem diferente das quais eu estou acostumada, então, acredito que leria sim, com certeza.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thiana, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, acho bacana quando misturam ficção à realidade, mas, fora isso, a história não me atraiu. Tenho a impressão de que a narrativa é meio lenta e que os acontecimentos não me trariam muita emoção, além da ambientação e contexto historico não me animarem muito.
    Penso que não seria uma boa leitura para mim no momento... Beijos!



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e nem o autor, mas achei legal a premissa de misturar ficção e realidade. Ainda mais que a protagonista é a mãe do autor.
    Pelos seus comentários, parece ser uma leitura realmente interessante a agradável. Adorei a resenha e vou procurar o livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu nao conhecia o livro e de inicio adorei a capa, mas a história não me atraiu muito, não sei direito, me parece meio parado, sem muitas emoções ou acontecimentos eufóricos. Mas sua resenha ficou ótima e muito completa!]

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  13. Essa coisa de misturar real e ficção sempre aguça a imaginação do leitor, né?! Apesar de não ser muito fã de romances históricos fiquei curiosa. Sua resenha ficou bem detalhista o que desperta ainda mais a curiosidade.
    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostei muito do enredo ser em boa parte, narrado pela personagem central, assim conseguimos sentir cada sentimento dela. Gostei de como a bora nos mostra um lado diferente de ser filha de um poderoso coronel, fora o lado histórico da trama. Já entrou para minha meta para ontem.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro mas gostei muito e achei interessante essa parte de que não sabemos até que ponto foi a história e o que é inventado pelo autor. Adorei poder conferir suas impressões e fiquei bem curiosa para realizar essa leitura também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas não me senti instigada para ler. Por mais que você falou bem da obra, e sua resenha está maravilhosa, parece que ao meu vÊ falta algo para encher os meus olhos. Tenho que confessar que a capa é maravilhosa, mas mesmo assim ainda não me convencia a fazer a leitura. Gostei dos detalhes que você deu. Parabéns, sempre arrasando nas resenhas ♥ Beijos !

    ResponderExcluir
  17. Oi, preciso confessar que esse enredo não me animou nada e não tive a menor vontade de ler essa obra... Não sou ligada em história do Brasil e coisas que envolvem essa temática não fazem meu estilo e por isso não me animei nem um pouco com a protagonista... O fato da linguagem ser coloquial só torna ainda pior a minha vontade... Não gostei, mas para quem gosta de obras nesse estilo deve ser bem legal, e que bom que você pode aproveitar. Realmente o fato da protagonista não desviar de seus valores é incrível, mas para mim sei que não funcionaria.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Fiquei bem curiosa com esse livro por dois motivos destacados por você. Um deles é essa questão de alguns fatos realmente terem acontecidos e outros não, e ficamos nos perguntando quais realmente foram reais. Outro ponto foi essa questão da filha ilegítima, que é criada sem nada faltar para ela além do afeto do pai, com quem ela não pode contar. Curti saber das palavras que somam ao nosso vocabulário também! Isso é sempre bom,não é verdade?
    Enfim! Quero muito conhecer essa trama, seus personagens e seus pontos históricos. Saber que se passa em Minas só me deixou mais curiosa. Adorei a indicação e resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Não conhecia o livro, mas fiquei muito intrigada com a história e os pontos que você destacou. Imagino que o contexto histórico no inicio seja de estrema importância, então mesmo que desanime um pouco, vou me dignar a ler. Os personagens também parecem ser muito cativantes e únicos, principalmente a filha ilegítima e que cresce sem nenhum amparo, isso é revoltante nos dias atuais, mas infelizmente temos um passado onde a história não era tão piedosa. Amei sua resenha e já estou anotando a dica, em breve vou embarcar nessa leitura.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  20. Oii!
    Não conhecia essa obra, mas gostei muito da premissa da história e fiquei curiosa para saber o que acontece. A única coisa que não vi de forma positiva foi o fato de o final ter uma velocidade muito rápida.
    De toda forma, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi!

    Não conhecia o livro, pra falar a verdade, nem sabia da existência dele. Hahaha. Mas confesso que fquei interessada na premissa, até mesmo porque adoro esses "casos de família", filha ilegítima, etc e tal. Com certeza eu anotei a sua indicação. Espero não me incomodar muito com o final e a linguagem coloquial demais. Hahaha.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  22. Olá
    que legal a leitura parece ser e depois de tantos elogios, quero ler para ontem, que bom que a leitura te agradou tanto, é um g^nero muito interessante e pessoal

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie gosto de livros com essa pegada mais histórica, mas é uma pena que o fim seja corrido. Achei também bem interessante existir o fator de muitos fatos serem reais. não é minha prioridade no momento, mas quem sabe eu venha a ler.

    ResponderExcluir
  24. Oiee, tudo bem?

    Ainda não conheço o autor, mas o título chama bastante a atenção, e pelos comentários a obra realmente vale a pena, obrigada pela dica!

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca ouvi falar desse livro. Gosto da ideia de juntar verdade e ficção, e apesar do bom embasamento eu não me senti muito atraída em realizar esta leitura. Acho que todo livro com uma linguagem mais formal nos é estranho, é normal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oiee Thiana ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para lê-lo. Saber que a história é envolvente me animou ainda mais. Mas acho que eu ficaria um pouco angustiada sobre o que seria ficção e o que seria real...haha' não acho que seria uma leitura para o atual momento, mas um dia pretendo lê-lo :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Eu não tinha ouvido falar desse livro e quando li "Minas Gerais", "Maria Fumaça", de cara já fiquei interessada (mineira, com muito orgulho, presente). Saber que mistura ficção e realidade, também me deixou animada, gosto de história assim e a confusão gerada para saber o que é real e o que não é, me diverte. A única coisa que não gosto é o uso de palavras coloquias, fico perdidinha, nada que um dicionário resolva, como você fez.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e confesso que não é muito do estilo que costumo ler, sabe? Mas achei interessante misturar algo real com ficção e o autor parece ter construído muito bem sua história. Não gosto de linguagem coloquial demais, embora seja bom pra aumentar o vocabulário. Enfim, não sei se lerei esse livro, mas gostei de conhecer.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Oi querida,
    Não conhecia o autor e nem a sua obra. O seu livro infelizmente não me atraiu muito, então vou deixar apenas anotado caso resolva me aventurar em outros gêneros e gostos literários.

    P.S adorei a sua resenha, apenas o enredo que não me atraiu...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia o autor ou o livro. A capa é legal, mostra a época na qual a história se passa.

    Apesar de ser um pouco de biografia e eu ter dificuldades com esse gênero, deve ser um livro muito bom de se ler, pela fluidez e acontecimentos que você citou - apesar da dificuldade com as palavras, haha!

    Se o rapaz escreveu a história, já podemos saber que pelo menos Maria Clara tem um filho que a ama! Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Gosto muito de livros que misturam o real com a ficção, dão um toque especial de veracidade pra história que eu adoro. Um dos maiores desafios ao ler livros de época é lidar com os costumes e valores morais diferentes do nosso, estou lendo um que chega a ser difícil ignorar hahaha mas faz parte da experiência. Achei bem interessante, obrigada pela dica!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir