22 fevereiro 2017

[Resenha] Uma Chance Para Recomeçar - Diana Scarpine


Título: Uma Chance Para Recomeçar
Autora:  Diana Scarpine
Páginas: 432
Editora: Pandorga
ISBN: 9788584421350
Ano: 2016

Sinopse: Carina é uma workaholic rica e bem-sucedida cuja vida se resume ao trabalho. Afogada em estresse, ela não se importa com a solidão que habita seu coração, pois o amor nunca foi uma das suas prioridades, até que algo inusitado acontece. Repentinamente, ela se vê privada do trabalho e deseja aplacar a solidão que a consome, principalmente quando conhece Aurélio, que a trata de uma forma diferente da qual ela está acostumada. Consumido pela tragédia que vitimou sua família e deixou-lhe sequelas físicas e emocionais, Aurélio não quer nada além de se afundar cada vez mais na dor e na culpa que sente. Suas certezas começam a ficar abaladas à medida que Carina se aproxima cada vez mais dele. Quantos obstáculos precisam ser vencidos para recomeçar? O amor é capaz de vencer as amarras do passado e o preconceito?


Foram necessárias 41 páginas para me deixar completamente encantada por esse livro. Tudo bem que antes mesmo de começar a ler eu já estava apaixonada pelo enredo e não via a hora de conferir ele todinho. Há algum tempo tenho buscado cada vez mais livros que saiam da zona de perfeição física e psicológica dos personagens, que a maioria dos romances trazem, e Uma Chance Para Recomeçar é um desses livros.

Carina é um mega workaholic, sua vida se resume ao trabalho. Não tem amigos, o contato com a família é escasso e toda a pressão do dia-a-dia causou-lhe uma paralisia facial. Quando tirou alguns dias de férias, acordou com um dos lados do rosto paralisado. Seu primeiro pensamento era que isso fosse um sinal de que sua morte estava próxima e o pior, que em seu último suspiro ela estaria sozinha.
“Os livros sempre foram meus companheiros, meus amigos, o refúgio de minhas mágoas e tristezas, o consolo de minha solidão e, acima de tudo, minha única forma de divertimento e descontração. ” Pg. 12

Voltando às pressas para sua cidade Jequié, no interior da Bahia, o diagnóstico é dado e para melhorar Carina teria que sair da sua “zona de conforto” o trabalho. Tendo que se afastar da administração da rede de mercados da família, ela passa a se dedica a fisioterapia e após indicação, decide fazer sessões de massoterapia.

O massoterapeuta em questão é Aurélio, que há 10 anos perdeu a mulher e a filha em um acidente de carro e teve 50% do corpo queimado e ficou cego. Apesar de tantos anos da tragédia, as sequelas permanentes e a culpa ainda o consomem. Isso transformou Aurélio em uma pessoa muito fechada e que se auto discrimina por sua aparência e deficiência. Para completar um mal-entendido faz com que ele ache que Carina esteja tentando envergonhá-lo.
“Além disso, o que eu poderia oferecer a ela, seu eu perdera tudo, até minha integridade física? Alguém como eu não podia ter uma vida normal, um convívio social e, muito menos, uma amizade.” Pg. 33

Aos poucos algumas coisas entre os dois são acertadas, mas no meio disso tudo ambos criam sentimentos um pelo outro, mas a personalidade deles e a falta de comunicação criam enormes conflitos nesse relacionamento.

Podemos pensar que Carina é sozinha por causa do seu vício em trabalho, mas quando vamos conhecendo mais dela, percebemos que ela é o tipo de pessoa muito tímida e que tem dificuldades em criar relações com outras pessoas. De certa forma ela e Aurélio se completam nesse sentido, porém no caso dele o acidente e suas sequelas, além de uma máscara que usa para ocultar as cicatrizes do rosto, criam uma barreira que afasta tudo e todos, sem contar sua personalidade fechada.

O livro é narrado tanto por Carina quanto por Aurélio, por isso capítulo após capítulo vamos vendo os conflitos internos que surge para ambos.

Carina tenta de todas as formas se aproximar de Aurélio e se sente até confusa quando perceber que quer muito mais que a amizade dele. Já do outro lado vemos um Aurélio que percebe que tem sentimentos diferentes por Carina, porém ele ainda se prende muito as lembranças e ao amor que tem por sua falecida esposa.

E complicado expressar a avalanche de emoções que senti ao ler Um Chance Para Recomeçar. Ia de amor ou ódio em frações de segundo. Amor por ver o quanto Carina tem uma coisa que falta muito a todos nós, que é ver além das deformações de Aurélio e acreditar sem limites do quanto ele pode e deve ter uma vida normal. E ódio pelos dois ser muito cabeças dura, principalmente Aurélio que se ver como um monstro, indigno de ser amado novamente.

A escrita da Diana Scarpine é muito deliciosa, algumas passagens chegam a ser como poesias, gostei bastante que além de trazer um romance fora dos padrões cheios de conflitos e idas e vindas, a autora também traz problemas públicos enfrentados pela cidade de Jequié e que acontecem em muitos locais. Um deles é a questão da acessibilidade para deficientes.

Por vezes Aurélio é tão agressivo com Carina que me via em lágrimas, pela dor sentimental que imaginava que Carina sentia naquele momento. E amei isso na escrita da Diana, a veracidade e capacidade de expressar tão bem o que os personagens estavam sentido.
 “Depois do que me acontecera, as pessoas costumavam se afastar de mim e ela fora a única pessoa, exceto meus familiares mais próximos, que pareceu não se importar com o que eu me tornara.” Pg. 179

Apesar de ter amado demais esse livro, senti que em determinado momento a narrativa ficou um pouco cansativa e mais lenta, o que alongo demais alguns momentos e deu umas desaceleradas na leitura e isso me incomodou bastante. Mas nada tirou o brilho que essa história tem e já estou fazendo propaganda para as primas e amigas, pois é um livro que quero que todos leiam.

A história criada pela Diana com certeza deixa de forma linda a mensagem de que podemos não ter a melhor das aparências, marcas irreparáveis, mas se formos pensar só em beleza vamos deixar de conhecer pessoas e histórias incríveis. E a história de Carina e Aurélio me lembra muito ao trecho de O Pequeno Príncipe: “Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos.”

Avaliação:

26 comentários:

  1. Oi, Thiana. Eu amei a leitura desse livro e gostei muito de ver um assunto pouco retratado ser tema nesta história. Eu amei a Carina, achei uma pessoa tão sensível, amorosa que queria abraçá-la muitas vezes. Confesso que o Aurélio também irritou um pouco, fora isso, o livro é maravilhoso!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,
      Nossa o Aurélio até me machucou algumas vezes. Mas a transformação dele é tão linda que não tem como não deixar de perdoa-lo.

      Bjs

      Excluir
  2. Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e todas se mostram bem positivas quanto ao enredo. Fico bem curiosa, além de todo o desenvolvimento, sobre a questão das mensagens que você comentou e da forma como a autora aborda isso nas cenas. Com certeza eu gostaria de poder ler.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Linda resenha, Thiana! Muito obrigada!

    Abraços,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana,
      Mais uma vez sou eu quem agradeço pela oportunidade que você deu ao blog.

      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Eu não conhecia esse livro, mas pra mim parece mais do Mesmo, sabe? Mesmo carina mostrando seus segredos e tals, ela não me cativou. Não gosto quando temos dois pontos de vista diferentes. Mesmo assim, que bom que gostou, mesmo que algumas partes se alongaram . Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi,
      Olha com certeza não é mais do mesmo. Espero que possa dar uma chance e ver isso. Os dois pontos de vistas foram essenciais, pois os protagonistas tem problemas muito individuas para resolver e ver como de certa forma uma ajuda o outro é lindo.

      Bjs

      Excluir
  5. Olá ♥
    Essa é uma das próximas resenhas lá do blog, ao contrario de você para leitura chegar a um nivel bom para mim eu precisei chegar até um pouco depois da pagina 100, mas não era por causa do livro em sí acho que tudo decorreu devido a uma ressaca literária que eu tive. Gostei muito da escrita da autora é muito cativante, mas teve uma hora que a narrativa ficou bem arrastada mesmo. Uma coisa que me incomodou muito foi a repetição de palavras ainda mais a palavra "Perdoe-me" já estava cansada de ler essa palavra, mas de um todo é um livro muito bom que nos trás um conhecimento gigante e que nos faz refletir sobre muitas coisas, parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi lindona,
    li este liro mês passado e foi uma das melhores leituras deste ano pra mim. Amei a forma diferenciada como a autora desenvolveu os personagens e também achei o Aurélio bem grosso em muitas enas.
    Adorei saber que você também gostou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thiana!
    Já vi várias resenhas desse livros e até agora não me conquistou, mesmo elas tendo gostado da história. Justamente pelos protagonistas serem muito cabeças duras, não se resolverem e ficarem protelando as coisas. É como você disse, chega um ponto em que a história vai muito devagar e cansativa. Não gosto disso nos livros. :/
    Ainda assim, obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que história linda, Carina parece ser uma mulher bem forte pra suportar tudo isso e ainda permanecer ao lado de Aurélio, fiquei encantada pela história com certeza vou ler. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thi! Tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro, porém achei a capa bem bacana! Achei interessante os livros ter algumas passagens pelo interior da Bahia, conheço um pouquinho de Jequié, então já sabe, né? Me interessei UAHAUAHAUAUA, adorei sua resenha!

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Achei a premissa bem marcante! Gostaria muito de poder conferir a obra, pois acredito que há muito a se refletir, aprender e "vivenciar".
    Além de quê, será muito bom sair do "padrão" de romance perfeito! Como você apresentou, acredito que ele tenha uma boa caga emocional!
    Beijos :**

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Eu não sou fã de romances tão grandes assim, pois como você disse chega uma hora que tenho a sensação que as coisas começam a ficar cansativas e longas demais, eu estou bem curiosa sobre esse livro, pois sempre leio coisas positivas sobre ele, mas por enquanto vou deixar passar a dica, um dia talvez eu leia!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Que resenha maravilhosa! Não é só a escrita da Diana que se parece poesia em algumas passagens, você está de parabéns! Eu não conhecia essa história, mas já me apaixonei pelo enredo logo na sinopse e suas impressões só fizeram a minha vontade de ler aumentar. Eu normalmente, pelo menos nos últimos tempos, só me deparo com personagens "perfeitos", pelo menos os mocinhos. Em alguns livros as mocinha tem seus problemas, sejam físicos ou emocionais, mas os heróis das histórias sempre são lindos, charmosos, ricos... Enfim, sem nenhum defeito físico e, na maioria das vezes, nem psicológico! É bom sair da zona do conforto e já coloquei esse livro na lista de desejados, para conseguir uma leitura diferente.
    As vezes acontece mesmo de um livro dar uma diminuída na velocidade de sua narrativa, mas acredito que isso não interfira na obra em geral. Apesar de eu achar que não vou gostar das partes em que Aurélio for agressivo com Carina (já estou em preparando para as lágrimas nessa parte), vou gostar de ver uma história sobre duas pessoas com defeitos, mas que podem aprender a amar.

    Obrigada pela dica ;)
    Abraços.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellida,
      Indico muito e espero que possa ler esse livro. Cada vez mais tenho buscado livros com personagens fora dos padrões e me surpreendido.
      Fiquei muito feliz com seu comentário aqui.

      Beijos.

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Gosto quando intercalam a narração e tudo mais, acho interessante. Mas pareceu mais um livro onde um dos personagens possui um trauma e o outro precisa "curá-lo" disso e confesso que essas histórias não chamam a minha atenção :/



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Adorei conferir suas impressões sobre essa obra, pois, também já li e amei! De longe o que mais me agradou foi os personagens serem mais próximo da realidade, onde não encontramos nenhum perfeitinho... Isso me cativou logo de cara.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Nossa, eu adoro histórias que nos levam do amor ao ódio na leitura, com certeza a trama é ótima, e a narrativa é muito envolvente para despertar tantas emoções. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas depois da sua resenha fiquei bem interessada nessa leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Estou vendo tantas resenhas positivas sobre esse livro que estou morrendo de vontade de ler! Que pena que a leitura em certo ponto se torna cansativa, mas acho que isso de alternar os capítulos deixa a história um pouco menos maçante nesse ponto. Adorei poder conferir a sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Thiana!

    Tudo bem? Eu ainda não conhecia o livro, mas sua resenha foi bem positiva e quando você disse que o livro te levou as lágrimas me deixou bem curiosa. Por outro lado você também falou que a narrativa começa a ficar cansativa em determinado ponto e isso realmente me irrita em um livro então não sei bem se darei uma chance ao livro por enquanto.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Oie tudo bem!

    Já vi algumas resenhas sobre livro, apesar de não ter me chamado muito a atenção parece ser o tipo de leitura para um momento mais zen.

    Bjs Jany
    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Estou ansiosa para conhecer essa obra. A autora é um amor de pessoa!
    Será uma das próximas resenhas do meu blog. Espero ficar encantada assim como você.
    Parabéns pela divulgação.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não consigo olhar pra essa capa sem sentir a vibe de um outono em nova york hahaha acho muito linda. É incrível quando um livro envolve a gente desse jeito, fiquei muito intrigada em como a autora trabalha essa premissa. Obrigada pela dica!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Oi Thiana, tudo bem?
    Não conhecia a obra e esse livro em si me pareceu bem diferente dos romances comuns. Amo os romances e por isso o livro me chamou a atenção. Entretanto, estou no momento da vida em que se a leitura nao for fluida e rapida, ela não funciona pra mim, por isso, acho que leria o livro só mais pra frente, quando isso passasse.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Li diversas resenhas positivas sobre esse livro, o que me fez ficar bem curiosa a respeito, mesmo não sendo muito meu estilo de leitura.

    Não sei bem se, apesar da ótima escrita da autora e seu modo de transmitir os sentimentos dos personagens, eu leria o livro... Por conta da agressividade das emoções descritas, a temática toda, realmente não sei...

    Gostei muito da sua resenha, ótima indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir