24 setembro 2018

[Resenha] Um Dia Ainda Vamos Rir de Tudo Isso - Ruth Manus

Título: Um Dia Ainda Vamos Rir de Tudo Isso
Autora: Ruth Manus
Páginas: 256
Editora: Sextante
ISBN:  9788543105833
Ano: 2018

Onde Comprar: Amazon | Saraiva

Sinopse: Ruth Manus possui o raro talento dos cronistas capazes de produzir textos instigantes a partir de assuntos banais: uma conversa entre amigas pelo WhatsApp, uma ligação para um salão de beleza ou as dificuldades de comunicação de uma brasileira em Portugal.

Mas talvez mais notável ainda seja a capacidade incomum de Ruth de escrever com sagacidade e sutileza sobre assuntos nada banais: padrões estéticos, Direito do Trabalho, machismo e outras questões contemporâneas não só pertinentes como necessárias.

Um dia ainda vamos rir de tudo isso é uma coletânea de crônicas publicadas no blog do Estadão, em sua coluna no Estado de S. Paulo e no jornal Observador, de Lisboa, além de algumas inéditas. O que o leitor tem em mãos não é apenas uma seleção de textos, e sim um retrato do nosso tempo, por uma das mais destacadas cronistas da nova geração.


Quem me conhece sabe que sou o tipo de leitora que não arreda o pé dos romances e da ficção, mas comecei a me abrir para outros gêneros, principalmente os que trazem mais da vida real e reflexões sobre o que vivemos e sentimos. Quando me deparei com esse livro da Ruth Manus logo de cara o nome foi o que mais me chamou a atenção.

Quantas coisas, principalmente as que não são tão positivas, não são do jeito que desejamos e isso gera uma indignação, vários porquês e incompreensões? Será que um dia iremos rir dessas situações e até achar graça por temos nos abatido por coisas que quando olhamos melhor eram besteiras?

Em Um Dia Ainda Vamos Rir de Tudo Isso, Ruth Manues reúne diversas crônicas que escreveu para sua coluna no Estado de S. Paulo e para o jornal português, Observador, assim como textos inéditos sobre a vida, família, relacionamentos, trabalho e muito mais.

O livro é dividido em cinco momentos cada um com um tema centrais de maior relevância, alguns sobre a vida moderna, outros sobre a vida da própria autora e até mesmo sobre o amor.

Eu poderia passar horas e horas falando sobre cada crônica, mas resolvi que essa resenha será sobre o livro de um modo geral e os sentimentos que ele despertou em mim.

Não conhecia nada sobre a autora e depois que comecei a ler Um Dia Ainda Vamos Rir de Tudo Isso me vi encantada pela capacidade de Manus em de forma leve trazer muita profundidade ao que escreve. Apesar de não ter vivido metade do que a autora já viveu é muito fácil associar diversos acontecimentos de sua vida com coisas que vivemos.

Dois temas me chamaram muita atenção, o primeiro deles foi a amizade. Ruth escreve muito sobre seus amigos, sobre o quanto suas vidas mudaram com o passar dos anos e principalmente o quando se amadurece nesse processo e nossos anseios vão mudando no processo, além dos amigos que perdemos. Nesse tema a crônica “Rua Professor Antônio Prudente” me fez ir as lágrimas e só de lembrar me dá um aperto no coração. LEIAM!

O segundo tema que me atraiu muito foram os relacionamentos e fica aqui até o nome da crônica que ganhou meu coração “Mulheres Fantásticas Também Tomam Pé na Bunda”. Passei e ainda passo por uma fase que me pergunto o porque de tantas mulheres maravilhosas não encontrarem a pessoa certa e quando acham que encontram descobrirem que o príncipe e o pior sapo do brejo e me incluo nesse grupo de mulheres maravilhosas, modéstia a parte.

Durante a leitura e ao fim desse livro posso dizer que preciso sempre das minhas doses de Ruth Manus, de saber o que essa mulher pensa e me assustar com a maneira que ela consegue falar aquilo que sinto.

Nunca leu crônicas e quer começar? Minha indicação é esse livro sem dúvidas, depois dele comprei já mais dois e mesmo que para alguns eles tenham um pouco de autoajuda em suas entre linhas, nunca me sentir tão bem com a leitura de um gênero que me tirou totalmente da zona de conforto.

Avaliação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário