Título Original: The Lest Letter From Your Lover
Páginas: 378
Editora: Intrínseca
Autora: Jojo Moyes
ISBN: 9788580571738
Para começar essa resenha eu tenho que falar primeiramente da capa. Assim que a Intrínseca divulgou o lançamento desse livro fiquei babando. Mas o que espera de um livro com esse título? Drama com certeza não faltaria, e quando o ganhei o sorteio do blog Livros e BláBláBlá fiquei muito feliz já que a resenha da Juh dizia coisas maravilhosas.
A abordagem inicial do livro me fez lembrar muito o filme Cartas para Julieta, uma pessoa que encontra uma carta de muitos anos atrás e vai atrás dessa história para saber que fim teve. Mas as semelhanças terminaram ai.
Ellie Haworth é uma jornalista, que vivi um relacionamento com um homem casado e é cheia de insegurança em relação a esse relacionamento, parece que ela espera temerosa o dia em que, John, a deixará.
E é nesse cenário que ela acaba encontrando uma carta assinada por B., e todas aquelas palavras de amor impossível a faz lembrar do momento pelo qual passa.
“A Última Carta de Amor” mescla a história de Ellie com a de Jennifer Stirling, que acabou de acorda em um hospital e não lembra de muita coisa que aconteceu em sua vida, durante certo período de sua vida.
Sem memória e confusa ela acaba tendo que viver uma vida que achar que não é dela e quando encontrar uma carta escondida em suas coisas que ela percebe que realmente não está sendo quem era antes.
O livro é dividido em três partes duas delas passadas na década de 60 e contando a vida de Jennifer e uma nos dias de hoje com a busca de Ellie por respostas, tanto em relação às cartas como as referentes a sua própria vida, além de mesclar outros acontecimentos da década de 60.
O livro é em terceira pessoa, mas a autora deixa todo o tempo claro as emoções e pensamentos dos personagens. Cada um me conquistou de sua forma, mesmo até os que não foram tão bonzinhos.
Jojo Moyes entrelaça um fato a outro sem deixar o leitor sem respostas para alguns acontecimentos e quando acha que falta um pedacinho da história lá na frente ela te dá o prêmio e todas as interrogações somem. Para um bom observado algumas dessas lacunas são logo preenchidas, alguns momentos matei a “charada” logo de cara e só esperava ter a certeza mais lá na frente de que estava certa.
Para os corações apaixonados o livro é perfeito, muito romance, mas muitas pedras e pedras no caminho. Vários momentos me arrancaram lágrimas, alguns até descontroladamente, e isso já está virando rotina nas minhas leituras, estou ficando mais velha e mais sensível não sei mais para onde vou desse jeito. Comentando o livro com uma prima minha, comecei a chorar, já estou em um estágio avançado de sensibilidade.
Fiquei pensando que trechinho do livro colocaria nessa resenha e nada que eu pensava me agradava então opte por um trecho que está até impresso na capa de traz, e de muita importância.
+ 
Avaliação:“Estarei na Plataforma 4, às 19h15, sexta-feira à noite, e nada me daria mais feliz do que você encontrar coragem para vir comigo. Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças, em suas ao.Seu.B.” Pg. 172


Eu tenho tanta vontade de ler esse livro. Desde que foi lançado, e o inicio parece com Cartas para Julieta é uma boa coisa, porq é uma historia linda.
ResponderExcluirBeijos
Cartas para Julieta é lindo, mas esse livro ao meu ver conseguiu superar. Acho que por ser mais dramático e eu adora isso. ^^
ResponderExcluirEi Thiana,
ResponderExcluirEu comprei este livro na Bienal SP, a capa é linda mesmo. Mas cheguei aqui e era niver de uma amiga no dia seguinte e acabei dando o livro para ela de presente rs. Agora preciso pegar emprestado ou comprar outro para mim hehe.
bjs
Amei o livro e até hoje ele não saiu de mim, fiquei querendo muito que a autora tivesse escrito mais. rsrsrsrs
ResponderExcluirVale a pena ler.
Bj