17 outubro 2012

Lendo e Resenhando: A Última Carta de Amor - Jojo Moyes

Título: A Última Carta de Amor 
Título Original: The Lest Letter From Your Lover 
Páginas: 378 
Editora: Intrínseca 
Autora: Jojo Moyes 
ISBN: 9788580571738 



Para começar essa resenha eu tenho que falar primeiramente da capa. Assim que a Intrínseca divulgou o lançamento desse livro fiquei babando. Mas o que espera de um livro com esse título? Drama com certeza não faltaria, e quando o ganhei o sorteio do blog Livros e BláBláBlá fiquei muito feliz já que a resenha da Juh dizia coisas maravilhosas.


A abordagem inicial do livro me fez lembrar muito o filme Cartas para Julieta, uma pessoa que encontra uma carta de muitos anos atrás e vai atrás dessa história para saber que fim teve. Mas as semelhanças terminaram ai.

Ellie Haworth é uma jornalista, que vivi um relacionamento com um homem casado e é cheia de insegurança em relação a esse relacionamento, parece que ela espera temerosa o dia em que, John, a deixará.

E é nesse cenário que ela acaba encontrando uma carta assinada por B., e todas aquelas palavras de amor impossível a faz lembrar do momento pelo qual passa.

“A Última Carta de Amor” mescla a história de Ellie com a de Jennifer Stirling, que acabou de acorda em um hospital e não lembra de muita coisa que aconteceu em sua vida, durante certo período de sua vida.

Sem memória e confusa ela acaba tendo que viver uma vida que achar que não é dela e quando encontrar uma carta escondida em suas coisas que ela percebe que realmente não está sendo quem era antes.

O livro é dividido em três partes duas delas passadas na década de 60 e contando a vida de Jennifer e uma nos dias de hoje com a busca de Ellie por respostas, tanto em relação às cartas como as referentes a sua própria vida, além de mesclar outros acontecimentos da década de 60.

O livro é em terceira pessoa, mas a autora deixa todo o tempo claro as emoções e pensamentos dos personagens. Cada um me conquistou de sua forma, mesmo até os que não foram tão bonzinhos.

Jojo Moyes entrelaça um fato a outro sem deixar o leitor sem respostas para alguns acontecimentos e quando  acha que falta um pedacinho da história lá na frente ela te dá o prêmio e todas as interrogações somem. Para um bom observado algumas dessas lacunas são logo preenchidas, alguns momentos matei a “charada” logo de cara e só esperava ter a certeza mais lá na frente de que estava certa.

Para os corações apaixonados o livro é perfeito, muito romance, mas muitas pedras e pedras no caminho. Vários momentos me arrancaram lágrimas, alguns até descontroladamente, e isso já está virando rotina nas minhas leituras, estou ficando mais velha e mais sensível não sei mais para onde vou desse jeito. Comentando o livro com uma prima minha, comecei a chorar, já estou em um estágio avançado de sensibilidade.

Fiquei pensando que trechinho do livro colocaria nessa resenha e nada que eu pensava me agradava então opte por um trecho que está até impresso na capa de traz, e de muita importância.


“Estarei na Plataforma 4, às 19h15, sexta-feira à noite, e nada me daria mais feliz do que você encontrar coragem para vir comigo. Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças, em suas ao.
Seu.
B.”  Pg. 172
 Avaliação:
  + 


4 comentários:

  1. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro. Desde que foi lançado, e o inicio parece com Cartas para Julieta é uma boa coisa, porq é uma historia linda.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cartas para Julieta é lindo, mas esse livro ao meu ver conseguiu superar. Acho que por ser mais dramático e eu adora isso. ^^

    ResponderExcluir
  3. Ei Thiana,


    Eu comprei este livro na Bienal SP, a capa é linda mesmo. Mas cheguei aqui e era niver de uma amiga no dia seguinte e acabei dando o livro para ela de presente rs. Agora preciso pegar emprestado ou comprar outro para mim hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei o livro e até hoje ele não saiu de mim, fiquei querendo muito que a autora tivesse escrito mais. rsrsrsrs
    Vale a pena ler.
    Bj

    ResponderExcluir