17 setembro 2013

Lendo e Resenhando: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes



Título: Como Eu Era Antes de Você
Título Original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573299
Ano: 2013

Jojo Moyes, depois de A Última Carta de Amor, virou uma das minhas autoras queridinhas e que fiquei doida para ler outro livro. Quando a Intrínseca divulgou que lançaria Me Before You fiquei muito animada, apesar de incialmente não ter percebido que a história seria triste.

Como Eu Era Antes de Você nos apresenta a Louisa Clark ou Lou como é mais conhecida. Ela acabou de perder seu emprego e sabe que o pouco que ganhava irá fazer falta em casa. Depois do choque inicial de ser dispensada já que o café onde trabalhava fechou as portas, Lou vai a luta.

Os trabalhos oferecidos pelo Centro de Trabalho não é muito atrativo, mas a pressão de logo está trabalhando e ajudando em casa, fazem a atrapalhada e falante Lou, tentar a sorte em uma vaga para cuidar de um tetraplégico. Com toda sua garra e mesmo assim achando que mais uma vez sairá perdendo. Louise finalmente volta ao status de trabalhadora.

O tetraplégico em questão é Will Traynor, que a dois anos está preso a uma cadeira de rodas após um acidente de moto. Por ironia do destino dessa vez não era ele pilotando a moto e sim um pedestre. Will era um homem ativo, andava de moto, escalava montanhas, esquiar e tudo aquilo que uma pessoa em sua atual condição está impossibilitado de fazer.

“ Assim que entramos no quarto, o homem na cadeira olhou por baixo de uma cabeleira despenteada. Seus olhos encontraram os meus e, após uma pausa, ele soltou um gemido horripilante.” Pg. 34

Inicialmente o que vemos, entre Will e Lou, é uma relação tensa, ela sempre tentando ser útil e animadora, mas animação e ter sempre as pessoas fazendo tudo por ele é a última coisa que Will deseja.
“- Sabe de uma coisa, Louisa? Seria ótimo se alguém, por uma vez, prestasse atenção ao que eu quero. Destruir essas fotos não foi um acidente. Não foi uma tentativa de decoração radical de interiores. Eu fiz isso por que realmente não quero vê-las.”  Pg. 56

A capa desse livro é sensacional quando vi que a Intrínseca manteria a capa original, morri de amores e depois que terminamos o livro ela passa a ter um significado todo especial.
O livro em sua maior parte é narrado por Lou e um e outro capitulo por outros personagens que começam a notas as mudanças que Will e Lou fazem um na vida do outro. Entre eles está a mãe de Will e a irmã de Lou.

Jojo já tinha mostrado que sabia emocionar, mas nesse livro ela superou todas as minhas expectativas. Ficava ansiosa por saber o que viria a cada página. Eu ria e chorava e me apaixonava cada vez mais por essa estória.

Fui totalmente conquistada por Will e Lou.

Como Eu Era Antes de Você sem dúvidas é um dos melhores entre minha leitura de 2013. Enredo lindo, bem escrito e tocante e que ainda nos deixa uma reflexão sobre a vida, o que somo e o que temos capacidade de ser.
“Fazer a barba de Will foi um momento curiosamente íntimo. À medida que prossegui, notei que havia pensado que a cadeira de rodas seria um obstáculo, que a deficiência física impediria qualquer aspecto sensual. Por mais estranho que fosse, não estava sendo assim. Era impossível estar tão perto de alguém, sentir sua pele sob os dedos, respirar o mesmo ar, ficar com o rosto a centímetros do dele, sem me atrapalhar um pouco. Quando cheguei à outra orelha, senti-me esquisita, como se tivesse ultrapassado uma linha invisível". Pg. 92

AVALIAÇÃO:  





3 comentários:

  1. Quero ler! Novidade, agora estou com livro publicado pela Novo Conceito!O livro digital "Feitiço".Espero que goste!

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aiiii só me fez ficar com mais vontade de ler esse livro *---*

    Ele parece ser perfeito .

    Miih - http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Leitura mais que recomendada. Uma das melhores do meu ano e ficou entres os melhores da vida também.

    Bjs

    ResponderExcluir