06 agosto 2014

Lendo e Resenhando: Silo - Hugh Howey


Título: Silo
Título Original: Wool
Páginas: 512
Editora: Intrínseca
Autora: Hugh Howey
ISBN: 9788580574739
Ano: 2014

Lá fora a existência de qualquer tipo de vida é impossível, por isso um grupo numeroso de pessoas vivem dentro de um enorme silo subterrâneo. As causas do que aconteceu com o mundo lá fora, que só sabem como ele é devido a um grande monitor, é desconhecida.

No silo a vida tem regras e deveres e cada morador sabe seu papel a desempenhar. Apesar de morarem em níveis diferentes da construção cada grupo de trabalhadores esta diretamente ligado a vida dos outros.

O livro mostra uma sociedade aparentemente bem estruturada, que tem seus conflitos rotineiros, porém de convivência geralmente pacifica.

Depois que me enveredei pelo mundo literário das distopias, está sendo difícil largar, mesmo começando a achar que o gênero já apresenta aqueles elementos básicos que não podem faltar para ser sucesso.

Narrado em terceira pessoa, os livro nos apresenta a muitos personagens e mesmo com esse ar de onipresença do narrado, ele não nos deixa saber nada sobre o que a por trás da vida no silo e nos leva, a um emaranhado de revelações junto com os personagens, sendo uma surpresa a cada capítulo.

Apesar de a sinopse só citar a personagem Juliette, não somos logos apresentados a ela, demoramos alguns capítulos até conhecer a protagonista. Ela é diferente de qualquer outra personagem distopica, a força de vontade dessa mulher é sem igual.

Silo é diferente de tudo que já li deste gênero. Com um enredo cercado de segredo, onde a maioria dos personagens não faz ideia da verdade, mesmo com um narrador onipresente ficamos mais cegos do que os personagens e só sabemos as verdades deles. Quanto se menos falarmos sobre o desenrolar da estória, melhor, pois qualquer coisa pode ser um spoiler, cada descoberta só instiga mais o leitor.

O livro traz um elemento de maturidade a um gênero onde sempre adolescentes são os pontos centrais. Podemos até dizer que Silo é uma distopia para os adultos e traz um balanço bem saldável de elementos que corriqueiramente esperamos em um livro.

Senti até a falta de mais profundidade em um desses elementos e não me importaria de outros livros já que há muito ainda que possa render a estória de Silo. Mas que pelo que entendi na sinopse da sequencia e no primeiro capítulo do próximo livro, que vem disponível neste, seremos levado às origens de tudo, o que pode deixar todo esse universo bem mais claro.

Avaliação:


Um comentário:

  1. Olá, já venho lendo algumas resenhas desse livro e venho gostando.
    Parece ser um livro bem envolvente, adorei a resenha

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir