17 janeiro 2016

[Resenha] Obsidiana - Jennifer L. Armentrout


Título: Obsidiana
Título Original: Obsidian
Autora: Jennifer L. Armentrout
Páginas: 320
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859790
Ano: 2015

Katy acabou de se mudar para West Virginia. A mudança seria maravilhosa, se seu lar anterior não fosse a ensolarada e movimentada Flórida e agora estivesse em uma cidadezinha que só tem um semáforo. Ah e o vizinho é um babaca, tudo bem que ele é bom de se olha, mas quando abre a boca...

Mas o que Katy ainda não sabe é que a arrogância de Daemon, o garoto da casa ao lado, tem uma razão. Ele é um alienígena e tudo que quer é manter sua identidade e a da irmã, Dee, em segurança. Geralmente, quando um de sua espécie se associa a um humano, as coisas não acabam muito bem.

Claro que nem tudo são flores e para proteger a vizinha, Daemon acaba usando seus dons e deixando um rasto fácil para atrair seus inimigos, que estão doidos para roubar seus poderes.
“ – Me lembra – fez uma pausa, gaguejando um pouco. - De nunca te irrita de novo. Cristo, você é ninja ou coisa assim? ” Pg. 250

Eu nem conhecia a série Lux até começarem os boatos de que a editora Valentina publicaria os livros. A curiosidade foi tão grande que até comecei a acompanhar grupos de fãs do livro e as expectativas foram crescendo. Além também de ser um Young Adult com pegada de ficção cientifica, mistura que nunca tinha lido.

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a linguagem. Até hoje, entre as minhas leituras, só os livros da Rainbow Rowell tinham me trazidos uma narrativa despojada e realmente condizente com a idade dos personagens. Se estamos escrevendo sobre jovens, por favor, vamos falar e agir como eles.

A personagem principal, Katy, é gente com gente. Como é que uma autora nunca tinha pensado em colocar uma de suas personagens como uma blogueira literária, desculpa se já foi feito isso antes, mas para mim foi inédito e me identifiquei muito em algumas situações dela em relação ao seu blog e o amor pelos livros.

“Ai. Meu. Jesus. Cristinho. Como ele tinha achado? Espera. O mais importante era que ele tinha achado. Será que o blog agora aparece fácil no Google? Isso seria incrível, com uma dose extra de inacreditável por cima. ” Pg. 117

Armentrout também criou um novo tipo de alienígena, claro que seres verdinhos das canelas fininhas não ia combinar. Mesmo assim ela trouxe uma espécie que por mais que a versão humana seja um desfile de beleza, os Luxen (essa é a espécie deles), tem uma beleza que vai muito além da aparência que damos tanto valor.

O toque de mistério é outro elemento que prende o leitor. Apesar de já começarmos a leitura sabendo que vem E.T. por aí as seguidas descobertas de Katy nos fazem ficar preso ao enredo e querendo saber o que mais pode acontecer. Quando tudo finalmente parece estar tranquilo lá vem uma coisa e BOOM.

Não posso mentir e dizer que amei o livro. A leitura é divertida, o Damon é tudo de bom e Katy é a garota que eu ou qualquer uma no mundo poderia ser.  Porém, esperava um algo mais. Talvez eu tenha esperado coisas tão previsíveis para o gênero e por isso fiquei com essa sensação.

Obsidiana é o primeiro livro da série e de fato ficou com cara de introdução. A narrativa deixa para os leitores todas as informações básicas sobre os Luxen, mesmo sendo narrado pelo ponto de vista da Katy. A história não ficou guardando inúmeros segredos sobre a história dos aliens, apesar de eu ter certeza que muita coisa ainda será revelada.

Outro ponto é que apesar de antes mesmo da divulgação da editora começar, o que sentia dos fãs era que a história era maravilhosa, assim como o romance. Mas no quesito romance não rolou muita alegria, pelo menos nesse primeiro livro, tudo não passa de uma atração cheia de sarcasmo e demonstrações de desafetos entre Damon e Katy. Só que por incrível que parece essa briga de gato e rato foi o que deixou Obsidiana extremamente divertido e ao contrário de muitos YAs, os dois não ficam se declarando de amor, lutando para ficarem juntos e todos aqueles dramas românticos sobrenaturais que estamos acostumados no gênero.

Três pontos me instigam a continuar acompanhando a série: 1º quero mais descrições do Daemon sem camisa, 2º a cena de ação final deixou uma coisa muito estranha no ar e quero saber se a teoria que já bolei aqui vai estão certas ou próximas e 3º tenho certeza que vai acontecer muitas coisas bombástica até o fim dessa série.

Avaliação:




9 comentários:

  1. O principal atrativo pra mim nesse livro é o título, porque sinceramente não achei a capa muito agradável ��
    Ótima resenha, me deu vontade de ler!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com alguns pontos negativos no quesito romance, ainda estou muuuito interessada nesse livro.
    Parece ser uma leitura bastante agradável.
    E curto bastante esse estilo de livro.
    Já está na minha listinha de favoritos já faz um tempo.
    E espero que possa ler a obra em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia
    caarol.garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho lido algumas resenhas sobre o livro e tenho gostado dos comentários também. Gostei da capa. A história parece-me ser uma boa leitura e estou super curiosa para saber como termina.

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do jeito que Daemon e Katy se conhecem, este lance dela achar ele lindo e sexy, e quando ele abre a boca, ela se decepciona!! Ri com esta parte!! A estória parece ser bem gostosa de ler, aventura e romance!! Pela resenha eu já quero ler!! Parece ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa depois que li sua resenha. Não esperava gostar tanto assim da história. Pensava que fosse meio sem graça, mas gostei do que descobri aqui. Vou tentar ler também. Valeu pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Tem muito tempo que tenho interesse em ler esse livro, depois de ouvir muitos elogios sobre a estória, foi difícil não resistir, mas confesso que sempre acabo passando outras leituras na frente, no entanto após ler sua resenha me senti ainda mais atraída por essa leitura, a trama e muito envolvente, e da para notar que o personagem e bem cativante.

    ResponderExcluir
  8. Comecei a ter um leve interesse por esse livro quando vi que a Bel e a Pam estavam fazendo leitura conjunta dele. Porém, não tinha me interessado a ponto de ler a sinopse ou alguma resenha. Agora que li sua resenha, tô com uma expectativa bem alta, principalmente por se tratar de alienígenas, que é um tema que eu amo, e também pela linguagem, que, como você disse, é despojada e adolescente, adorei isso. Também gostei da personagem principal ser uma blogueira e tal, bem bacana. Tá na minha lista de desejados agora.

    ResponderExcluir
  9. Já li muitos comentários sobre esse livro, principalmente de fãs quase que fanáticas pela série.E por isso tenho curiosidade em ler.
    Também achei o enredo diferente e quero conferir.
    Ah,e a capa é o máximo!

    ResponderExcluir