29 abril 2016

Papo Aleatório #2 – Cadê os livros baratos que estavam aqui?


Na primeira semana de abril, cheguei à conclusão que as livrarias físicas não me verão tão cedo na fila do caixa. (Ok, pode ser que eu tenha uma recaída.) O motivo nada mais é do que eles, nossos amados livros, mas nesse caso o preço deles.

Logo quando comecei o blog Garotas de Papel, era comum achar títulos que eu queria comprar abaixo dos R$ 30,00. Claro que não era sempre só que dava para ser feliz. Porém nos últimos meses, comprar livros tem quase sido uma sessão de arrependimentos quando olho a conta bancaria ou a fatura do cartão de crédito. Tudo bem que livro nunca foi barato no Brasil, porém seus valore têm me assustado muito. E o último susto aconteceu no dia 5 de abril, na Saraiva.

Fui comprar o lançamento Todo Seu, da Sylvia Day, valor R$ 34,90. Como assim? No site está R$ 27,90. Mas, para não fica no martírio de esperar e como já estava lá, acabei comprando. Pode parecer pouco R$ 7,00 a mais, porém faz toda a diferença. Afinal, não é de grão em grão que a galinha enche o papão?

Você pode falar que estou sendo dramática ou mão de vaca, etc, e que quando colocar o frete na compra pelo site o valor pode ser maior. Ok, argumento coerente, mas a maioria das livrarias, inclusive a Saraiva tem a opção de entregar na loja, sendo assim o frete é grátis.

As lojas físicas têm todo uma estrutura, funcionário e tal, porém não consigo compreender tal diferença de valor já que é a mesma empresa comercializando o mesmo produto. No mesmo dia que comprei o Todo Seu, comprei outro livro e a mesma situação: barato no site, caro na loja. Conclusão da história, agora só compro livro pela internet e só encaro a fila da livraria se o preço tiver MUITO barato.

Mas os preços baixos na internet também correr risco também. O Senado brasileiro tem entre suas pautas a Lei do Preço Fixo. Essa lei determinaria um limite para o valor de desconto dos livros sobre o valor de capa - o sugerido pelas editoras. Na Europa, alguns países já praticam a lei, mas não consegui encontrar dados que comprovassem a eficácia da lei e se houve alguma variação no consumo de livros por lá. Mas ainda tem gente contra a essa pratica.

Quem defende essa lei alega que fixar o valor dos livros seria uma forma de reduzir a concorrências entre as livrarias e principalmente tornar mais leal a competição com os pequenos estabelecimentos. Por esse ponto a iniciativa é bacana, mas será que essa é a real intenção? Não é difícil acreditar que alguém vai sair ganhando com essa lei e não vai será nós leitores. Por isso, me desculpa os pequenos negócios, mas não concordo essa lei não.

Quem é contra, já defende que a lei do livre mercado deve ser mantida. Sendo assim, os pontos de venda devem ter liberdade para dar quantos por centos de desconto quiserem e de certa forma o maior beneficiado séria o consumidor, que pode optar por comprar onde acha que o preço é mais justo para seu bolso.

Mas vocês não imaginam minha surpresa quando, nesta última semana de abril, começou a circula um boato envolvendo a nova estratégia comercial da Saraiva. Segundo matéria do site PublishNews, a maior rede de livrarias do Brasil ameaça parar de comercializar os livros das editoras que permitem que os concorrentes (claro que a Amazon é o principal alvo), deem descontos maiores que os seus.

Só digo uma coisa, se isso realmente acontecer adeus Saraiva, se for para comprar livro no preço que você quer, vou na concorrente que tem um melhor e mais rápido serviço de entrega. E uma coisa é certa, se já dizem por aí que o brasileiro lê pouco, com livro mais caro e sem opção de precinho camarada, vai continua com essa má fama.

Um comentário:

  1. Oi Thiana!
    Eu concordo com vc!
    Já não tenho o costume de comprar livro em livraria física, sempre entro só pra olhar os lançamentos, pq na internet sempre acaba saindo mais barato pra mim. Mas, se resolverem mexer com os preços tanto online quanto nas livrarias, fica dificil pra gnt né? Imagina pra quem n é leitor...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

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