16 setembro 2016

[Resenha] Fique Com Alguém Que Não Tenha Dúvidas - Marina Barbieri


Título: Fique Com Alguém Que Não Tenha Dúvidas
Autor: Marina Barbieri
Páginas: 192
Editora: Única
ISBN: 9788567028866
Ano: 2016

Sinopse: Uma das maiores certezas da vida é que todo mundo vai sofrer por amor.
Desnecessário dizer que todo mundo já teve uma história amorosa que deu errado. E se ainda não teve, um dia vai ter. Mas por que isso acontece com tanta gente e com tanta frequência? Falta de sorte? Dificuldade em dialogar? Falta de leitura do outro? Nada disso. A verdade é uma só: quando desejamos muito uma pessoa, ignoramos todos os sinais, os aprendizados e a experiência que temos e insistimos cegamente, mesmo que as chances estejam contra nós.
Sim, a paixão nos faz crer nas desculpas mais esfarrapadas e a descrer nos avisos mais óbvios, e então nos boicotamos tentando acreditar na ilusão de que dessa vez vai ser diferente. Nunca é.
Marina Barbieri está há anos tentando impedir suas leitoras de se enganarem. Autora do Deu Ruim, um dos blogs sobre relacionamentos de maior sucesso no Brasil, Marina Barbieri fala neste livro sobre tudo aquilo que no fundo você já sabe, mas se recusa a assumir. Você vai conhecer personagens que provavelmente já deve ter encontrado, como o sr. Feito-Para-Casar, o sr. Distância e o sr. Problema, entre tantas outras figurinhas que estão perambulando por aí e vez ou outra atravessam a sua vida.
Prepare-se para alternar entre rir alto e chorar baixinho com crônicas da vida de todos nós quando se trata de amor (ou da falta dele). Marina Barbieri compartilha com seus leitores as roubadas amorosas da própria vida, mostrando que amar pode ser mais simples do que nós fazemos parecer.

Minha estante de livros de autoajuda não é das mais extensas, conta apenas com dois livros e Fique Com Alguém Que Não Tenha dúvidas é um deles. Apesar de não ter esse engajamento com esse tipo de literatura, o livro me chamou a atenção e resolvi ver qual era a dele.
Não sou a expert em relacionamentos e os que tive, ou quase evoluíram para um, dá para contar nos dedos de uma só mão. Porém, lá estava eu lendo um livro sobre isso.

Apesar de catalogado com autoajuda, Marina Barbieri adotou uma linguagem que deixou sua obra, mas parecida com um diário que todos podem ler. São 14 capítulos separados pelos mais diversos tipos de situações em que um relacionamento pode chegar. Além de ser um verdadeiro alerta de quando ele já está mais do que desgastado ou o seu parceiro não quer de fato o melhor para sua vida ou até mesmo quando queremos que um interesse por alguém evolua, mas não enxergamos que aquilo não tem futuro.

Não é difícil em poucas páginas se identificar com algum caso ou lembrar de alguém que passou por ele. Mas com certeza Fique Com Alguém Que Não Tenha Dúvidas já começa trazendo uma mensagem que por todos os capítulos irá se repetir e que devemos dizer para nós mesmos todos os dias, valorize-se.

Meu maior medo com esse livro era a narrativa sem bem cansativa e arrastada, mas a autora consegue através do texto conversar com o leitor. Como falei parece um diário que DEVE ser lido e não escondido no fundo da gaveta ou em esconderijos ultrassecretos, onde ninguém ache.

De forma simples e com uma linguagem bem jovial Marina além de dar uns alertas ou tapas na cara nos mostrar que em um relacionamento nem tudo deve ser aceito de cabeça baixa, que não devemos mudar para ser aceita e que mesmo a dois cada um deve e tem que ter seu espaço.

Além de usar situações pela qual ela mesma passou, a autora também traz como exemplos casos de amigos e familiares, dando assim veracidade a tudo que nos fala. Achei isso o mais legal, pois quando ela começava um capítulo falando de alguém ficava com a maior curiosidade de saber com a história terminaria.

Em diversos momentos durante a leitura percebi que não estava sozinha nesse mundo. Que algumas situações são mais comuns do que imaginava e mais comuns do que deviam ser.

Sobre a edição fiquei completamente encantada. A capa pode não chamar a atenção mais achei tão fofa (loucura minha sei), mas o recheio é que deleitaram meus olhos, o livro traz diversas ilustrações, que achei lindas e dão uma experiência visual agradável durante a leitura, já que o texto interage com várias delas.

Avaliação:

13 comentários:

  1. Olá,
    Não sou muito fã do gênero, mas sua resenha ficou muito boa! Sua escrita é muito clara e você conseguiu se expressar muito claramente!
    Muito bem escrito!
    Bjs,
    www.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Tenho lido alguns livros do gênero, não focados em relacionamentos, mas tenho me surpreendido com algumas obras. Fiquei curiosa com esse 'auto ajuda' que me parece ser bem mais uma conversa com o leitor do que um guia de ajuda mesmo. Adorei suas impressões. bj =)

    ResponderExcluir
  3. Acho legal este tipo de livro porque abre cada vez mais a mente das pessoas. O problema é que quando nos apaixonamos tudo vai por água abaixo e a gente não dá muito mais valor para estas coisas. hahahahahahaha. Sei por experiência própria.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não tenho o hábito de ler esse tipo de livro, mas acho muito interessante!
    Neste momento me parece um bom presente para alguém que conheço.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Thiana, eu tenho um histórico de decepções bem grande quando assunto é livros de auto ajuda, parece que não rola. Foram poucos que eu li , que me deixaram animada. Gostei que vc falou do livro ser narrado como um diário, talvez por esse motivo, e por tratar de assuntos do coração, uma chance eu posso dá pra essa obra. Parabéns pela resenha , Beijos!
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Thiana,
    Não curto muito livros de autoajuda, mas desde que vi esse lançamento, fiquei curiosa em relação a leitura. O livro não me pareceu ser de autoajuda e acho que o encararia como um livro de ficção.
    Acho que aceitar tudo de cabeça baixa só faz o relacionamento ficar ruim.
    Espero ler e curtir a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar de o tema ser bem interessante, deixo essa dica passar porque não sou muito fã de livros de auto-ajuda mesmo, apesar de esse ser escrito em um formato mais diferente. Acho que relacionamentos são diferentes porque envolvem pessoas diferentes e simplesmente não existe uma fórmula para fazer dar certo.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thiana.... eu sou a rainha dos livros de autoajuda, e só pelo nome, já me interessei..... eu sou muito bem casada, mas acho que isso vale pras nossas amizades, pros colegas de profissão, família, enfim, pra tudo..... e ele tem uma característica que parece fugir das autoajudas convencionais, como vc mesma disse.... eu gostei, e com certeza está anotado na minha listinha pra lê-lo!
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Thiana, já li muitos livros de autoajuda, nos últimos tempos tenho corrido do gênero, até por isso vou descartar esta dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Gosto de livros de autoajuda mas depende muito do autor. Por ser escrito em forma de um diário me sentiria mais íntima e propensa a acatar algumas idéias. E de fato, nada pior que uma pessoa que cause retrocesso em nossa vida. O bom é quando amamos alguém e esse alguém escolhe evoluir junto conosco. Tive a sorte de não precisar do livro por ter um parceiro maravilhoso nesse aspecto, apesar das desavenças escolhemos sempre evoluir juntos.
    Mas leria o livro!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Thiana!
    Eu já li muito autoajuda e até gostava, mas meu interesse pelo gênero passou e hoje já não leio nada do gênero. Achei a premissa interessante, é sempre bom ler sobre relacionamentos e saber que a autora fala sobre isso de forma envolvente me deixou curiosa. Se tiver oportunidade quero ler!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  12. Leio pouco Auto-ajuda, tambem não o tipo de leitura que me atrai, mas confesso que o assunto me atrai e por esse motivo, gostaria de ler esse livro, espero ter um oportunidade

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  13. Oi Thiana,
    Já vi outras resenhas desse livro e todas foram bem positivas. É sempre bom ler esses livros para nos lembrarmos da importância de nos colocarmos em primeiro lugar e nos amarmos muito antes de amar alguém. Fiquei bem interessada no livro. :)
    beijos

    ResponderExcluir