21 setembro 2016

[Resenha] O Ar Que Ele Respira - Brittainy C. Cherry


Título: O Ar Que Ele Respira
Título Original: The Air He Breathes
Autora: Brittainy C. Cherry
Páginas: 308
Editora: Record
ISBN: 9788501075666
Ano: 2016

Sinopse: Como superar a dor de uma perda irreparável? Elizabeth está tentando seguir em frente. Depois da morte do marido e de ter passado um ano na casa da mãe, ela decide voltar a seu antigo lar e enfrentar as lembranças de seu casamento feliz com Steven. Porém, ao retornar à pequena Meadows Creek, ela se depara com um novo vizinho, Tristan Cole. Grosseiro, solitário, o olhar sempre agressivo e triste, ele parece fugir do passado. Mas Elizabeth logo descobre que, por trás do ser intratável, há um homem devastado pela morte das pessoas que mais amava. Elizabeth tenta se aproximar dele, mas Tristan tenta de todas as formas impedir que ela entre em sua vida. Em seu coração despedaçado parece não haver espaço para um novo começo. Ou talvez sim.
Elizabeth há um ano perdeu o marido e a única coisa que manteve sua vida nos eixos foi a filha Emma, de cinco anos. Quando Steven faleceu ela foi morar com a mãe, pois a casa em que vivia trazia muitas lembras dele. Mas a relação das duas não é das melhores, já que Liz não aceita que sua mãe viva trocando de namorados, por isso ela decide que é hora de retoma sua vida e voltar para casa.

O que ela não sabe é que Meadows Creek conta com um novo morado, Tristan Cole. Ele é simplesmente o cara mais mal falado, tudo isso pelo seu jeito grosseiro e olhar agressivo. Ninguém quer proximidade com ele, mas os caminhos da vida fazem com que Liz e Tristan se cruzem, além de eles serem vizinhos, o cachorro de Tristan acaba dando uma ajudinha.

Claro que o primeiro, segundo, terceiro, talvez quarto contato dos dois não é nada bom. Tristan é extremamente agressivo com Liz, mas ela não se acua diante da situação e também dá suas alfinetadas. Porém a moça percebe que a tristeza no olhar de Tristan se parece muito com a que ela mesmo leva dentro de si. Cada vez mais os dois começam a conversar, mesmo que algumas dessas conversas sejam mais discussão do que um diálogo. Mas quando rola um beijo entre eles, ambos percebem que sentem falta de estar com outra pessoa e por isso começa a se usarem, pensando nas pessoas que perderam.
“Nenhuma alma gêmea deixa esse mundo sozinho. Ela sempre leva consigo um pedaço da outra metade. ” Pg. 13

Todo o enredo de cara já deixa claro que vem um grande drama romântico e o que começa como uma válvula de escape se tornará algo mais. Porém O Ar Que Ele Respira em alguns momentos me deixou sem folego de tão lindo, triste e romântico que foi.

Logo de cara já caímos de amores pela filha da Liz. Emma é um amor de criança, mesmo tendo perdido o pai ela não caiu em completa tristeza, mas sente o quando a mãe não é a mesma, chegando ao ponto de nos mais simples gestos ela cuidar de Liz mal podendo imaginar como só sua existência é importante para isso. Mas o melhor é que ela só tem cinco anos e traz toda uma alegria a narrativa, que poderia ter sido de completa tristeza sem sua presença.
“Eu a amava mais do que ela podia imaginar. Se não fosse por ela, com certeza já teria me rendido ao luto. Emma salvou minha alma. ” Pg. 19

A narrativa, em primeira pessoa, é dividida entre a Liz e o Tristan, o que nos dá uma boa dimensão do quando a perda dos dois os afetaram e o quando aquela relação traz questionamento para ambos. O que gostei é que a autora não romantizou de mais o fato de os dois se usarem para o sexo, mas também fez os personagens pensarem o quanto era certo ou não fazer isso e que de alguma maneira estavam traindo a memória de quem se foi.

Em determinado ponto Tristan começa até a ajudar Liz a se reerguer, mas quando ela tenta retribuir isso, as coisas são mais difíceis. Ele carrega um alto sentimento de culpa e se deixa consumir pela tristeza. Enquanto Emma é uma luz na vida de Liz, Tristan não tem ninguém que seja essa ancora.

Fazia tempo que não lia nada como esse livro. Não me refiro a história, mas aos sentimentos que O Ar Que Ele Respira despertou em mim. Quando fui no Mochilão da Record de 2016 e falaram desse livro, eu só fiquei curiosa por causa da capa. Volta lá em cima e admire a lindeza que é esse homem, barbudo, no melhor estilo lenhado, que eu adoro. Mas o enredo não tinha me atraído muito, apesar de achar bem interessante.

O que acontece é que quando a Record lançou Sr. Deniels, da mesma autora, eu nem liguei para o livro e nem li ainda. Muita gente diz que é bom, mesmo assim eu não dei nenhuma bola para ele. Porém o barbudo dessa capa mudou minha vida, infelizmente só a literária.

Eu me apaixonei pela escrita da Brittainy C. Cherry, apesar de simples ela traz uma carga de sentimentos muito grande e por diversas vezes me deu um nó na garganta e também me levou as lágrimas (mas eu me emociono fácil então pode não contar). Referente a isso não tenho do que reclamar, só elogia e querer ler mais livros dela. O que não esperava era que além de drama, romance e comédia, o livro traria cenas quentíssimas. Mas não é nada do tipo exagerado, mas romântico, lindo e de dar muitos suspiros.

Os personagens me cativaram demais, desde os protagonistas à amiga louca de Liz, Faye, que faz o melhor estilo doidinha. E gente, que lindas foram as referências a outros livros, Liz ama ler e isso também terá um significado bem especial no enredo e de certa forma uma ligação com o Tristan.
“Acredito que existem duas coisas no mundo que todos deveria ler, porque ensinam tudo sobre a vida: a Bíblia e Harry Potter. ” Pg. 103

E para não me alongar mais, vamos ao plot twist. EU FIQUEI DOIDA, foi a coisa mais incrível desse livro. Estava tudo bem, esperava aquele final água com açúcar, mas veio a autora e falou “Florzinha, aqui não tem mais do mesmo, toma essa reviravolta. ”  Gente é sensacional, LEIAM!!

O Ar Que Ele Respira é cinco estrelas é favorito e está empatado com The Kiss Of Deception como melhor leitura desse ano. Será barra pesada desempatar esses dois na hora de fazer o balanço de 2016.

Avaliação:

27 comentários:

  1. Olá, adorei poder ler seus comentários a respeito. Suas impressões refletem bem no que eu mesma senti durante a leitura. Tinha várias expectativas e mais uma vez a autora me surpreendeu bastante. Também dei cinco estrelas e favoritei <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Então, não li nada da autora ainda, apesar de ter recebido esse livro de cortesia. Confesso que, assim como você, de cara, não achei nada demais na premissa. Agora, após ler sua resenha, minha vontade é sair correndo para casa, pegar esse livro e devorá-lo, para saber o que é essa reviravolta no final! rs Adorei sua resenha!!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostei de sua resenha. E concordo contigo que a capa deixa qualquer um co curiosidade de conhecer a história. Todo mundo fala que esse drama romantico é inspirador, e você mais uma vez reforçou isso. Não é a primeira resenha desse livro que leio, por isso acho que vou acelerar minha lista e colocar ele na frente.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Eu li o livro, mas infelizmente não gostei tanto assim. Apesar de ter achado o plot twsti muito bom também, eu acabei encontrando umas formas de aproximar o casal muito estranhas e forçadas e pra mim não colou. Achei até meio imaturo da autora o primeiro beijo de Tristan e da Elizabeth. Mas o livro é bom e é triste, mas valeu pelo final. :))

    bjs ♡

    ResponderExcluir
  5. Como eu preciso ler esse livro e os demais volumes da série. Acho que é uma leitura carregada de muita tensão, que nos deixa apreensivos e loucos pela história. Gostei muito de ver seus comentários sobre o livro e de saber sua reação durante a leitura. Eu espero gostar tanto quanto você porque estou com muitas expectativas para essa leitura.

    ResponderExcluir
  6. "E para não me alongar mais, vamos ao plot twist. EU FIQUEI DOIDA, foi a coisa mais incrível desse livro. Estava tudo bem, esperava aquele final água com açúcar, mas veio a autora e falou “Florzinha, aqui não tem mais do mesmo, toma essa reviravolta. ” Gente é sensacional, LEIAM!!" - Sério, isso me deixou com uma vontade daquelas de ler esse livro, do qual eu já li uma resenha não faz muito e que igualmente me deixou ansiosa. Espero em breve poder encontrá-lo e fazer sua leitura.
    e beijos da Lady Trotsky.
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e tenho muita vontade de ler a série, mas só irei fazê-lo quando todos os livros forem lançados no Brasil, pois odeio esperar.
    Acredito ser uma trama bem densa e que desperta uma montanha russa de emoções. Quero muito saber o que houve com Tristan e o que o tornou tão fechado!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você gostou desse jeito do livro, que delícia que te deixou sem fôlego em alguns momentos de tão lindo, triste e romântico que achou, mas ainda não sei se quero ler. Tenho visto gente que amou e gente que se frustrou muito, e ainda não consegui concluir a quem me juntaria... Rs... Tenho receio das cenas quentes, embora você não tenha achado nada exagerado, e não sei se me emocionaria como você se emocionou.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    É a segunda resenha que leio sobre o livro e a curiosidade para ler só aumenta mais e mais! A premissa é incrível, os personagens aparentam ser muito bons. Seus comentários sobre as referências e só digo uma coisa QUERO MUITO, adorei.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Que engraçado essa resenha pois fiz a resenhA do terceiro livro dessa serie essa semana rsrs. A Britt é uma autora fantástica que nos faz sentir né? Amo como ela é poetica e o dom que ela tem de nos deixar com o coração pequeno. Confesso que esse era meu livro preferido até que eu li o terceiro. Amei sua resenha. Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oii Thiana, tudo bem?
    Ai Ai, até suspiro quando vejo esse livro! Desde que o conheci no Mochilão da Record, quero muuuito ler! Sei que vou derramar um milhão de lágrimas, mas só tenho ouvido elogios a autora e as suas obras, então também sei que vou gostar! A sua resenha está maravilhosa, parabéns!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    Participe do SORTEIO DE 1 ANO do Blog!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu estou tão empolgada para ler esse livro. Só vejo elogios para a história. Apesar de ler que Tristan é grosseiro eu já gostei dele e Emma e Liz vão ser uma luz para ele com certeza. Adorei a sua resenha e pretendo ler o livro em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e não sabia se leria ou não porque ate nem me pareceu muito o meu género literário...

    Contudo, o facto de dizeres que foi favoritado e em disputa para o melhor do ano! :) ahah Eua mo reviravoltas e e fantástico que os personagens sejam cativantes! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom? Teve uma coisa que você citou na sua resenha que me incomodou e que com toda a certeza faria com que a história não me convencesse que é o fato de eles se usarem para lembrar de pessoas que perderam. Não acredito que um romance assim possa dar certo.
    Não gostei da premissa do livro.
    Fica para a próxima dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Que legal saber que logo no primeiro contato com a escrita da autora esse livro se tornou um dos seus favoritos do ano! Isso só me motiva mais a conhecer a obra, pois eu também não liguei quando Sr. Daniels lançou e se esse livro te conquistou, por que não tentar também, certo?
    Algo que achei muito legal foi a autora ter usado dois personagens feridos para desenvolver um romance. Quando paro para pensar nisso, do tipo que se acontecesse comigo, eu também pensaria que estaria traindo a pessoa que eu perdi, então esse é um assunto muito delicado de se usar na literatura e fico feliz em saber que a autora soube desenvolver o romance da maneira correta.
    Fiquei curiosa sobre a reviravolta que ela deixou no final, haha. Quero ler um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Pela capa, nem pegaria ele na mão. Mas lendo a sua resenha, ele parece ser um New Adult, não??
    Não sei se leria, mas se tivesse a oportunidade daria uma chance - principalmente pelo plot twist que você citou no final e que fiquei bastante curiosa.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Não tinha dado muito pelo livro, mas depois de ver tanta gente falando bem até fiquei animada para ler. Adorei sua resenha super completa e o fato da narrativa ser dividida, é ótimo ter os dois lados.
    Beijos, Luana

    ResponderExcluir
  18. Gente, vocÊs tem que parar de fazer resenhas maravilhosas sobre esse livro ou eu vou enlouquecer MSAUSHAUHSU, só li Sr Daniels da autora e espero que você leia também, vai chorar do mesmo jeitinho que eu chorei, quero ler esse livro logo

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Confesso que não dava muita coisa por esse livro, porém, ao ler sua resenha me senti quase que obrigada a ler... Muito amor envolvido, heim?
    Os personagens parecem ser super carismáticos e essa divisão na narrativa entre os dois personagens me agradou muito, pois, permite que o leitor se envolva ainda mais com a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. OI Thiana, tudo bom?

    Acho que autora abordou dentro de um romance um tema incomum, pois os dois protagonistas tinham suas dores e estavam magoados com ausência de seus pares (a morte é cruel para os que ficam). O fato de uma criança de 5 anos ser a leveza da trama é para que todo esse cenário não fique sobrecarregado de tristeza e mágoas, o bom é que o "barbudo" te conquistou assim como Elizabeth, rs.... beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Oi!!!
    Apesar desse livro estar sendo bem falado,até agora não me deu muita vontade de ler,estórias com temática com uma pitada de drama não faz muito meu estilo,achei a premissa dele bem clichezinha,por enquanto vou passar essa leitura!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/09/resenha-pecados-no-inverno-lisa-kleypas.html

    ResponderExcluir
  22. Olá amore,
    Vi algumas resenhas sobre esse livro... Então vamos lá, enquanto eu não leio... bora falar do livro:
    A meu ver tem uma capa belíssima, e a história parece ser ainda melhor.


    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii,
    Eu adoro ler livros com um certo drama românticos e sua resenha me conquistou e eu acho que em breve vou dar uma chance para o livro, além da historia ter me chamado a atenção eu achei a capa linda!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Thiana,
    Acho que todas as pessoas que estão lendo estão adorando essa história não é mesmo? Acho a premissa do livro bem interessante e fiquei encantada com sua resenha e muito curiosa para conhecer a Emma. Adorei saber que ela é um amor de criança. A única coisa que não me agradou é saber que o Tristan foi agressivo com Liz nos primeiros encontros.
    Apesar disso, vou me valer da dica, pois o livro parece conter mais partes positivas do que negativas.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Confesso que essa capa pesa muito sobre minha vontade de ler esse livro, esse cara barbudo é lindo demais.
    Mas fico feliz demais de saber que a trama é linda e envolvente. Estou loucs para conhecer Tristan e saber o que diabos aconteceu com ele. Seus comentários me deixou super curiosa. Obrigada!!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  26. Oie tudo bom?
    Então eu adoro a Brittainy li um livro dela a muito tempo atrás e ainda hoje é um dos meus prediletos eu já tenho este livro em mão mais ainda não fiz a leitura estou esperando um momento bom sua resenha ficou bacana lendo a gente já percebe a imensidão de sentimentos que ele nos trás e vamos combinar neh? Estilo lenhador é tudo haahahaha.
    Adorei a resenha beiju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  27. Oiee, só leio elogios sobre esse livro, acho que só li uma resenha negativa dele onde o jeito do carinha incomodou a menina que leu. Eu quero muito ler essa lindeza e espero gostar muito também, gosto de livros que tocam a gente.

    bjs

    ResponderExcluir