09 setembro 2016

[Resenha] Pensei Que Fosse Verdade - Huntley Fitzpetrick


Título: Pensei Que Fosse Verdade       
Título Original: What I Thought Was True
Autor: Huntley Fitzpetrick
Páginas: 336
Editora: Valentina             
ISBN: 9788558890069
Ano: 2016

Sinopse: Um passado a ser esquecido. Um presente nada promissor. Um futuro a ser conquistado.
“O PARAÍSO À BEIRA-MAR.”
“O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO DA NOVA INGLATERRA.”
A ilha de Seashell, onde passei minha vida inteira, é tudo isso e muito mais. No entanto, a única coisa que eu quero é ir embora daqui.
Gwen Castle nunca quis tanto dizer adeus à sua ilha natal quanto agora: o verão em que o Maior Erro da Sua Vida, Cassidy Somers, aceita um emprego lá como faz-tudo. Ele é um garoto rico da cidade grande, e ela é filha de uma faxineira que trabalha para os veranistas da ilha. Gwen tem medo de que esse também venha a ser o seu destino, mas, justamente quando parece que ela nunca vai conseguir escapar do que aconteceu – ou da ilha –, o passado explode no presente, redefinindo os limites de sua vida. Emoções correm soltas e histórias secretas se desenrolam, enquanto Gwen passa um lindo e agitado verão lutando para conciliar o que pensou que fosse verdade – sobre o lugar onde vive, as pessoas que ama, e até ela mesma – com o que de fato é.

Eram altíssimas as minhas expectativas diante desse livro. Quando li Minha Vida Mora Ao Lado, da mesma autora, fiquei completamente apaixonada por sua escrita, pela foram de quando menos esperava ela dar uma guinda na história e realmente mostrar para o que o livro veio (PS. Por falar nisso nem resenhei ele ainda.). Então, esperava algo igual ou ao menos parecido em Pensei Que Fosse Verdade.

Gwen Castle é uma típica garota da ilha, sempre que pode ela está na praia com os amigos, ajudando o pai no restaurante da família e na maioria das vezes cuidando do irmão Emory, de 8 anos. Mas alguma coisa aconteceu no início daquele ano e ela quer esquecer isso e principalmente manter distância de Cassidy Somers. O que será um pouco difícil, já que nesse verão ele é o faz tudo de Ilha Seashell.

Durante grande parte da narrativa, ficaremos sem entender o motivo de Gwen não querer proximidade com Cass, apesar de que o interesse por ele ser evidente. Já Cass mostra uma postura bem diferente e tenta de várias formas a aproximação, nem que para isso tenha que matar algumas lagostas mesmo que não tenham pedido sua ajuda.

Logo de cara a impressão que temos é que esse Young Adult será um daqueles bem clichês, em que a garota pobre gosta do rapaz rico, mas essa diferença social impede isso. Não, isso não é o foca da narrativa, nem se quer é cogitado como um empecilho para a relação. Por isso ficamos naquele estado de alerta esperando descobrir o X da questão.
"- Foi você quem me disse para tomar cuidado!- Eu sei. - Ela encolhe os ombros tremendo um pouco, quando outra brisa fria voltar a soprar do oceano. - É que talvez... você esteja tomando cuidado com as coisas erradas." Pg. 102

Apesar do clima de romance no ar, Pensei Que Fosse Verdade me ganhou em pontos que não tem nada de romantico. Gwen é filha de pais divorciados, seu pai tenta manter o restaurante que herdou funcionando e sua mãe faz faxinas nas casas da ilha. A situação financeira deles é muito delicada e para ajudar Gwen faz alguns trabalhos no buffet do padrasto de sua melhor amiga Vivien, que namora seu primo Nic.

A família ainda se divide para cuidar de Emory, que logo percebemos precisar de cuidados especiais. E esse foi um dos pontos que mais me intrigou, apesar aparentar sem uma criança como outra qualquer Gwen deixa evidente que há algum problema com o irmão e é visível todo o amor e cuidado que ela tem com ele.

Além dessas questões um emprego que Gwen aceitou nesse verão, cuidar da Senhora Ellington, que caiu e faturou uma perna, também me trouxe questões intrigantes. A Sra. E. é uma mulher muito divertida e que logo de cara percebe um clima de romance no ar entre sua funcionária e Cass, mas são as atitudes de seu filho, que uma vez ou outra vai lhe visitar que deixam o leitor desconfiado, criando um clima meio estranho entre ele e Gwen.

Nesse emaranhado de coisas acontecendo, ainda ficamos com aquela curiosidade de saber o que aconteceu para Gwen querer distância de Cass. Quando tudo é revelado e mais um pouco, compreendi os motivos dela, mas outras de suas atitudes no passado me deixaram ainda confusas ao terminar a leitura e para mim sem de fato uma explicação. É uma daquelas questões que para mim pode ter sido uma coisa, mas para outro leitor pode ser outra coisa.

Mas o que temos de mais positivo é que apesar de jovens, nos seus 17 anos, os personagens não são cheios de frescuras ou firulas. Tem questionamentos e atitudes bem pertinentes a sua idade, sendo que Gwen ainda consegue ser em alguns pontos bem madura e acredito que isso é um reflexo do seu ambiente familiar.

Nic e Vivien tem grande participação e pelos olhos da protagonista vemos a história deles se desenrolar. Acho que esse foi minha única raiva com a narrativa, já que Vivien faz uma coisa que achei cumulo do absurdo e eu não perdoaria nunca (Sou má, ainda tinha dado uns tapas na cara dela.) Acho que essa foi a única parte que não me desceu.

Pensei Que Fosse Verdade é aquele livro que depois de finalizar ou durante a leitura você quer conversar com alguém, para saber se as impressões que você tem são iguais a da outra pessoa. Esse é um livro que a meu ver joga bem com as palavras, criando para cada leitor uma experiência e até mesmo entendimento diferenciado. Certo que isso pode acontecer com qualquer livro, mais aqui foi em que mais fiquei me perguntando, se de fato eu estava entendendo o enredo da maneira “certa”.

O início para mim foi bem devagar e demorou a engrenar, diferente do que aconteceu no outro livro da Fitzpetrick. Também não conseguir me identificar muito com os personagens e apesar de gostar deles, não me cativaram, exceto Emory que é um amor.

A diagramação do livro segue o padrão da editora Valentina, claro que com toques fofos no inicio de capítulos e marcações de páginas. O que mais curtir foi que apesar de não ter mantido a capa americana, a lombada é a mesma e segue o padrão de Minha Vida Mora ao Lado, só que com cores diferentes. Agora quero os dois combinando na estante. ;)

Avaliação:

12 comentários:

  1. Oláa, tudo bem?
    Pela sinopse, eu não me interessaria pelo livro. Como vocÊ disse: seria mais um clichê rs
    Mas pela sua resenha as coisas mudaram um pouco, ainda acho meio clichê, mas o que seria da vida sem eles?
    Sei como é querer que alguém tenha lido o livro para debater kkkkk combino isso com um amigo para pelo menos debater com ele rs
    Não tô podendo ler muita coisa agora, mas deixarei a pág salva nos favoritos pra lembrar de ler ele dps
    Beeijos, até mais!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiana,
    A editora Valentina fez um grande trabalho de divulgação sobre esse livro, mas tenho visto pouco dele nos blogs. Achei interessante você citar que é um livro que se deseja compartilhar as impressões após a leitura. Acho que vou ler e volto aqui pra te contar o que achei... rs
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Se tem uma pessoa que as vezes acha que tá achando algo do livro e tem dúvidas se aquilo e o certo, esse alguém sou eu rsrs. Eu não li nada dessa autora, mas quero muito ler Minha Vida Mora ao Lado, pois a sinopse é um pouco mais interessante rsrs. O engajamento tardio nas leituras acontece comigo na maioria das vezes,então eu nem ligo mais para isso. Adorei vez suas opiniões, até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor!
    Nada sabia sobre esse livro até ler uma resenha anterior à sua. Gostei de encontrar sua opinião, pois me parecia uma excelente leitura, mas notei que não alcançou suas altas expectativas e acho que também não alcançaria as minhas. Gostei do enredo, pois aprecio dramas familiares, mas não vou atrás dessa obra imediatamente. Vou aguardar para ver mais opiniões dos leitores. :)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Thiana,
    Já li algumas obras que dão essa sensação de querer conversar com alguém durante uma leitura para saber quais são as impressões dessa pessoa. Gostei muito de saber que esse livro traz essa sensação.
    Achei a personagem bem construída e gostei de saber que a situação financeira da família não é muito boa, pois isso parece ser mais real, sabe? É uma pena que o livro tenha demorado para engatar.
    Apesar dos pontos fracos, vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro antes, mas não sabia sobre o que ele tratava. De início a premissa me pareceu mesmo um pouco clichê, mas fiquei curiosa para conhecer a história depois de ler a sua resenha, mesmo tendo visto que o livro não foi uma leitura 100% agradável/boa para você. É ruim quando os personagens não cativam a gente, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro mas, ao contrário de você, não criei muitas expectativas sobre ele. Gostei de saber que apesar de ser um YA, ele trata de temas muito importantes para a gente. Estou com muita vontade de ler esse livro.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu gosto bastante de YA, mas confesso que a premissa desse livro em nada me chama a atenção.
    Uma pena que o começo tenha sido meio lento e que você não tenha conseguido se identificar muito com os personagens. Ainda assim, fico feliz de saber que no todo, tenha sido uma boa leitura para você.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu não conhecia o livro nem a autora, mas gosto de histórias YA.
    Apesar desse gênero ter muitos clichês, se for bem escrito consegue nos atingir bastante. Gostei de saber que mesmo passando a ideia que a autora vai focar no romance, ele te surpreende de um jeito.
    Mas que pena que o começo foi meio devagar e os personagens não conseguiram te conquistar. Porém acho que daria uma chance para ele.
    Adorei a resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não li nada desse autor, e esse livro não me despertou interesse. Posso está errada mais sei lá, romance desse tipo são previsível demais.E sua nota pelo livro só fez eu continuar sem interesse. Beijos'

    ResponderExcluir
  11. Oie.
    Quero muito ler essa autora, inclusive estou esperando chegar Minha vida mora ao lado, mas confesso que estou com um pé atrás com esse, tenho visto muitas críticas nem tão positivas assim... porém ainda pretendo me arriscar e ver o que acho por mim mesma.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    É bem chato quando lemos um livro muito bom de um autor e criamos muita expectativa para uma próxima leitura e ela não é suprida né? Uma pena os personagens não terem te cativado e o livro ser agarrado no início. Não estou lendo muitos livros desse gênero, então passo a sugestão. Mas, gostei muito da resenha e sinceridade.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir