10 novembro 2016

[Resenha] Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas


Título: Corte de Espinhos e Rosas
Título Original: A Court Of Thorns And Roses
Autor: Sarah J. Maas
Páginas: 434
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501105875
Ano: 2015
Disponível para compra na Amazon.

Sinopse: Em Corte de Espinhos e Rosas, um misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance.
Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. 
Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira que ela só conhecia através de lendas , a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

Nesse livro vamos conhecer Feyre uma humana muito pobre que todos os dias sai de casa para garantir a alimentação da sua família, formada pelo pai e duas irmãs mais velhas. Além da fome, o rigoroso inverno é outro fator que torna suas caçadas mais complicadas, mas eis que em um belo dia surge uma corça na floresta, porém um lobo também espreita a presa.

Para garantir a comida por alguns dias, a única saída é matar o lobo e é isso o que ela faz. O problema é que seu maior medo se tornou realidade, o lobo na verdade era um Feérico.

Há muitos anos os humanos se libertaram da dominação do povo Feérico, só que um tratado foi firmado e os humanos não podem matar nenhum desses seres, caso a regra fosse quebrada algo muito ruim acontece com a pessoa, a morte.

Por sorte ou não, uma criatura bestial surge na casa de Feyre e ao invés de exigir sua morte, sugere que ela viva o resto de sua vida do outro lado da Muralha, ou seja no reino Feérico. Mas o que mais a procura é como sua família irá sobreviver, pois apesar de ser a mais nova é a única que sabe caça.

Feyre esperava uma vida de servidão ao ser que lhe capturou, porém é tratada como uma hospede na mansão em que passa a viver. Porém, alguns segredos daquele novo mundo vão se revelando e ela descobre que os perigos que temia são tão ruins para ela quanto para os Feéricos.

Inicialmente a leitura de Corte de Espinhos e Rosas pode ser enfadonha para quem espera um livro recheado de ação e reviravoltas. Apesar de ter sido uma dessas pessoas que esperava isso, a leitura transcorreu maravilhosamente bem e me prendeu do início ao fim.

Narrado em primeira pessoa, pela Feyre, o livro ganha uma áurea de mistério, já que os segredos da mansão em que agora mora e das pessoas a sua volta são descobertos pouco a pouco. Muitas vezes prefiro que um livro seja narrado em terceira pessoa, para conhecer e entender melhor outros personagens, mas aqui ter o ponto de vista apenas da Feyre é essencial para não estragar a magia do enredo que é revelado.

Somos apresentados a diversos personagens, que ganhar página após página nosso carinho. Entre eles estão a besta que capturou Feyre, Tamilin, o Grão-Senhor da Corte Primaverial, Lucien, seu emissário e Alis, uma criada que cuida da protagonista.

Mas apesar de a vida parecer pacifica ali, algo maligno está acontecendo há muitos anos naquele território, começando por uma maldição que deixou todos os membros da Corte Primaveril com mascaras em seus rostos e nada que se tente é capaz de tirá-la. Só que logo percebemos que esse é o menor dos problemas.
“- O que mais é diferente agora? – perguntei, seguindo Tamlin para cima dos degraus de mármore da entrada.Ele não parou dessa vez, nem mesmo olhou por cima do ombro para me ver, quando disse:- Tudo.” Pg. 110

Acho que agora meus ponteiros se acertaram com os da Sarah J. Maas. Quando li Trono de Vidro fiquei me perguntando o que tinha de tão incrível no enredo, como vocês podem ler na resenha clicando aqui. Mesmo assim queria ler Corte e Espinhos e Rosas, já que no marketing feito diz ser uma releitura de A Bela e a Fera, conto de fadas que amo, misturado com Game Of Thrones, que também amo. Então, é claro que as expectativas estavam na lua.

Não percebi logo de cara o Game Of Thrones, porém realmente vamos sentindo um gostinho do conto de fadas, porém muito original apesar da inspiração. Mesmo em alguns momentos em que nada demais acontece durante a história, a narrativa é muito gostosa e as descobertas sobre o mundo feérico foram me deixando encantada por aquele lugar e também temerosa pelos perigos que cercam essa beleza.

Feyre é uma protagonista destemida e não se contenta com meias respostas e para saber o que quer, as vezes pode colocar até mesmo sua vida em perigo. Apesar desse gênio forte, percebemos que a personagem vai se envolvendo com aquele, mundo e com as histórias das pessoas a sua volta. E como não poderia faltar há um romance no ar.

Tamilin é aquele personagem que na primeira descrição, você já sabe que é o crush da vez. Mas não achei que o amor surge na velocidade da luz, Sarah J. Maas deixa todo o envolvimento romântico acontecer sem pressa. Até mesmo eu que só daquelas de me apaixonar pelo personagem masculino logo de cara, fui aos poucos criando sentimentos pelo Tam (olha a intimidade).
“ – Você é exatamente como sonhei que seria também – sussurrou ele, o hálito acariciando minha orelha, e, depois, a escuridão engoliu tudo. ” Pg. 222

Vi em um vídeo estrangeiro que esse livro faz parte do gênero New Adult Fantasy, que até então para mim era desconhecido. Porém, faz todo sentido, nesse livro além da fantasia vamos ver uma narrativa mais madura, em determinado ponto até erotizada. Nada escandaloso, mas que com certeza aumenta a classificação indicativa desse livro, por sinal eles até colocaram isso na quarta capa do segundo livro da série.

Essa foi uma leitura mais que satisfatória, ainda não chegou ao ponto de eu dar cinco estrelas e favorita o livro, mas deixou todo o indicio de que essa série ainda reserva muitas surpresas e pode se tornar favorita.

Avaliação:

31 comentários:

  1. Oi, Thiana. Eu nunca dei a devida importância para o livro, mas gostei muito da premissa dele. Eu não gosto muito de fantasia mas sou ligada em um NA de um jeito que praticamente me obriga a ler esse livro. Eu sei que adoraria a personagem principal, espero gostar da narrativa também.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,

      Eu estava lendo muita pouca fantasia e ai chega a Sarah com essa proposta de ainda por um NA, eu já achei interessante, pois gosto muito do gênero. Estou amando essa série e a Trono de Vidro começando a gostar.
      Acho que a autora tem muito potencial e uma criatividade impar.

      Bjs

      Excluir
  2. Fiquei com uma enorme vontade de ler. Amei o post ☺
    Beijinhooos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Thiana! Não li o livro ainda, mas é bom saber que a leitura flui bem! E Feyre parece ser uma ótima protagonista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      A leitura flui bem até demais, pois quando nós empolgamos chega ao fim. O segundo é bem maior que esse e fiquei com medo da autora está enrolando. Mas foi uma leitura tão maravilhosa quanto essa. Espero que você goste também.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Thiana
    Sou tão suspeita pra falar sobre essa autora e suas obras... eu já li esse livro, e mais uma vez conseguiu me surpreender com uma história incrível. Realmente não tinha lido nada sobre New Adult Fantasy, apesar de saber que se tratava de uma fantasia, mas não sabia que poderia ser classificado como New Adult, que interessante. Fico feliz que você também tenha curtido a leitura, e adorei poder conferir suas impressões a respeito... bateu até aquela saudade, vontade de reler sabe!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa para saber o que daria da mistura entre The game of trones e A bela e a fera. Acho que preciso ler esse livro urgente. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu sou apaixonada pela capa desse livro, o mix de cores, as fontes... Tudo lindo. Achei genial essa ideia da Sarah em mesclar GOT e "A Bela e a Fera", apesar de ter certeza que só vou entender melhor essa mistura lendo a obra. Sua resenha me deixou curiosa para conhecer a obra, principalmente, por nunca ter lido nada dessa autora. A resenha está muito boa. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Tenho muita vontade de ler algo da autora por conta dos incontáveis elogios que ela recebe e fiquei muito animada com a premissa desse que une dois gêneros de leitura que eu gosto bastante. Fiquei curiosa pra saber mais sobre o mundo que a autora criou e como as coisas acontecem nele, quais são as porções de GOT e quais são as de A Bela e a Fera. Parece uma mistura única e só lendo mesmo pra saber no que deu.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu gosto muito dessa capa e da premissa do livro, amo uma fantasia e esse livro sempre me interessou demais.
    O que mais me chamou atenção, além das sua palavras sobre o livro foi GOT. Como assim GOT? Já adorei e quero ler o mais breve possível rs

    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Sou suspeita para falar, pois amo as obras dessa autora e esse livro em especial, foi um dos melhores que li no final de 2015 e fiquei tão encantada com a história, que não conseguia conter a ansiedade para o próximo volume, que aliás é igualmente maravilhoso. Fico feliz que você tenha gostado da obra e se prepare que há mais reviravoltas vindo por aí.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, mas já tinha visto a capa... E so agora reparei que e da Sarah J Maas.. :) ahah E quero ler já!!

    A verdade e que amei o livro Trono de Vidro (e ainda aguardo a publicação de todos os outros livros, a editora de ca demorar mesmo muito tempo!!!) :) Mas e uma pena que não te tenha conquistado!!... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Saber que a história possuí um misto com A Bela e a Fera me deixou bastante empolgada. A história parece mesmo original apesar da inspiração e romances que são desenvolvidos com calma, são ótimos. Estou curiosa para ler e a dica está anotada!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Thiana!
    Sabe aquele livro que está na sua lista há meses e você só vai deixando ele para trás? Sim, é isso que fiz com esse livro.
    A primeiro momento, pela sua descrição perdi um pouco o encanto pelo livro (é que não sou muito chegada a livros de contos de fadas, sabe!? e foi isso que me pareceu), mas daí você o comprara a Game Of Thrones e A Bela e a Fera (único contos de fadas que eu realmente ainda adoro) e fiquei super interessada novamente.
    Será uma das minhas leituras, com certeza!

    Bjs e me desculpe por tantos parênteses rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito ler esses livros, eu tinha um certo receio com o enredo, eu até gosto dessa temática mas achei que a trama poderia ser um pouco cansativa, mas gostei de ver a sua resenha e entendi que não é bem assim. Na minha opinião, o começo deve ser mais parado mesmo e depois as coisas vão ficando mais interessantes. Acho que eu vou gostar do livro mas ainda não tenho essa certeza.

    ResponderExcluir
  14. Olá amore,
    Ganhei esse livro a algum tempo... e ainda não peguei pra ler... A capa é lindíssima né!
    Com sua resenha confesso que fiquei um pouco mais curiosa – e até um pouco arrependida por não ter lido ainda essa belezura.
    Não conhecia esse New Adult Fantasy – seria legal colocar o vídeo ai pra gente conferir... curiosa aqui. Só me preocupa você não ter dado cinco estrelas... mas... o restante da resenha está um espetáculo.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Thiana,
    Esse livro me intriga ao extremo, pois tenho em minha mente que esse ser que capturou Feyre, queria algo com ela e preparou tudo para que ela quebrasse a regra, sabe?
    A semelhança com A Bela e A Fera é notável, mas com GoT não consegui perceber nada, mesmo porque ainda não conheço a série.
    Mas, fico contente que a impressão que você teve de Trono de Vidro foi um pouco 'apagada' pelo brilho desse livro.
    Espero ler ele muito em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Também sou apaixonada por A bela e a fera e desconhecia essa informação sobre a obra.
    A premissa é bem interessante e fiquei curiosa para saber mais sobre a trama.
    É bom saber que aquela impressão deixada por Trono de vidro foi praticamente esquecida e já tenho visto vários elogios acerca do segundo volume, que por sinal espero que você traga a resenha também.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie! Eu gosto muito de releituras de contos de fadas, Alerta Oncer! Nas escola escrevi um conto de fadas as avessas onde a "fera" era a moça. e interpretamos em frete a sala toda. Mas não guardei o rascunho. seria uma ótima fic! Este livro parece - me muito bom. Ficará na lista!
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Eu sou uma grande fã da Sarah, desde Trono de Vidro, mas AMO Corte de Espinhos e Rosas mais que todos os outros livros que li dela. Achei o enredo bem trabalhado, só peca um pouquinho na narrativa. Adorei suas considerações e fico feliz que tenha gostado <3

    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Thiana

    Desde o lançamento desse livro eu tenho vontade de lê-lo, mas ele nunca está em promoção. Então eu vou deixando pra depois, até lançou o segundo e eu aqui comendo mosca.
    O que mais de deixa curiosa é esse fato das máscaras, quero saber o motivo.
    E já não gosto quando a história é comparada com outras na sinopse, sabe? Acho que isso cria expectativas desnecessárias. Ao longo da própria leitura o leitor vai fazendo as associações...
    Ainda lerei o livro, mas não será por agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Também gosto de releituras de contos de fada, ainda mais sendo da Bela e a Fera. Infelizmente este eu ainda não li. O engraçado é que eu não sabia que o livro tinha este detalhe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Acho a capa desses livros lindas e só por elas eu já os compraria mas saber que trata-se de uma releitura de um conto de fadas faz com que eu sinta ainda mais vontade de conhecer a história. Achei legal e interessante toda a premisss do livro. Sou suspeita para falar pois sou apaixonada por fantasia e acredita que eu não sabia que existia esse gênero?
    Achei bem legal você ter explicado sobre o New fantasy aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá Thiana =) Adoro contos de fadas! Releitura de A Bela e a Fera, já me deixou curiosa. Protagonista destemida são uns dos melhores. Tamilin, será mais um crush para minha listinha literária? Haha' Gosto quando o românticos vai sendo criado aos poucos. Ficou feliz em saber que o erotismo do livro não é nada escandaloso, não gosto disso em um livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?
    Então, não sou a maior fã de fantasia, mas, a premissa do livro me intrigou bastante. Fico muito curiosa em relação às máscaras, sua motivação e o que torna esse o menor dos problemas. Curti saber também que não teremos ação desde o início do livro. Acho esse ponto muito importante para que não tenhamos informações demais logo nas primeiras páginas. Que bom que esse livro funcionou mais que trono de vidro para você. Adorei a resenha.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  24. Oi Thy, tudo bem??? Eu amoooooo releituras e desde que soube que esse livro era tipo a bela e a fera feat GOT fiquei louca pra ler pq amo os doissss! Que bom que você curtiu a leitura. Não tive oportunidade ler ainda mas ele já está na minha listinha de desejados a um tempão!!! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Thiana,
    acredita que essa é a primeira resenha que leio da Corte de Espinhos e Rosas, e não me decepcionei. Sarah é uma das minhas autoras favoritas, mas ainda não havia comprado a nova saga. Diferente de você, eu amei Trono de Vidro e a cada livro lançado compro já na Pré-venda.
    Amei saber que apesar a inspiração o enredo é original, não esperava nada menos que incrível vindo da Sarah.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Nãi conhecia esse livro, mas quero muito ler Trono de Vidro da mesma autora, pena que você não gostou muito da obra.
    Sobre Corte de Espinhos e Rosas, eu gostei muito da premissa do livro e o fato de ser um misto de A Bela e a Fera com GOT aumentou absurdamente o meu interesse.
    Pela sua resenha você apreciou muito a obra, apesar de uma coisa ou outra.
    Obrigada pela dica, mesmo!
    Parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  27. Oie
    Tudo bem?
    Esse livro esta na minha wish list há uns dois meses sempre acabo comprando outros e deixando este de lado porém quero muito fazer leitura e a cada resenha que leio a vontade aumenta assim como voce sou louca por GOT e a bela e a fera só tenho medo de acabar me decepcionando.
    amei sua resenha.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas a premissa me interessou muito.
    Ele parece ser do tipo de leitura que irá me agradar. Quero dar uma oportunidade em breve!
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Sabe que eu já ouvi falar muito desse livro, até sempre senti uma certa vontade em ler ele, mas não sabia exatamente do que se tratava. Adorei ver a sua resenha e descobrir que ele traz essa proposta mais marcante. Eu sou suspeita de falar pois amo livros assim, e sua resenha está muito bem escrita e fiquei com mais vontade de ler ainda. Com toda certeza lerei em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir