24 novembro 2016

[Resenha] O Inferno de Gabriel - Sylvain Reynard


Título: O Inferno de Gabriel
Título Original: Gabriel’s Inferno
Autora: Sylvain Reynard
Páginas: 512
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411263
Ano: 2013

Sinopse: A salvação de um homem. O despertar da sexualidade de uma mulher. 
Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. 
O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados. 
Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer. 
Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir. 
Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.

Engana-se quem acha que O Inferno de Gabriel é um livro erótico. Ele pode até ser classificado como tal, porém é a sensualidade que dá o tom a história.

Professor Gabriel Emerson é O CARA, quando o assunto é sensualidade, acho até que ele escolheu o assunto errado para dar aulas. No início do livro alguns leitores podem odiar a maneira como ele trata a Julia, mas não consigo dizer o porquê de eu não ter odiado o comportamento dele.

Creio que o narrador, o livro é em terceira pessoa, foi o grande culpado. Assim que Gabriel dizia ou fazia algo que poderia fazer qualquer um se ofender, ele justifica as ações do personagem. Certo, teve coisas que doeu em mim, mas quando você vai conhecendo o verdadeiro Gabriel não tem como ficar com o coração derretido.

Já a Julia é uma moça boba, romântica e de dar pena. Porém, mais uma vez essa ingenuidade é compreensível, apesar de achar que em algumas coisas o autor exagerou. Mesmo com essa ingenuidade, em alguns momentos a personagem mostrou seu lado forte.

É difícil não fazer uma analogia da história com o “mentor” desses livros. Lançado quase que na mesma época que Cinquenta Tons de Cinza, quem ler ver logo uma semelhança entre as histórias, porém achei que elas  só foi caracterizada em Julia. De resto o livro de Sylvain Reynard dá uma rasteira bonita em E.L. James.

Começando pela escrita. Gente, alguém tem dúvidas que um autor/autora (alguém já sabe a identidade de Reynard?), que inclui O Inferno Dante em sua narrativa iria ter uma escrita de mais ou menos para péssima? Achei o livro muito bem escrito e em nenhum momento repetitivo e que soube amarrar bem o significado da história de Dante e Beatriz com a de Gabriel e Julia. Mesmo com páginas e páginas onde só tinhamos a voz do narrador, em nenhum momento foi uma leitura tediosa. E devo parabenizar a editora também pela excelente revisão.

Por incrível que pareça, ou não, a quantidade de resenhas negativas sobre esse livro é muito grande. A maioria alega que é uma história sem coerência, plágio de Cinquenta Tons e até o fato da Julia não aceitar os presentes de Gabriel, um clichê.

Por ter sido escrito no momento do boom dos eróticos clichês, acho que você como leitor tem que relevar, se bem que como eu falei não considero esse livro erótico. O Inferno de Gabriel é mais para um romance sensualizado, uma história de amor trabalhada no vamos ter paciência e por isso pode não agrade tanto. Vamos combinar que nos tempos de livros em que na página 5 o casal já está na cama, a “lerdeza” é vem vinda.

Se fosse um livro único teria um final quase que satisfatório, mas com várias pontas soltas. Para alegria de quem gostou e dos que amaram o autor resolveu falar mais desse casal.


Estou curiosa para saber quais são os outros obstáculos que irão surgirem. Gabriel tem um passado muito negro e algumas coisas não foram superadas. Espero que a narrativa continue tão envolvente quando foi a desse livro.

Avaliação:

Um comentário:

  1. Oi Thiana! Estava falando desse livro um dia desses com uma amiga que me contou que é um homem. Eu não li ainda, mas já está na minha lista de próximas leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir