25 outubro 2017

[Resenha] Meus Dias Com Você - Clare Swatman

Título: Meus Dias Com Você
Título Original: Before You Go
Autora: Clare Swatman
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417401
Ano: 2017

Sinopse: Quando o marido de Zoe morre, o mundo dela desaba. Mas e se fosse possível tê-lo de volta?
Numa fatídica manhã, Ed e Zoe têm uma discussão terrível, algo recorrente no seu casamento em crise, e ela acaba se despedindo de forma brusca quando ele sai para o trabalho.
Pouco tempo depois, um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o e deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito quanto o amava. Se tivessem ficado mais um pouco juntos aquela manhã, ele ainda estaria vivo? Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?
Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar. De luto, decide cuidar do jardim do marido, quando acaba caindo e desmaiando. Então, algo estranho acontece: ao acordar, ela está em 1993, no dia em que conheceu Ed na faculdade.
A partir desse instante, Zoe passa a reviver momentos cruciais de sua vida e percebe que talvez tenha conseguido uma segunda chance: uma oportunidade de fazer tudo diferente, de focar naquilo que realmente importa, de mudar os rumos do relacionamento – e, quem sabe, o destino de seu grande amor.

Impossível ler a sinopse desse livro e ter aquela sensação de que já vimos essa história antes. Parece que os autores e roteiristas adora uma história de amor que passa por uma tragédia e magicamente, ou não, um dos protagonistas tem a chance de mudar o final da história.

A inglesa, Clare Swatman, apostou nessa receita para seu livro de estreia e muitos foram os leitores que ficaram felizes com o resultado.

Zoe e Ed são casados há anos, mas a história deles começou ainda na faculdade quando dividiram uma casa com outros colegas. Mas não ache que foi amor à primeira vista ou um romance avassalador. Foram necessários alguns anos para que finalmente Zoe e Ed se tornassem um casal. Uma verdadeira história de encontros e desencontros que finalmente pareceu ter seu final feliz.

Só que a vida ainda guardava algumas dificuldades para esse casal, entre elas a morte precoce de Ed. O momento do casal era de crise e no começo do livro já percebemos isso e com a morte do marido, Zoe se sente completamente culpada pela forma como o tratou na última vez em que se viram e se arrepende das coisas que não pode dizer.

Alguns meses depois da tragédia, Zoe sofre uma queda e quando acorda de alguma forma está no dia em que foi par faculdade e conheceu o homem que seria seu futuro marido.

Capítulo a capítulo os leitores, junto com a protagonistas, revivem momentos importantes para a história do casal e ao longo disso nos fazemos a mesma pergunta que Zoe, seria essa uma forma de corrigir erros do passado e evitar a morte de Ed?

Meus Dias com Você não foi uma leitura muito fácil para mim. Com uma cara de drama que me faria chorar horrores, o livro passou longe disso. Com capítulos relativamente longos e bem descritivos, a leitura foi pouco dinâmica. Acompanhamos mais as reflexões de Zoe sobre a primeira vez em que passou por aquela situação e o que pode fazer para mudar ou melhorar aqueles momentos.

Não me senti, ao longo da narrativa, uma conexão com os personagens e nem mesmo cheguei a me emocionar com a história. Não é que seja um livro ruim, porém a falta de acontecimentos que realmente agitassem a trama foram quase que inexistente.

Outra coisa que me incomodou muito foi que os conflitos do casal, Zoe e Ed, era uma verdadeira gangorra e apesar da chance de corrigir erros do passado Zoe só encontra um caminho diferente para cair na mesma situação que tentava mudar.

Se você gosta de dramas e acha que esse é um livro que segue por esse caminho eu não o indicaria logo de cara. Eu sou facilmente emocionável, choro com qualquer coisinha em livros e filmes, mas nesse livro só fiquei levemente emocionada nas paginais finais.

Em um contexto geral, a história é realmente interessante e mostra a evolução de um relacionamento e dos conflitos que o amadurecimento do casal pode causar. Só que Meus Dias Com Você acabou sendo um livro sem novidades, uma final previsível e que para alguns leitores pode ser bem decepcionante.

Avaliação:


10 comentários:

  1. Sou suspeita de falar se gosto ou não do enredo do livro, não curto muito clichê, mas costumo dizer que o amor é clichê, então não tem como esperar coisas tão diferentes.
    O ponto que pra mim não funciona é o excesso de descrição, isso torna a leitura arrastada. Gostei da sua resenha e me deixou bem na dúvida se encaro ou não rsrs. Possui coisas que gosto na leitura e coisas que tenho horror.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Me senti como você. A questão de ficar toda hora revendo o que aconteceu e no final ter terminado daquela forma não me cativou muito e acho que ficou meio que repetitivo mesmo, mas para passar o tempo até que vale.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, até desanimei um bocado, esse livro está na minha lista desde seu lançamento. Que pena que não gostou tanto assim, as vezes depositamos muitas expectativas em um livro e acabamos decepcionados, mas o que vale é a leitura e, procure tirar o melhor dela.
    Sucesso!

    Beijos
    Fe
    https://ateaultimapagina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie.

    Li este livro esse ano e até que foi uma boa leitura. Gostei da narrativa, mas acabei chateada com o final.acho wue eu gostei bem mais do que você.

    ResponderExcluir
  5. Só pela capa eu leria e me derreteria!!!
    Que pena que não foi uma leitura proveitosa pra você, mas ainda assim quero dar uma chance.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi. :)
    Não sou muito fã de dramas, meio que saio correndo rs.
    Gostei muito da sua sinceridade sobre o que achou do livro, isso não se vê muito nos blogs de hoje. Parabéns.
    Não sei se leria, mas quem sabe um dia né? Nunca se sabe.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    É uma pena você não ter curtido a leitura :(
    Particularmente, eu li e gostei bastante... Chorei quase o livro todo, mas, entendo sua opinião, pois, de fato a protagonista é bem chatinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Nossa, eu não esperava que o livro fosse tão parado assim. Pelas resenhas que já tinha lido, parecia me que era uma história bem dramática, mas que entretinha o leitor. É uma pena o livro não ser o que você esperava. Ainda sinto curiosidade em conhecer essa história, contudo irei controlar minhas expectativas antes.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Eu li o livro e me sinto do mesmo jeito que você. Não tive paciencia com aquele drama todo e nunca acontecia nada de muito relevante, sabe? Foi mais Zoe revivendo o passado sem quase não poder mudar nada. Se pelo menos ela conseguisse mudar algo... Enfim, também não chorei e esperava mais do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!Tudo bem?
    Bom,eu adoro livros dramáticos porém odeio livros clichês.Gosto de coisas diferentes e que me surpreenda,achei a história previsível e já utilizada muito em filmes.
    Não seria uma leitura que colocaria para frente,além de eu ter uma tolerância de personagens chatos ,de chata já basta minha pessoa.
    Bjs

    ResponderExcluir