28 fevereiro 2019

[RESENHA] O Bom Sujeito - Dean Koontz

Título: O Bom Sujeito          
Título Original: The Good Guy
Autor: Dean Koontz
Páginas: 400
Editora: Record
ISBN: 9788501077554
Ano: 2011

Sinopse: A vida do pacato Timothy Carrier vira de pernas para o ar quando, numa noite, um dos clientes do bar que ele costuma frequentar o confunde com um assassino profissional e encomenda a morte de Linda Paquette. As coisas se complicam quando o verdadeiro assassino chega, logo depois. Temendo que o assassino descubra que foi enganado, Tim decide procurar a mulher que ele nem sequer conhece para alertá-la de que sua vida corre perigo. Porém, o matador, um cruel psicopata, já está atrás deles.


Timothy Carrier ou Tim é um pedreiro que resolveu terminar o dia de trabalho no bar de seu amigo Liam. Entre um gole de cerveja e outro um homem surge, bem nervoso senta ao seu lado e entre umas poucas palavras ele deixa um envelope com muito dinheiro e a foto de uma mulher com um endereço no verso, que ele deve matar. O problema é que Tim é apenas um pedreiro e logo percebe que o estranho achava que ele era outra pessoa.

A situação complica mais ainda quando outro estranho surge e com ele traz uma “sombra”. Quando esse segundo estranho senta ao lado de Tim ele tem certeza que esse é o verdadeiro assassino que devia ter recebido o envelope com o dinheiro e a foto. Mesmo sem saber o que a mulher da foto fez para querem que ela morra, Tim decide se passar pelo contratante do assassinato, entregando apenas o dinheiro e dizendo que não quer mais que o serviço seja feito. O assassino aparentemente concorda com o acerto, mas Tim sabe que o engano dos homens são duraram por muito tempo. Por isso ele decide ir atrás de moça, Linda Paquette.

Quando ganhei esse livro eu achei que a chance de realmente realizar essa leitura era zero. Mas durante uma maratona literária, um dos desafios era ler um livro com uma capa que eu achasse feia.  Vamos combinar olha a capa desse livro, nem é a cor ou o homem em pé que me incomodam, mas o resto dessa mulher no chão estragaram toda a harmonia. Sabem quando dizem para não julgar um livro pela capa? Mais uma vez tirei a prova disso.

O enredo é bem surreal, não consigo acreditar que na vida real tudo que aconteceu nesse livro realmente é possível de acontecer. Se você curte aqueles filmes de perseguição mocinhos versus assassino esse livro é perfeito e apesar de não ter lido nenhum livro do Lee Child, achei o enredo a cara do Jack Reacher.

Timothy Carrier é o cara mais altruísta que já conheci. Quem iria sair da paz da sua vida para ir em socorro de uma pessoa que nem conhece. Ele poderia ter apenas alertado Linda de que alguém estava tentando matá-la, mas não, ele resolveu fugir com ela também. Tudo bem que sua interferência também o colocou como alvo, mas quem ia querer se sujar na lama mais do que já estava?

Então você se pergunta, era só eles irem na polícia. Sim, eu poderia ir até eles, mas eles tinham um probleminha, o assassino aparentemente é um “homem da lei”. Não falei que esse livro era um roteiro de filme? 

Narrado em terceira pessoa os capítulos são intercalados entre o que acontece com Tim e Linda e o assassino. Isso foi essencial para percebermos um pouco da mente doentia do assassino. A pesar de ter sido pago para realizar o trabalho, o vilão torna tudo muito pessoal, primeiro por ter sido enganado e segundo porque ele é tão psicopata que até o estilo de vida de Linda o incomoda. E ao longo dos capítulos que focam nesse homem, vamos o quanto ele é perigoso e até um alfinete fora do lugar é motivo para ele querer matar uma pessoa.

O Bom Sujeito do início ao fim foi uma trama eletrizante, cheia de reviravoltas e com um final, que poderia ser melhor, mas se encaixou perfeitamente com a trama. Não é um livro para romantismo, mesmo que do início ao fim você torça para que Tim e Linda terminei juntos.

O final achei bem corrido, apesar de o mistério ter ficado bem explicado. Apesar de corrido foi bem surpreendente e mostra que até mesmo os bons sujeitos têm seus segredos.

Avaliação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário