24 dezembro 2012

Lendo e Resenhando: O Primeiro Dia - Marc Levy

Título: O Primeiro Dia
Título Original: La Premier Jour
Editora: Suma de Letras 
Autora: Marc Levy
Páginas: 369
Ano: 2012
ISBN: 9788581050980



Descobrir a origem do universo. Descobrir o fóssil do primeiro ser humano. Essas são as respectivas buscas de Adrian e Keira, um astrofísico e uma arqueóloga. São dois objetivos opostos mais que por um misterioso pingente podem estar ligados. 

Adrian e Keira se conhecem, mas 15 anos os separaram. Ela passou os últimos três anos em busca de suas respostas em uma escavação na Etiópia e ele no Chile. 

E eis que a disputa de uma bolsa que daria ao vencedor dinheiro para continuar suas pesquisas fazem os caminhos deles se cruzarem. Keira leva sempre com ela um pingente que ganhou de uma pessoa muito especial, mas depois de uma noite no apartamento de Adrian ela o esquece por lá. 

Eventos mistérios em volta desse objeto estão acontecendo e o mais surpreendente é que ninguém sabe sua origem ou do que é feito. 

Chato! 

Essa foi minha opinião durante boa parte da leitura. Fiquei muito chateada por está achando o livro do Marc Levy tão tedioso. 

O Primeiro Dia me fez lembra muito os livros do Dan Brown, sendo que esse tem um talento nato na hora de escrever um romance cheio de intrigas e reviravoltas. Marc Levy se aventura nessa escrita e por pouco não foi um desastre. 

Foram inúmeras às vezes em que pensei em deixar o livro de lado e ler outra coisa, foram inúmeras as vezes que preferir ficar na frente do computador a voltar a ler. 

Mas chegou um dado momento onde fui pega de jeito. 

O Primeiro Dia de inicio pode parecer uma leitura chata, mas é um livro do qual não podemos desistir. Quando li as dez últimas páginas fiquei desesperada por não ter a sequência em mãos para ler. Marc Levy fecha essa obra de uma forma que deixa o leito louco pelo próximo e pra saber como tudo isso vai acabar. 

Um ponto interessante é a narrativa. Nos momentos de Keira e outros personagens que aparecem no desenrolar é em terceira pessoas, já as de Adrian é em primeira pessoa, ele mesmo narra os acontecimento. Isso me despertou a curiosidade de em alguns momentos saber como seria uma possível narrativa de Keira. 

Se for para tira uma conclusão rápida sobre esse livro será a seguinte: Um tédio que vale apena ser lido. 

O fato de não ter abandonado além da força de vontade foi eu gostar muito de coisas ligadas a astrologia e arqueologia que tem de sobra aqui.

Em dois blogs que acompanho vi duas visões opostas sobre o livro uma não gostou e outra adorou. Então já viu que ele divide opiniões. 

De que lado fico? No meio, se por um lado o livro é chato pra caramba por outros mostrou-se ser quase uma novela, com uma reviravolta que só será resolvido nós últimos capítulos. 

Esse seria o primeiro livro que classificaria com três estrelas, mas um gancho bem elaborado pra sua sequência, A Primeira Noite, rendeu a ele mais uma estrelinha, fechando assim com quatro.


AVALIAÇÃO:






14 comentários:

  1. Infelizmente esse não é meu tipo de leitura favorita. Sou fã do bom e velho dragão azul cavalgado por um elfo que solta raios e carrega cetro de Odim.....Hahahahahaha. Odeio quando eu termino um livro e não tenho a continuação, é tipo, DESESPERADOR!!! Aconteceu comigo quando terminei de ler O Filho de Netuno do Tio Rick Riordan e The Mark of Athena seria lançado só 5 meses depois ¬¬¬¬¬¬¬
    Se eu fosse comprar esse livro seria unicamente pela capa, não sou muito chegado nesses romances meio "novela" sabe!? Rsrsrs


    Abraços,
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nao curto muito esse tipo de leitura. Ja vi outras resenhas e o pessoal fala super bem, mas não sei se iria parar pra ler esse.

    Talvez um dia, quem sabe!

    Parabens pela resenha!

    Bjokas

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  3. Tenho certo receio de ler esse livro, todo mundo comenta isso, que no incio acha que ele é meio "chatinho" eu tenho medo de abandonar no inicio ><

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  4. Faz um bom tempo que quero ler um texto do Mar Levy, todos parecem ser tão bons que ainda não sei por onde começar.

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  5. Acredita que comigo foi ao contrário? Eu me senti super ligada na história quando o livro começou, mas mais pro final, ficava largando a leitura toda hora e indo pra frente do computador, mas o finzinho foi uma surpresa pra mim. Gostei bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Se não fosse pelo lengalenga do inicio esse teria sido o melhor livro que lhe esse ano. Marc pecou muito é explicar tudo minuciosamente. Já vi comentários de que a segunda parte está mais paradona que o inicio desse, com medo de ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Como eu disse vi os dois lado um gostou outro não. Fique até com medo de ler, sempre ouvia maravilhas sobre os do Marc e esse foi quase uma decepção salvo no final do segundo tempo. rsrsrs

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  8. Tem que ter muita força de vontade, rsrsrsrsrs.

    Bj

    ResponderExcluir
  9. Se fosse pra começar a ler Marc não começaria por esse, o risco de não gostar dele é grande.

    Qye bom que gostou aqui do meu cantinho. *-*. Vou fazer uma visita ao seu com certeza.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Quando cheguei no fim fique pensando "Por que fiquei enrolando tanto?" O fim realmente foi um surpresa e ele com certeza foi o que me fez gostar mais do livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Thiana!

    Pena que o livro era entediante, mas pelo menos ele melhorou no final.

    Estou com a continuação dele aqui para ler, mas não me animo pra começar porque ainda não li O Primeiro Dia.

    Beijos e feliz 2013!
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. No começo da resenha, pensei que você colocaria umas 2 estrelinhas no livro rsrs e parece que o final realmente tem uma GRANDE reviravolta. Fiquei curiosíssima.
    Adorei a resenha! E ainda estou dividida entre ler o livro ou não.. rsrs estou com medo de uma decepção XD


    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Juli, fiquei tão triste quando comecei e foi um tédio total, nem estava acreditando que o último livro de 2012 séria menos de 4 estrelas. Mas realmente chegou uma hora que o enredo deu um guinada que passei a ama. Espero que o segundo continue no mesmo ritmo com o que esse terminou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Foi uma batalha o inicio desse livro, mas até que valeu a pena. Só acho que o Marc poderia de maneirado um pouco na aula que ele dá.
    Ainda sem previsão de quando vou ler o segundo, mas espero que não tenha o mesmo inicio que esse.

    Beijos.

    ResponderExcluir