04 fevereiro 2013

Lendo e Resenhando: A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan




Título: A Pirâmide Vermelha [As Crônicas dos Kane] Livro 1
Título Original: The Red Pyramid [The Kane Chronicles] Book 1
Páginas: 445
Editora: Intrínseca
Autora: Rick Riordan
ISBN: 9788598078977
Ano: 2010

Carter e Sadie Kane são irmãos que só se encontram duas vezes ao ano desde a morte de sua mãe. Sadie mora com seus avós maternos em Londres e Carter viaja pelo mundo com seu pai, o egiptólogo Julius Kane.  Estilos de vida completamente diferentes e irmão bem diferentes.

Em um dia de visita de Julius e Carter a Sadie, o pai resolve levar os filhos ao Museu Britânico, o objetivo de Julius é concerta as coisas na vida de sua família, mas acaba libertando deuses egípcios e um deles é Set, o cara mal da história.
"Eu já tinha ido ao British Museum antes. Na verdade, já tinha estado em mais museus do que gostaria de admitir. Isso me faz parecer um nerd completo." Pg. 24
A partir desse acontecimento e agora com o pai desaparecido, os dois irmãos começam a descobrir coisas sobre sua família que nunca imaginaria ser possíveis e embarcam numa aventura cheia de descobertas em busca de uma solução para combater Set.

Pouco conhecia sobre o estilo de escrita do Rick Riordan antes desse livro. Percy Jackson só conhecia mesmo de ouvir uma amiga falar dos livros, mas acabei nem lendo e só vendo o filme mesmo. Adoro mitologia grega, mas pouco me interessei pela trama criada por ele nessa série e nem sei dizer o por quê.

Começar a ler As Crônicas dos Kane, de certa maneira, veio tira essa minha falta de interesse nas obras do Riordan. Me encantei pela forma como ele consegue criar uma aventura, mesclando infinitos elementos da cultura egípcia ao enredo do livro.

A Pirâmide Vermelha é a viajem entre a vida dos Kane e a realidade de como os egípcios viviam, os faraós e seus deuses. Pra quem gosta dessas coisas da antiguidade os livros do Rick Riordan já se mostram bons guias.

Em relação à narrativa desse livro, o autor quis abranger os dois irmãos, já que a história é centrada neles, então vemos no livro uma alternância de narrado. Dois capítulos são narrados por Carter e dois por Sadie e essa estrutura segue todo o livro. Deu confusão, sim, algumas horas achava que era a Sadie narrado, porém na verdade era o Carter. Mas depois que você já está familiarizado com os personagens a confusão somo. E para ajudar cada cada página traz na margem superior o nome de quem está narrando.

Vários personagens completam o livro desde pessoas normais, os humanos, a série que tive um pouco de dificuldade de imaginar.
"Como se isso fosse um item em minha lista de tarefas a fazer antes do Natal. Ver papai: ticado. Desenvolver poderes estranhos: ticado. Derrotar um deus diabólico do caos: ticado. (Sadie)" Pg.98
Já fazia tempos que não lia uma história de aventura que me fizesse rir [Sadie saber ser engraçada.] e foi exatamente isso que encontrei nesse livro e se os próximos seguirem essa mesma linha não me faltaram por alguns dias.

Avaliação:






3 comentários:

  1. Essa série é ótima!!! gosto demais das aventuras de Sadie e Carter... já li este livro e Trono de Fogo... Querendo o ultimo da trilogia...
    Fico feliz que tenha gostado tbm... a série é ótima, tem uma pitada de sarcasmo, comédia..


    abraços

    ResponderExcluir
  2. Acredita q o unico livro q li do autor foi "O ladrao de raios"? Eu gostei bastante, bem divertido, mas ainda nao tive tempo para ler os outros. Sao tantas series para acompanhar q a gente fica doidinha. rsrs

    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. O Ladão de raios ainda nem li, como disse nem ligava pra o Rick. rsrsrs Mas depois desse fiquei curiosa gostei bem mais do que estava esperando.
    Ah são muitas séries mesmo, uma atras da outra.


    Bjs

    ResponderExcluir