06 maio 2014

Lendo e Resenhando: Eleanor & Park - Rainbow Rowell




Título: Eleanor & Park
Título Original: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Páginas: 328
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Ano: 2014

Personagens completamente fora dos padrões. Park um descendente de coreano, viciado em música e gibis, não é popular, mas agradece por não ser alvo de “brincadeiras” dos colegas. Já Eleanor é a ruiva, novidade da área e seu jeito inusitado de se vestir a tornaram um alvo fácil para os “descolados”.

O toque totalmente greek é o cenário da narrativa da história de um primeiro amor embalado por The Cure e Smiths, entre um gibi e outro. É uma estória sobre um amor puro, que te deixa também apaixonado e em conflito com os próprios sentimentos.

Fofo, encantador, romântico e de partir o coração. Por diversas vezes um bolo se formou na garganta, os olhos encheram de lágrimas e sim, chorei. Chorei por a vida ser difícil, injusta e dá uma falsa sensação de que tudo vai dar certo e ser melhor.

Por mais que o livro seja ambientando na década de 80 é tudo tão próximo do que vivemos e esse mundo greek ganha uma imagem tão mais empolgante que ler sobre o cara perfeito que joga no time do colégio e a líder de torcida.

Como queria ter lido mais HQ do X-Men.

Eleanor & Park é incrível, desde a primeira página me vi completamente viciada nesse livro, foi uma ligação instantânea com os personagens, torcendo parágrafo por parágrafo para que tudo desse certo.

Rowell tem uma escrita tão simples que deixa escrachado os sentimentos dos personagens. O livro é narrado em terceira pessoa e alternando a perspectiva entre os protagonistas isso ajudou a entendermos a profundidade do que eles sentem um pelo outro e os seus próprios conflitos pessoais.

Alguns podem achar estranho porque mesmo tendo, inicialmente, uma certa relutância na aproximação de Eleanor com o Park, logo os dois acertam os ponteiros e estão completamente apaixonados. Mas não consegui achar nada de ruim nisso, quando falta alguma coisa em nossas vidas e achamos algo para tapar aquele buraco fazemos isso sem pensar duas vezes, nem pensamos nas consequências que isso pode ter. A forma que a autora narrou essa aproximação e todos os elementos que ela usou colaboraram muito para entender todo esse encantamento entre os personagens.

Encanto que se desprende das páginas e chega ao leitor.

Este é um livro único, mas ao final nos deixa com um mundo de possibilidades na cabeça, de querer saber o depois, de querer viver mais um pouco com esses personagens e nos apaixonarmos cada vez mais por eles.

Fiquei pensando nos quotes que poderia por na resenha, mas acabei optando por não colocá-los por que simplesmente ele é cheio de quotes maravilhosos e alguns poderiam ser uma spoiler. Essa leitura me deixou totalmente sem folego.

Já era de se esperar que o livro que passou 12 semanas na lista do New York Times chamasse atenção da indústria dos cinemas e foi isso o que aconteceu. A DreamWorks agora tem os direitos de adaptação do livro e pretende começar a filmar em 2015.

A Novo Século promete também trazer mais um livro de Rainbow Rowell para o Brasil, será Fangirl.


Avaliação:


2 comentários:

  1. Oi Thi!
    Quando vi esse livro até fiquei com vontade de ler, mas não imaginei que seria tão bom assim! Agora a vontade aumentou ainda mais.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. É o único livro mais puxado pro romance, desde a culpa é das estrelas que me chamou a atenção, o que fazer quando ele está muito caro? Vou chorar
    Seguindo o blog viu?
    Abraços
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir