15 outubro 2014

Lendo e Resenhando: Cidades de Papel - John Green


Título: Cidades de Papel
Título Original: Paper Twos
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Autora: John Green
ISBN: 9788580573749
Ano: 2013

Quentin Jacobsen tem uma paixonite por sua vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Eles brincavam juntos quando eram pequenos, mas após um acontecimento muita coisa mudou e agora ela é a garota descolada, cheia de histórias interessantes e ele apenas mais um na multidão do ensino médio.

Uma noite, Margo completamente vestida de ninja convida Quentin para fazer parte de uma vingança cheia de elementos inusitados, mas no dia seguinte algo estranho acontece, Margo desapareceu, mas deixou pistas que só Q pode desvendar.

Cidades de Papel é uma grande aventura, mesclada com o mistério que são as pistas deixadas por Margo. Apesar da pouca importância que os pais dela dão a mais um de seus sumiços, desta vez Quentin foi o alvo dela. Assim como o protagonista ficamos completamente perdidos com alguma das pistas deixadas por Margo e o emprenho de Q para entendê-las, ele fica quase que obsessivo, mas está completamente disposto a saber onde e o que aconteceu para que a garota que ele julgava conhecer, da noite para o dia, largasse tudo e todos, mais ainda por ela ter sumido no dia seguinte a pequena aventura deles.

A narrativa é feita pelo ponto de vista de Quentin, e ele é um personagem extremamente encantador. Filho de pais psicólogos é a cobaia perfeita para as analises deles, que acham que tem um filho perfeito e equilibrado.

Um ponto alto do livro são os amigos de Q. Ben me fez rir muito e Radar com seu jeito mago da informática foi de grande ajuda junto com sua enciclopédia virtual. John Green cria o grupinho nerd, porém que são bem descolados, claro que tem a galera popular, da qual Margo fazia parte, mas nada como estamos acostumados ver, eles quase não tem importância para a trama.

O enredo foi bem inteligente e quando todo o mistério vai sendo revelado fiquei completamente embasbacada, principalmente porque o nome do livro tem tudo a ver com a estória e foi uma completa supressa.

Se gostou de A Culpa é das Estrelas, não espere nada parecido. Este é um livro mais leve, engraçado e ainda assim consegue fazer refletir a maneira como levamos nossa vida.

Avaliação:



Um comentário:

  1. Eu definitivamente AMEI esse livro. É o meu preferido do John Green! Não consegui me "conectar" com seus outros livros da forma que fiz com este. Ele é leve, simples, intrigante e engraçado! Nunca ri tanto em um livro. Fiquei super satisfeita com a leitura e recomendo à todos. Fico super feliz que tu tenha gostado também :)
    Beijos,
    Por trás das linhas

    ResponderExcluir