07 outubro 2014

Lendo e Resenhando: Eu Te Vejo - Irene Cao


Título: Eu Te Vejo
Título Original: Io Ti Guardo
Autora: Irene Cao
Páginas: 208
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581051727
Ano: 2014

“Estou prestes a chorar. O nó em minha garganta se afrouxa. Sou uma sentimental idiota com os olhos vermelhos, uma menina que quis dar uma de mulher e só arrumou problemas.”
Pg. 165

Elena tem 29 anos e é uma restauradora, que no momento está trabalhando em um afresco de um palácio em Veneza que vem lhe tirando o sono. Com a preferência pragmática de não gostar de distrações em seu ambiente de trabalho, vê seu mundinho ficar abalado pela chegado de Leonardo, uma famoso chef, que ficara hospedado no local.

A chegada de Leonardo abala mais que a rotina de Elena no trabalho, mas sua vida sentimental. O magnetismo do chef é enorme e até mesmo sua amiga Gaia sente isso, porém por traz o atraente siciliano mudara muitos conceitos na vida de Elena.

Narrado pelo ponto de vista de Elena, conhecemos uma mulher que ao longo da leitura vai se transformando e se descobrindo, parece que uma Elena começa o livro e outra termina.

A ambientação na incrível Veneza pode ter sido o pecado da autora. Irene transcorre um detalhamento da cidade impecável, porém mostra pouco aprofundamento nos personagens. Mas especificamente no caso de Elena, quem ela é antes do livro começar é muito vago, só conhecemos a Elena de agora, mesmo que pelos poucos sinais não tenha mudado tanto dos tempos de faculdade, período de sua vida que constantemente é citado.

No caso do protagonista Leonardo, é até entendível todo o mistério e o fato de o livro ser narrado por Elena, justifica só saber o que ele quer que ela saiba. A aura de mistério sobre Leonardo é intensa, o personagem de fato guarda um segredo como já é dito na contracapa, mas a falta de pistas faz que, não inúmeras, mas duas possibilidades rodeiem a vida dele, porém nem uma sinal é dado sobre isto neste primeiro livro.

O livro narra mais que as aventuras eróticas de Elena e Leonardo, mas também uma mudança significativa na protagonista. Por esse fato Eu Te Vejo, será um livro desprezível, para alguns. Afirmo isso, pois já para que ainda vivi ouvindo e lendo criticas a livros como Cinquenta Tons e Belo Desastre, sei que esse elemento em particular nada agradara alguns leitores.

O final deixa evidente que algo mais acontecerá, já que se trata de uma trilogia, e por isso termina de uma maneira que desperta a curiosidade. O livro só não levou cinco estrelas, por dois motivos. Além da falta de um desenvolvimento maior dos personagens, é o primeiro erótico que leio onde a camisinha parece que não foi inventada, nem rola algo do tipo “Quer ver o resultado dos meus exames.”


Avaliação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário