10 junho 2015

[Lendo e Resenhando] Objetos Cortantes - Gillian Flynn


Título: Objetos Cortantes
Título Original: Sharp Objects
Autor: Gillian Flynn          
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576580
Ano: 2015

A jornalista Camille Preaker acabou de sair de um hospital psiquiátrico, onde estava internada para tratar sua compulsão pela automutilação. Vicio que chegou ao ponto de deixar todo seu corpo marcado com palavras.

Á pedido de seu chefe ela retorna a sua cidade natal, Wind Gap, para fazer a cobertura do assassinato e desaparecimento de duas meninas, o problema é que fazem oito anos que Camille não volta ao lugar e sua relação com a mãe não é das melhores, sem contar com o seu padrasto insignificante e uma irmã de 13 anos que mal conhece.

Em quanto Preaker tenta buscar material para sua reportagem, vamos conhecendo sobre o passado dela e ficando cada vez mais estarrecidos com ele e a investigação dos crimes.

Minhas expectativas sobre esse livro foram as mais altas de todas que já tive até hoje por um livro, afinal eu amei Garota Exemplar, e a sinopse e divulgação prometia muito mistério e tensão. E de fato as expectativas foram atendidas e ainda me deixou meio deprê.

Objetos Cortantes é muito diferente do primeiro livro que a Intrínseca lançou da Gillian Flynn. Logo de cara simpatizei com a protagonista Camille e foi inevitável o sentimento de pena, principalmente nas interações que ela tem com a mãe. Quando vamos revivendo o passado desta família, entendemos de cara quais foram os fatores que levaram a protagonista pelo caminho da automutilação mesmo assim precisamos de mais.
Camille vai afundo em sua investigação sobre os assassinatos e durante todo o livro parece está fazendo um progresso melhor do que a polícia local e do detetive enviado do Kansas, Richard, por sinal meu segundo personagem favorito desta trama.

A forma como o assassino age é chocante e faz você criar uma imagem dele que com certeza vai ser a grande surpresa do desfecho. Sempre sou boa em descobrir o vilão já no meio da leitura, porém neste fui pega totalmente de surpresa.

Outro ponto a considerar é que por ser narrado por Camille somos facilmente levados a simpatizar com os personagens que ela tenha esta tendência, porém algumas situações me deixaram com vontade de bater nela, pois era uma merda atrás da outra.

O grande problema deste livro é que ele é muito curto e senti que algumas situações poderiam ter sido mais aprofundadas como um personagem que assim como começou o livro, sendo uma incógnita, ele terminou. O passado de Preaker também deveriam ter tido uns flashbacks mais longos.

Segundo livro que termino da Gillian Flynn e tenho o mesmo sentimento de que algo está faltando e de inconformidade com a maneira que acaba. Toda a narrativa é cheia de sujeira, sobre o lado mais decadente do ser humano e dá a expectativa de que tudo acabará bem, mas Flynn mais uma vez mostrou que nem sempre sua visão de um final positivo pode agradar a todos.

Avaliação:



Um comentário:

  1. Oiiii
    to louca para ler esse livro,ainda não li nenhum livro da Gillian Flynn,mas me falaram que são otimos.
    Bjs

    ResponderExcluir