19 outubro 2016

[Resenha] Como Tatuagem - Walter Tierno


Título: Como Tatuagem
Autor: Walter Tierno
Páginas: 308
Editora: Verus Editora
ISBN: 9788576865346
Ano: 2016

Sinopse: Artur é um cara rico, superficial e egoísta. Bonito e popular entre as mulheres, não tem o menor respeito por elas — sua vida amorosa se resume a colecionar parceiras na cama. Essa rotina de prazeres e privilégios é interrompida quando ele sofre um grave acidente de carro. Para ajudá-lo a se recuperar, sua mãe contrata a fisioterapeuta Lúcia. 
Desde criança, Lúcia sofre o preconceito que persegue os portadores de vitiligo. Sua mãe sempre esteve presente para apoiá-la e fazê-la enfrentar os obstáculos que a vida lhe impõe. De temperamento doce, porém decidido, Lúcia tem uma consciência peculiar e aguda sobre o mundo. Mas, quando se vê sem o amparo materno, suas certezas desabam.
O encontro de duas pessoas tão diferentes vai gerar muito atrito, mas com o tempo Lúcia e Artur vão descobrir algumas das infinitas facetas do amor e, entre conquistas, medos, perdas e paixões, verão suas vidas transformadas para sempre. 
Você também pode conferir a resenha em vídeo.
Poucos livros me chamam a atenção ao ponto de eu querer ler logo, sem nem ao menos ter visto muitas divulgações ou resenhas deles. Mas foi isso que aconteceu, quando trabalhando o autocontrole no site da Amazon, encontrei Como Tatuagem e ao ler um comentário de uma pessoa que dizia ter amado a história. Só a sinopse já tinha me atraído, mas depois desse incentivo sai correndo para a livraria, quase que literalmente e comprei.

Se você acha que a através da sinopse já vai saber muito sobre esse livro, está redondamente enganado. Eu consegui ser completamente surpreendida pelos personagens, situações e pelo desfecho.

Artur realmente é um homem superficial, que trata as mulheres como objetos e com certeza é um personagem que poucos leitores irão gostar, principalmente por ter uma boca extremamente suja. Sabe aquele tipo de pessoa que acha que nada de ruim pode acontecer em sua vida, esse é o Artur. Porém, um dia achando que o asfalto é uma pista de corrida e só ele dirige bem, um acidente violentíssimo acontece e ele tem que ter as pernas amputada.

Já Lúcia, desde criança tem que lhe dar com o preconceito, que surgiu assim que sua pele começou a perder a coloração natural devido a vitiligo. Além disso a moça vem de família simples e com muito esforço e trabalho da mãe, ela estudou em bons colégios e conseguiu se forma em fisioterapia. Porém sua profissão exige muito contato físico e por causa da doença não é difícil imaginar que ela teve muitas dificuldades em se estabelecer na carreira. Sua fortaleza e maior apoiadora sempre foi a mãe, porém a morte dela a desestabiliza e mais do que nunca Lúcia precisa ter forças para lhe dar com o preconceito.

Quando mais precisava surge a oportunidade de Lúcia trabalhar como fisioterapeuta de Artur e a interação entre os dois não é nada boa inicialmente. Artur, como esperado, está destilando ódio por sua nova condição e por todos a sua volta. Lúcia compreende isso, mas ao mesmo tempo tenta de alguma forma fazer com que ele aceite sua nova vida.

Não ache que Como Tatuagem é um romance açucarado como filme romântico da sessão da tarde. Para começar há muitos palavrões, muitos mesmo, Artur é o campeão dos personagens boca suja, mas isso não me incomodou, foi uma característica que deixou o personagem original e principalmente realista e menos romantizado.

Ambos os personagens estão passando por momentos de aceitação, Artur com a amputação e Lúcia com o vitiligo, apesar de conviver tantos anos com a doença é perceptível que ela não aceita 100% isso. Os dois são o casal improvável, mas o sentimento surge entre eles e como não poderia falta, terão barreiras nesse relacionamento. Mas como já disse esse não é um livro romantizado e sim um choque de realidade.

As transformações e amadurecimentos pela qual os personagens passam são incríveis. Definitivamente o Artur e a Lúcia do início do livro não são os mesmos do final. Os personagens realmente crescem e isso é bem mais evidente no Artur.

A escrita do Walter Tierno é realista, direta e em alguns momentos até chocante. E meus parabéns ao autor pela pesquisa feita, desde sobre o vitiligo, a amputação e fisioterapia. Você realmente ver que ele procurou saber e entender para contextualizar tudo que colocou em sua obra.

Esse é um livro que indico sem medo, sei que não agradara a todos, mas não deixarei de indica-lo. Apesar de parecer ter falado muito sobre o livro, não contei nem metade das surpresas que esse livro guarda, surpresas que me fizeram rir, suspirar e chorar. Há dois anos não me via lendo um livro desses, mas Como Tatuagem me fez perceber que meus interesses literários amadureceram demais.

Avaliação:

20 comentários:

  1. Olá
    Ja conheço o autor, mas não sabia sobre esse livro e nãotenho dúvidas de que essa deve ser uma leitura maravilhosa e estou bem empolgada para conferir. Adorei sua resenha e confesso que a sinopse já me conquistou logo de cara. Legal que ele não se mostra tão romantizado e sinceramente não ligo sobre a linguagem, acredito que é uma característica única do texto. Quero ler com certeza!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiana, estava bem curiosa para conferir a sua resenha deste livro, porque estou muito empolgada em comprá-lo. Achei original a questão do vitiligo e talvez, os palavrões me incomodem um pouco, mas vou encarar, na certeza que apreciarei.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu adorei a sua resenha. Já tinha visto apenas a capa desse livro e não sabia nada sobre ele. Quando li a sinopse, achei mesmo que já sabia tudo o que aconteceria, mas pelo que vi na sua resenha eu estava mesmo enganada. Fiquei muito curiosa para ler também e espero que eu possa gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo quando os personagens vão amadurecendo durante a leitura, isso dá uma realidade a mais para o livro. Percebe-se que é uma história cheia de drama e foi o que mais me chamou a atenção. A capa é linda e o título super chamativo. Vou ter que me controlar bastante para não comprá-lo sem poder hahaha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não lembro de ter lido nada que discorresse acerca do vitiligo e achei isso super inovador e intrigante.
    A premissa da obra é bem interessante e fiquei bem curiosa para conferir como irá ocorrer tudo entre os personagens Artur e Lúcia.
    É muito bom saber que no decorrer da obra os personagens vão amadurecendo.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Adorei sua resenha !
    Não conhecia a obra em questão, mas, fiquei bastante animada, assim, como você gosto de ler livros com pouca divulgação pois sempre nos surpreendem.
    Um fato que gostei bastante é que há evolução nos personagens, isso sempre contribui para uma boa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu ainda não li esse livro mas comprei ele na bienal. Eu adoro a escrita do autor e fico feliz. Saver que esse livro è Tai bom como os outros. Achei positivo ele ter pesquisado sobre o assunto antes de escrever e abordar uma justificativa nya e crua com choque de realidade.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma das pessoas a quem provavelmente o livro não agradaria. Até já li uma história parecida, mas era um cara que sofria um acidente e ficava temporariamente paraplégico e acabava se envolvendo com a fisioterapeuta. Não aguentava as grosserias dele e dificilmente aguentaria esse Artur, e esse livro ainda tem o agravante dos palavrões, que não suporto, além de ter algo muito mais pesado como a amputação e ainda a presença do vitiligo. Fico feliz que tenha gostado, mas eu não leria.

    ResponderExcluir
  9. Não tinha lido muito sobre o livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa para conferir. Ainda mais sabendo que tem muito mais do que apenas o que você contou. Gostei da premissa, acho que vou gostar da leitura. Que bom saber essa evolução dos personagens. A capa é linda!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas o tema não me desagradou na totalidade! :) E adorei conhece-lo e achei que essa escrita direta e, em certos momentos, chocante, seria boa para mim! :)

    Parece-me que, como deste a entender, o publico não e muito abrangente, mas ainda assim acho que arriscaria! :) hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. oie, que bacana saber que você gostou do livro e que o amadurecimento dos personagens é visível no decorrer da trama. gosto desse tipo de história e fiquei curiosa sobre a doença da personagem. Espero poder ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi Thiana, realmente só a sinopse desse livro já chama a atenção. Eu, ao contrário de você, sempre leio livros sem ter referências, e quase nunca me decepciono (ainda bem!). Na verdade, é mais fácil eu me decepcionar com alguma obra que todas as pessoas comentam do que alguma desconhecida. Acho que vou gostar do Como Tatuagem, ultimamente tenho apreciado muitos livros da editora. Dica anotada! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oiee Thiana ^^
    Não sei por que achei que esse livro não valia a pena *-* tinha achado a capa dele linda, mas, de alguma forma, não tinha me interessado pela sinopse. Sua resenha me fez mudar de ideia. É tão bom quando os personagens são reais assim, né? Sem aquela coisa romantizada e fictícia demais. Eu adorei a sua análise sobre a obra, me deixou doida para ler. Espero gostar também.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi Thiana!
    Pela capa (que não é totalmente feia) e pelo título, passaria bem longe do livro. A sinopse não é aquelas coisas e lendo a sua resenha, tenho certeza que construirei muito ódio em torno do Artur, rsrs. A premissa do livro, me lembrou demais "Como Eu Era Antes de Você" nessa questão dele ficar paraplégico e ser bem grosso, de não se preocupar com nada no passado e tudo o mais.
    Não sei se leria...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/para-que-dividir-nunca-jamais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline,

      Olha eu até achei que séria uma especie de Como Eu Era Antes de Você, mas esse livro passa bem longe disso. Enquanto o primeiro é a romantização em livro, Como Tatuagem é realista sem firulas românticas. rsrsrsrs Tem romance? Tem, mas nada que eu chegue a classificar como um livro romântico.
      Se quer uma leitura mais pé no chão, mais real, indico o livro
      Bjs.

      Excluir
  15. Olá!

    Esse é um livro que eu tenho na minha wishlist e tinha me esquecido dele. É bem o que eu tenho tido vontade de ler. A escrita mais crua, realista e direta e a transformação, a aceitação dos personagens. Realmente algo que eu busco na leitura na minha fase atual. Adorei a dica e que bom que me relembrei que tenho que ler. Haha.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  16. Oi querida,
    Não vou mentir que essa capa é lindíssima ♥

    Mas a sinopse e sua opinião me fez repensar a leitura, já que li outras resenhas sobre este livro. Eu comparei esse livro com outros que já li e tem mais ou menos esse cenário com o protagonista, mas como li o seu comentário aqui em cima parece que ele passou longe de um "Romance jojo moyes".

    Bom, como pode ver eu ainda não li esse livro, mas já o coloquei na minha lista de "talvez" leia.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e gostei dele, apesar de ter alguns pontos que não gostei tanto. Essa coisa de ter muito palavrão é algo que geralmente não me agrada, mas nessa história achei necessário e também achei que deixou o personagem mais realista. Enfim, não é um romance fofinho e estilo sessão da tarde mesmo, mas vale a pena.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá Thiana,
    Diferente de você eu compro livros só de olhar para eles rs
    Fiquei muito contente que esse livro tenha te surpreendido e achei a premissa dele bem interessante. Achei legal os personagens passarem por momentos de aceitação e que você o indica sem medo.
    Super anotei a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. Olá!!
    Não conhecia o livro e nem o autor e por ser um tema bem diferente me interessei logo de cara,gosto de livros assim em que os personagens vão crescendo no decorrer da estória e superando suas limitações..dica mais que anotada!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-coracao-da-esfinge-colleen.html

    ResponderExcluir