04 outubro 2016

[Resenha] Trono de Vidro - Sarah J. Maas


Título: Trono de Vidro
Título Original: Throne Of Glass
Autora: Sarah J. Maas
Páginas: 392
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501401380
Ano: 2013

Sinopse: Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.

Celaena Sardothien, apesar da fama de melhor assassina, tem apenas 18 anos  e foi treinada para ser a melhor no que faz. O que ela não contava é que aos 17 seria capturada pelo rei de Adarlan e mandada para morrer nas minas de sal de Endovier. Um ano lá não a matou, mas deixou marcas profundas em sua memória e em seu corpo.
“Ela se lembrou das três grandes cicatrizes nas costas. Mesmo se conquistasse a liberdade... mesmo se conseguisse viver em paz em algum lugar... as cicatrizes sempre a lembrariam do que suportou. E que embora fosse livre, outros não eram. ” Pg. 32

Para sua surpresa o príncipe Dorian, filho do rei que a condenou, lhe procura com a proposta de que ela lute em uma competição que elegerá o campeão do rei. Caso a jovem ganhe o torneio, ela irá trabalha como assassina exclusiva do pai de Dorian e após um período ganhará sua liberdade. Como a expectativa de vida em Endovier não é tão longa, ela aceita.

Incialmente o grande problema seria trabalhar para seu carrasco, mas Celaena perceberá que o torneio guarda muitos outros perigos. Além de poder morrer na competição, misteriosamente alguns participantes começas a aparecer mortos e de forma bem violentas e mesmo com a forte segurança do palácio, ninguém consegue descolorir quem é o responsável pelos crimes.

A premissa do livro muito me agradou e além de amar as capas dessa série,eu fui, a cada resenha lida, fortemente influenciada a querer ler. Por obra do destino e da sorte ganhei os três primeiros volumes da série e lá fui eu ansiosa já pegar esse primeiro volume.

A ambientação me atraiu de cara, um clima medieval misturado com o fantasioso, fui surpreendida e fiquei completamente encanta com o palácio de vidro, que é a sede do governo de Adarlan. Mas demorou mais para Trono de Vidro começar a de fato a me agradar. Os cinco primeiros capítulos, apesar de interessantes, não me mostraram para o que a série veio.

No começo, vamos ser apresentados a uma rotina de readaptação de Celaena a vida fora da prisão. Os anos parados, enferrujaram-na e para melhorar seu desempenho na competição, ela contará coma a ajuda do capitão da Guarda Real, Chaol Westfall. Mesmo a ajudando, Chaol não é muito simpático com a moça e deixa bem claro seu descontentamento com a presença ali e que está de olhos atentos para possíveis tentativas de fuga.

É esse processo de readaptação que acabou deixando o livro bem devagar. Por se tratar de uma fantasia, eu ficava esperando o tal elemento fantástico surgir. No início da narrativa fica claro que os feéricos, fadas e a magia desapareceram devido as guerras que começaram a surgir. Então eu fiquei ligada nisso, pois se a trama começa falando disso então vem coisa boa por aí, mas isso não aconteceu.

Basicamente em Trono de Vidro, Sarah J. Maas nos apresenta ao terreno em que iremos pisar nos próximos livros. O torneio para eleger o campeão do rei é apenas a base de um algo bem grandioso que pode vir à tona, não vou negar que um elemento magico faz parte da estória, porém não vamos ver isso explorado profundamente e tudo indica que isso se desenvolverá na sequência, já que me deixou cheia de perguntas.

Celaena Sardothien, apesar de jovem e muito temida, é uma garota como outra qualquer. Ela tem suas vaidades e não se incomoda muito com os vestidos que tem que usar e de poder tomar um belo banho após as competições, ela sabe que é uma mulher bonita e valorizar isso.

Quando vi que teríamos uma interação grande entre o príncipe Dorian e o capitão Chaol, imagine um triângulo amoroso rolando. Mas o romance não foi o foco da autora, que visivelmente optou por explorar isso de forma bem leve.

Falando sobre os personagens masculinos, Dorian é descrito como um rapaz muito bonito com seus olhos de safira, mas de início foi difícil simpatizar com ele. Como gosto mais dos tipos misteriosos, foi Chaol quem me chamou a atenção. Ele não é muito de interagir com a protagonista, além de sua função de treiná-la, mas vamos perceber uma leve mudança. É difícil dizer quais são os reais interesses e propósitos de Chaol na trama, mas que existe algo no ar existe e de sua forma ele foi me conquistando.
“Chaol Westfall respirou fundo. O que estava fazendo ali? Tinha algum direito de tratar o príncipe herdeiro de Adarlan daquela forma quando ele mesmo estava agindo contra a razão? ” Pg. 179

Existe uma grande tensão da protagonista com o rei e até mesmo Dorian tem suas discordâncias com o pai, que visivelmente é um tirano. Seu objetivo é conquistar mais e mais território e nesse processo ele também elimina culturas e possivelmente muito mais coisas.

Também vamos conhecer a princesa de um outro reino. Nehemia é uma verdadeira surpresa na narrativa e um contrapeso para a presença masculina, já que as interações da Celaena em sua maior parte são apenas com homens.

A autora usou e abusou de elementos célticos na construção da fantasia e gostei muito disso, pois com o universo criado ele ficou bem casado. Mas esse é um ponto em que espero que seja melhor desenvolvido na sequência, pois deixou a desejar.

A narrativa apesar de fluir muito bem, com seus capítulos curtos, demora a mostra um proposito. Teve um momento em que achei que até a autora viu que estava enrolando demais e em quatro parágrafos resumiu duas semanas da rotina de Celaena. Até mesmo a competição entre os assassinos não se desenvolvia.

Acredito que a série é realmente boa, porém esse livro achei superestimado e não é TUDO AQUILO que dizem ser, mas que a partir do segundo comece a crescer e a revelar melhor questões que ficaram no ar.

A revisão do livro também merece um olhar atento, encontrei diversos erros como falta de letra, palavras e frases que poderia ter sido melhor construídas facilitando a compreensão. Uma vez ou outra tinha que voltar para entreter melhor o que estava sendo dito. Fora isso, a leitura é bem agradável.

Trono de Vidro ainda não me mostrou para o que essa série veio, mas depois de muito tempo sem ler um YA de fantasia, foi um ótimo retorno e me fez querer ler outra série da autora, Corte de Espinhos e Rosas, o que já fiz com muito gosto.

Avaliação:

21 comentários:

  1. Olá
    Eu ja li esse livro e sou completamente apaixonada pela série. Adorei poder conferir seus comentários a respeito, sou ate suspeita em falar, especialmente porque amo o genero e me identifiquei muito com o entilo da autora. Acho uma leitura fluida, ainda mais para quem gosta de fantasia e pode se surpreender muito.. adoro essa mbientação e personagens.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é tão super comentado que eu tenho muita curiosidade em ler, mas acredito mesmo que não seja lá essa coisa toda que o povo comenta e pela sua resenha eu percebi isso também. Com certeza é uma trama muito boa, cheia de pontos super positivos mas que não chega a ser O Livro que todos falam. Gostei de ver sua opinião sincera e de conhecer um pouco mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade dr começar a ler essa série. Acho que a sua resenha é a primeira com ressalvas que eu leio. Não acho justo falar que ele é um livro superestimado, se as outras pessoas gostas é porque pra elas ele foi um livro bom.
    Eu só não começou pq tenho outras prioridades, mas com certeza lerei.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires,

      No meu ponto de vista as resenhas nacionais que li desse livro deixaram esse livro superestimado. Quando fui pesquisar o que estão falando dele no Goodreads, a quantidade de pessoas que deu 1 a 3 estrelas é grande comprando com o Brasil. Mas se até A Culpa é das Estrelas, livro que amo, teve blogueiros que considerado superestimado, então acho que estou bem com essa colocação. rsrsrs

      Bjs

      Excluir
  4. Assim como você gosto desse clima medieval com.principes e princesas. Esse livro tem uma premissa interessante é diferente além da autora ser quem é né? Espero poder ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi linda,
    ainda não li nada desta autora, mas não foi por falta de elogios. Essa série aqui está na minha lista de desejos já tem um tempão e espero poder conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Thiana,
    Achei sua resenha bem honesta, e, sinceramente, nãos ei se chegaria a ler esse livro. Pelo que você falou, ele parece mais ser uma premissa dos próximos volumes, e o fato de se arrastar na narrativa me desanima um bocado, viu? Andei lendo uns livros que se arrastam nesses últimos meses, e acabei me decepcionando esperando que algo grandioso fosse acontecer. Vou aguardar mais resenhas dele para ter uma melhor ideia do que esperar, e avaliar se realmente vale a pena.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá
    É uma pena a obra não ter cumprido todos os seus requisitos rsrs. Essa série realmente é mundialmente famosa e quase sempre recebe críticas bem boas. Faz tempo que eu l irmã fantasia, não sei nem como esta esse gênero kkk. Sou louco para ler essa série e a outra da autora, mas nunca achei uma oportunidade de compra-los. Adorei a resenha e espero que os outros ovos da série lhe conquiste pro inteiro. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Eu amo YA, YA de fantasia, amo tudo hehe. Tem um Booktuber que eu sou mega fã e ele vive recomendando essa série e eu sou doido pra ler mesmo eu estar tirando "férias" de séries. Espero conseguir ler a série esse ano ainda :D

    Beijos!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Thiana,
    Que pena que você não achou a série tudo isso. Lembro que, quando li, achei a história bem construída e interessante, mas já faz tempo que li e não lembro muito da história, sabe?
    Gostei de ter lido sua opinião e vou tentar encaixar as continuações nas próximas leituras, mas relerei o primeiro volume para ver minhas impressões.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oláá!!
    Eu andava muito animada com o que via as pessoas falando por aí desse livro, mas então pode não ser tudo isso né. Ah, mas eu ainda assim acho que vou gostar.. É fantasia e medieval e acho que uma histório meio diferente do vemos por aí. Bom que fica melhor no próximo ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Thiana
    Gostei muito de ler sua resenha. Sincera e ressalta pontos importantes da obra.
    Mas infelizmente não me sinto atraída por essa obra. Alguma coisa não e encaixa para mim.
    Mas fico feliz que você curtiu a leitura e me pareceu que você daria uma nota maior.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oi Thi, tudo bem? Eu já vi muitos comentários positivos a respeito dessa obra, mas ela não me chama a atenção :3 E não sei o porquê, já que é um gênero que eu adoro.
    Mas curti muito sua resenha, pois você levantou tanto pontos positivos quanto negativos e isso que é legal. Talvez no futuro eu dê uma chance a obra, mas agora vou continuar com a minha listinha de leituras hahah que já é enorme :3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. acredito que essa falta de ritmo no desenvolvimento da história iria me incomodar ao longo da leitura. já senti interesse no livro mas depois de umas opiniões sobre ele desanimei...
    ele tem uma capa bem chamativa, desperta interesse mas por esses probleminhas no enredo, não me animo mais a comprar...
    bjs...

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Amei sua resenha super bem colocada despertando a curiosidade no leitor.Eu tenho vontade de começa a ler o livro por essa pegada medieval e por a personagem feminina ser tão bem escrita (pelo menos e o que parece) o primeiro livro parece ser uma leitura mais arrasta igual você disse que parece que a autora está mostrando o terreno para os próximos livros então creio que esse livro é para nós deixar ambientados com os próximos. Beijos ❤

    ResponderExcluir
  15. Oi Thiana!

    Pelo que pude perceber esse livro tem altos e baixos, mas independente disso ganhou pontos positivos com você. Adoro fantasia, feéricos, magia, bruxas.... e recentemente li um livro bem parecido, não foi ruim mais esperava mais magia e quero acreditar que o seguinte irá me proporcionar isso. Enfim, obrigada pela dica e mesmo com essa ausência do mágico gostei da proposta. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Thiana,
    Conheço o livro de outros blogs já tem um bom tempo e tenho muita vontade de começar a ler essa série mas acredito que ainda vou demorar um pouco para ter essa oportunidade apesar de você ter achado que a leitura não flui como deveria Eu ainda quero experimentar e tira as minhas próprias conclusões
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, realmente é bem chato quando fazem nossa cabeça dizendo que o livro é uma total perfeição e quando vamos ler ele nem é aquilo tudo, ficamos não só decepcinonada como chateadas, sempre ouvi várias pessoas falando coisas boas dele, mas nãao tenho vontade de ler

    ResponderExcluir
  18. Olá, Thiana! Não conhecia o livro e percebi que ele foge um pouco do que costumo e gosto de ler. Não muito pela história, mas pelo gênero mesmo. No entanto gostei muito da sua resenha e das observações. É sempre com encontrar leitores atentos assim. ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Já tem um tempo que li esse livro, mas eu adorei *----* Infelizmente, eu só li o primeiro livro. E o que mais gostei foram as cenas de ação, que por Zeus! me deixaram bastante agitada para você vê como a autora descreveu bem certos detalhes, para quem não leu, eu acredito que seja uma boa dica. Ao contrário de você, eu não achei a história arrastada ou achei que a autora enrolou, mas é aquilo né, cada um sente uma coisa diferente ao ler. Enfim, eu gostei bastante desse livro e quero muito ler as continuações.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Estou interessada nessa série há algum tempo, mas ainda não iniciei a leitura. Pretendo corrigir isso em breve, pois gosto muito da premissa. O problema é o tempo, que é curto para tudo. Acho uma pena que não tenham caprichado nos cuidados com a revisão. Cresci ouvindo os professores de português aconselharem a leitura para melhorar a ortografia, mas se a revisão não for bem feita, não adianta. Acho a capa desse livro muito bonita.

    Tatiana

    ResponderExcluir