07 junho 2017

[Resenha] Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor


Título: Feita de Fumaça e Osso
Título Original: Daughter of Smoke and Bone
Autora: Laine Taylor
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572483         
Ano: 2012

Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.


Karou aparentemente é uma jovem normal, que estuda artes e pinta os cabelos de azul. Mas não é bem assim, primeiros seus cabelos são naturalmente azul, já que foi o resultado de um desejo, e entre as aulas no Liceu de Artes de Praga ela realiza algumas tarefas bem inusitadas.

Criada por quimeras, seres que tem em sua forma física composta por partes de diferentes animais e até humanas. Karou não sabe sobre sua origem, apenas que desde pequena foi criado por Brimstone, um quimera que possuem uma loja onde humanos trocam dentes, de animais e humanos, por moedas que lhe concedem desejos. Karou não sabe para o que são usados os dentes depois de feita a troca e mesmo que tente tirar a informações de Brimstone ou das outras quimeras que vivem em sua loja, ela não consegue.

O acesso loja por uma porta, quando aberta por dentro pela meio mulher e meio serpente, Issa. A mesma porta pode levar uma pessoa para qualquer parte de mundo e é assim que muitas vezes Karou faz quando tem um trabalho designado por Brimstone.

Mas esse acessos começam a serem marcadas com queimaduras em formato de mão em todo o mundo. A princípio ninguém sabe quem ou o que está fazendo aquilo, mas vídeos e relatos na internet dizem ser anjos. Karou fica abismada com aquilo, além das quimeras ela não sabe da existência de nada além deles, mas em uma de suas missões fica frente a frente com um desses anjos e quase é morta.
Nesse desenrolar, Karou começa a descobrir que o mundo que ela já achava estranho é ainda mais e que nem sabe de 1% da verdade. Além de ter que lhe dar com esse anjo que que matá-la, ainda terá que se defronta com a verdade sobre sua vida e a rede de segredos em que viveu.

Me pergunto por que demorei tanto para ler esse livro. Laini Taylor criou um enredo muito original e com criaturas que nunca tinha visto serem retratadas na literatura. É complicado imaginar as quimeras, com partes humanas de animais e até dragões, os seres são bem complexos e fica difícil visualizá-los muitas vezes. Mas nem por isso a narrativa é menos viciante.

Narrado em terceira pessoa, as descobertas de Karou nos surpreende. O narrado não deixa nada revelado com antecedência e juntos com a protagonistas somos bombardeados por reviravoltas. Mas com certeza a maior delas é quando Karou se ver diante de um anjo, Akiva. Ela nunca soube deles e ao mesmo tempo que quer fugir, sabe que é ele quem lhe trará algumas respostas.
“Eu vi uma garota... uma garota com olhos negros e cabelo de pedra preciosa e... triste. Tinha uma tristeza tão profunda, mas que também podia se iluminar num segundo, e quando vi seu sorriso me perguntei como seria fazê-la sorrir.” Pg. 197

Apesar de incialmente querer matar Karou, Akiva sabe que há algo de diferente nela. Ele não consegue entende como uma garota humana se associou a quimeras. E ao mesmo tempo que tem o dever de destruí-la algo lhe impede e precisa entender o que é isso.

Você logo deve imaginar que começa a rola um romance e tal, mas Laini conseguiu trazer esse sentimento ao outro nível e fugir do clichê romântico dos young adult. A relação de Karou com Akiva não é algo que cai no flores e chocolate, o livro apesar de ter essa linha de romance, traz um enredo profundo e quando vamos descobrindo o que liga esses dois protagonistas eu fiquei estarrecida, pois foi algo que nunca imaginei e construído belamente.

Sempre vejo pessoas que não gostaram desse livro e acredito que isso é porque a autora não se apressa em colocar reviravoltas na trama. Vamos conhecendo Karou, sua vida e seus questionamentos, a sede por saber de onde veio e onde está sua família. Tudo isso sem atropelar fatos. Quando esse momento de revelação chega, tudo é muito bem contado e não ficamos com pontas soltas em relação a isso. Essa com certeza foi a parte que cativou na história e que me deixou completamente apaixonada.
“Ela era real, e existia no mundo. Como olhos de um animal brilhando à noite em uma floresta, ela estava lá em algum lugar, como um pequeno brilho radiante em meio à escuridão que tudo preenchia.” Pg. 254

Temos também Zuzana, uma amiga de Karou. Ela é humana e fica bem inicialmente bem a parte da origem de sua amiga, mas quando vamos nos aprofundando na história e ela vai descobrindo algumas coisas, vemos que sua presença é essencial para amenizar a solidão da protagonista. Zuzana é tão legal que a autora fez até um conto para ela onde é narrado um encontro que ela tem nesse livro, com o rapaz por quem está apaixonada.

Uma coisa que percebi foi que Akiva e algumas coisas me lembraram um pouco a série Corte de Espinhos e Rosas, não na questão de enredo, porém percebi que algumas situações e até personagens me fizeram acreditar que Sarah J. Maas se inspirou um pouco. Achei o Akiva uma versão “angelical” do Rhysand e claro que já virou crush. Mas ele faz umas merdas e assim a gente não fica muito feliz com ele.

O final é de partir o coração e me deixou louca para ler já a sequência e ainda bem que já tenho a trilogia completa. Acredito que o segundo livro será um pouco mais eletrizante e quero saber como alguns problemas irão se resolver.

Avaliação:

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Luiza,
      Não esperava gostar tanto desse livro, que doce surpresa eu tive. Não vejo a hora de agilizar a fila de leitura e pegar o próximo volume.

      Bjs

      Excluir
  2. Ola
    Faz muito tempo que eu fiz essa leitura, mas gostei bastante do desenvolvimento. Agora, você comentando sobre a série Corte de Espinhos e Rosas, devo concordar um pouco com você sobre isso, pode ser mesmo.. Ah, foge mesmo do clichê romântico,e acho isso ótimo. Sempre recomendo muito essa série!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F!!
      Nossa quando li nada me tirava da mente essa semelhança entre os livros.
      Nem li o próximo livro e já estou recomendado também, até porque foi um livro que volta e meia vejo gente que não curtiu e demorei a ler por causa disso.

      Bjs

      Excluir
  3. Olá, tudo bom?

    Tenho esse livro faz um tempinho e já tentei ler duas vezes, não que o livro seja ruim mas sempre que tô lendo ele surge outra leitura mais interessante e eu deixo ele de lado. Sua resenha ficou muito boa, tomara que da próxima vez que pegar consiga terminar porque curto muito gênero.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Tente focar nessa leitura. No começo também achei que ia pausar e pegar outro livro, mas quando começaram as revelações eu não queria que acabasse.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Thiana,
    esse livro já esteve na minha lista de leitura alguns (muitos) anos atrás, mas acabei acrescentando tantos novos títulos que alguns infelizmente ficaram esquecidos, eu confesso que apesar da resenha super positiva não senti muita empolgação, pelo menos não como a que senti quando essa história surgiu, acaba que eu nem sei se o lerei ainda, mas por via das dúvidas valeu relembrar essa história a tanto esquecida e que a partir de hoje ficará pelo menos na lista de possibilidades.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Del,

      Comigo foi o contrario quando laçou eu não fiquei empolgada. Só dei uma chance mesmo, porque ganhei o último e resolvi comprar os dois primeiros e só anos depois peguei para ler. rsrsrsrs

      Bjs

      Excluir
  5. Oi.
    Eu ja tinha visto essa trilogia mas nao sabia do que se tratava.
    Adoro fantasias e esse enredo fantástico beirando o absurdo.
    Acho importante quabdo o livro é bem pensado do começo ao fim e não deixa pontas soltas.
    Realmentr despertou meu interesse em ler, o que pretendo fazer em breve
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. De tanto ler resenhas e opiniões por aí sobre esse livro e depois de sua resenha fiquei convencida de lê-lo. Tanta gente falando sobre ele que fiquei disposta a conferir de perto. E o fato de já ter a trilogia completa é melhor ainda. Pois assim dá para ler em sequência, porque ô coisa chata e desanimadora é ter que ficar esperando a sequência sair. Bexitus e bela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oiee Thiana, tudo bem? Adorei a resenha e saber que gostou tanto da leitura <3 Esse é um dos meus livros favoritos, então fico toda boba hahaha <3 O segundo tem um pouco mais de ação, mas foi o que menos gostei da trilogia. O desfecho é maravilhoso <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já conhecia esse livro, mas confesso que nunca li por puro preconceito com a capa, e posso ver que estou perdendo muito por causa disso! Adorei poder conferir a sua resenha, acho que as reviravoltas precisam ser utilizadas de maneira sábia, então não ter muitas nesse livro não é um ponto negativo para mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oie!!
    Gente não tem uma pessoa que fale mal desse livro!!! Acho incrível isso!!!
    Essa trilogia está na minha lista de desejados faz tempo e eu espero conseguir ler ela em breve!!
    Continua a resenhar!!
    Não para não!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Olá Thiana,
    Ainda não li esse livro, mas quero ler só por causa da capa, que acho incrível. Para completar, a premissa da história e sua resenha estão incríveis. Os personagens parecem ser incríveis. Acho que o fato de a autora não ter se antecipado em reviravoltas uma coisa bem interessante, pois muitos autores usam disso de forma errada. Quero saber qual é esse final que te deixou assim.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna LEIA!

      Gente essa mulher me ganhou e quando você começa a entender e encaixar as peças, é um tapa na cara de MUITO BOM.

      Bjs

      Excluir
  11. Ei, tudo bem?
    Desde quando foi lançado, esse livro me deixou bastante curiosa, louca pra saber do que se trata e se vai me agradar tanto quanto agradou alguns amigos meus. Além de ter uma capa linda, não é? Dessas que faz o leitor levar o livro sem nem mesmo ler a sinopse. Adorei! Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas é a primeira resenha que leio sobre ele. Achei o universo criado pela autora bem diferente do que tenho costume de ver por ai. Os personagens me parecem ser bem desenvolvidos. Como se trata de um trilogia, tenho certeza que esses problemas que vc mencionou, vão ser resolvidos na continuação, acredito eu né rs. Só a capa já prende a nossa atenção, né? Espero ter a oportunidade de ler mais para frente e conhecer um pouco mais sobre as Quimeras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Não sei se é implicância, mas acho esse livro meio estranho! kkk
    Tenho curiosidade em lê-lo, mas ainda não estou convencida e já vi algumas resenhas negativas.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu sou uma indecisão completa sobre essa capa, tem horas que gosto e outras nem tanto, acho que um dia eu me decido haha O cabelo da protagonista nasceu azul? QUERIA <3 Eu sou que nem você, estou demorando muito para conhecer esse livro, acho que depois de sua resenha eu vou dar uma chance, adoro ler coisas novas, ainda mais quando o autor tem o carinho de criar coisas. Fico feliz que você gostou e que já tem a trilogia em mãos, esperar para começar uma continuação é simplesmente torturante! Enfim, obrigada pela resenha, está maravilhosa ♥
    Um beijo

    ResponderExcluir