05 julho 2017

[Resenha] Supreendente! - Maurício Gomyde

Título: Supreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578089
Ano: 2015

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Depois que li O Rosto Que Precede o Sonho eu fiquei louca para conferir outros livros do Maurício Gomyde. Graças a meu TCC, em 2015 entrevistei e tive o prazer de conhecer o autor pessoalmente e claro, ter minha edição de Surpreendente autografado. Tudo bem que demorou um ano para eu ler, mas acho que foi o momento certo.

Como vocês podem conferir na sinopse, nesse livro vamos conhecer o Pedro, que desde de muito jovem sempre foi fascinado pelo cinema. Não os blockbuster que lotam as salas, mas os filmes clássicos que marcaram a história da sétima arte ou os pouco compreendidos pelo grande público.

Aos 25 anos, sua maior frustração é nunca ter ganho um grande prêmio pelos filmes que já roteirizou e dirigiu, mas agora é o momento de filma o longa que lhe dará o Cacau de Ouro. Só que um grande problema surge, o roteiro que tem não lhe agrada e com o prazo de entrega do filme batendo na porta, Pedro resolve começar tudo do zero.

Mais a vida reservou surpresas nada agradáveis para ele. Pedro possui uma doença degenerativa que o levará a cegueira, porém foi um alivio quando a doença parou de avançar deixando ele ainda com uma determinada porcentagem de visão, o que foi um grande alivio já que para um cineasta enxergar é essencial. Só que um acontecimento coloca a visão que lhe resta na corda bamba.

Pedro então passa a correr contra o tempo para filma seu próximo filme e para isso conta com a ajuda se seu melhor amigo, Fit, Mayla e da ruiva que abalou seu mundo, Cristal. Os quatro embarcam em uma viagem de carro de São Paulo até o interior de Goiás, sem roteiro só com câmeras em punho e a estrada pela frente.
“ – Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passa toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena...” Pg. 184

Apesar de narrado em terceira pessoa, o narrado se foca em Pedro durante toda a trama. Transmitido a cada página as frustrações de não ter seu trabalho reconhecido e do medo constante de perde a visão. No meio disso tudo ele ainda tem que lhe dar com o desgaste do casamento dos pais. A princípio o leitor pode achar que a trama é morna e que nada demais acontece, mas tenho que dizer que apesar de ter começado o livro com esse sentimento, Surpreendente fez jus ao nome e fui surpreendida pelo desenrolar da trama.

A viajem de Pedro com seus amigos, mostra-se muito mais do que uma tentativa de gravar um filme onde eles serão os personagens, mas também um momento de reflexão sobre as situações em que eles encontram até o destino final.

O livro ainda reserva grandes revelações já próximo ao desfecho e se o mundo de Pedro já não estava caindo aos pedações, um segredo dá o golpe final. Nem preciso falar que nessa altura já estava fungando e com os olhos cheios de lágrima.

Todos os personagens são extremamente cativantes, mas sinto que os protagonistas masculinos criados pelo autor me conquistam mais do que qualquer outro. Não ache que Pedro é descrito como o lindo, totalmente namorável e coisa e tal. Talvez ele seja tudo isso, mas é apenas meu cérebro subentendendo essas características. O que mais curtir no personagem é a dedicação dele ao sonho de fazer um grande filme, sua dedicação com a família e de sempre ajudar o pai.
“- Por que a gente brigou, chef?Carlo parou de rir e a frase saiu embargada:- Porque nenhum bêbado dá risada e chama filho meu de “aquele ceguinho coisato”...” Pg. 19

De uma forma geral a narrativa do autor mais uma vez agradou, com vários momentos emocionantes e alguns que acredito serem bem improváveis na vida real, porém divertidos de se ler. O final foi bem fechado, mas acredito que uma situação que só é revelada na última página ficou com gostinho de quero mais e que poderia ter sido melhor abordada ainda em outro momento da narrativa.

Maurício Gomyde sem dúvidas é um dos autores ímpares da literatura nacional e o lançamento de Surpreendente em outros países mostra isso muito bem.

Avaliação:

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Já faz um tempo que li “surpreendente”, mas a história de Pedro me marcou bastante. Em diversos momentos do livro também fiquei com os olhos cheios de lágrima. Tenho que concordar que Maurício é de um talento enorme e sou coloca para ler seus outros livros.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  2. Ja conhecia a obra pela capa a algum tempo, mas o enredo nunca me chamou muito a atenção...
    Bem legal conhecer a obra através de sua resenha, me fez olhar com outros olhos!
    Vou anotar a dica.

    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir