23 dezembro 2017

[Resenha] Sorrisos Quebrados - Sofia Silva

Título: Sorrisos Quebrados
Autora: Sofia Silva
Páginas: 232
Editora: Valentina
ISBN: 9788558890458
Ano: 2017

Sinopse: Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.

Sabe aquele livro que muito você ouve falar, quer ler, mas não leva muita fé de que vai gostar? Foi isso que aconteceu com Sorrisos Quebrados, a única diferença é que amei o livro de estreia da portuguesa Sofia Silva.

Nessa obra vamos acompanhar a história de Paola, uma mulher que foi brutalmente marcada pela violência doméstica. Desfigurada e traumatizada, ela buscou em uma clinica de reabilitação um local para recuperar a confiança no mundo e quem sabe um dia ter sua própria casa e não ter mais medo do mundo lá fora.

O que ela não contava é que sua vida iria cruzar com uma garotinha que traria luz para sua vida, a Sol. Filha de André, um homem também marcado por um passado difícil e criando a filha sem a presença de uma figura materna, ele pode ser um pouco assustador, mas toda essa armadura é despedaçada quando se trata de sua filha.

Sol também é uma paciente da clinica em que Paola mora, mas o trauma vivido pela criança será um dos mistérios que aos poucos será revelado para a protagonista e os leitores.

É completamente encantadora a forma como Sofia Silva conseguiu fazer de uma obra que começa de uma maneira extremamente chocante e pesada, em um livro de narrativa leve, envolvente e apaixonante. Mostrando a importância da bondade, de que mesmo tendo nossos demônios pessoais é possível trazer algo positivo para a vida de outras pessoas.

A forma também como ela traz o romance de André e Paola muito me surpreendeu. Hoje é um mundo onde a valorização da beleza é tão importante, vemos em Sorrisos Quebrados que ações e conversas tornam uma pessoa muito mais bonita do que apenas sua aparência física. Pode parecer clichê falar de beleza interior, mas é exatamente isso que a autora traz, além de ser algo que acredito e muito.

Fiquei completamente encantada por esse livro, tanto que o devorei em poucos dias. Com uma leitura envolvente e uma sintonia cativante entre os personagens, página após página ficamos na torcida para que tudo acabe bem e que tanto Paola como André consigam seguir enfrente apesar dos traumas do passado.

E eu sempre falo isso, mas gente livro com criança é outro nível. Sol é realmente um sol nessa história, a pequena tem problemas para se socializar devido a seu trauma, mas com Paola e a arte as duas entram em um verdadeiro processo de cura, que  nenhuma terapia tinha até então conseguido atingir.

Ao terminar a leitura de Sorrisos Quebrados é compreensível o motivo do sucesso da autora na Amazon e agora na Editora Valentina. Essa é uma obra que mostra que mesmo na escuridão coisas boas são capazes de surgir e que só nela podemos ver coisas tão belas, afinal de contas é a noite que podemos enxergar as estrelas.

Se eu quero ler mais livros da Sofia Silva? Acho que esse coração ai embaixo favoritando Sorrisos Quebrados responde a pergunta.

Avaliação:


Um comentário:

  1. Oi, Thianna. Eu tenho essa sensação com esse livro, isso porque ele me parece poético demais, isso não me agrada, além de tantas resenhas que não foram positivas com a obra. Talvez não seja o momento certo para ler.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir