08 janeiro 2018

[Resenha] Dois a Dois - Nicholas Sparks

Título: Dois a Dois
Título Original: Two By Two
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 512
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417012
Ano: 2017
Onde comprar: Amazon / Saraiva

Sinopse: Com uma carreira bem-sucedida, uma linda esposa e uma adorável filha de 6 anos, Russell Green tem uma vida de dar inveja. Ele está tão certo de que essa paz reinará para sempre que não percebe quando a situação começa a sair dos trilhos.

Em questão de meses, Russ perde o emprego e a confiança da esposa, que se afasta dele e se vê obrigada a voltar a trabalhar. Precisando lutar para se adaptar a uma nova realidade, ele se desdobra para cuidar da filhinha, London, e começa a reinventar a vida profissional e afetiva – e a se abrir para antigas e novas emoções.

Lançando-se nesse universo desconhecido, Russ embarca com London numa jornada ao mesmo tempo assustadora e gratificante, que testará suas habilidades e seu equilíbrio emocional além do que ele poderia ter imaginado.

Em Dois a dois, Nicholas Sparks conta a história de um homem que precisa se redescobrir e buscar qualidades que nem desconfiava possuir para lutar pelo que é mais importante na vida: aqueles que amamos.



Todo mundo já está cansado de saber que o Nicholas Sparks segue uma boa formula para desenvolver suas histórias. Mas desde No Seu Olha, o enredo trazido pelo autor tem mostrado algumas diferenças e não foi diferente com Dois a Dois.

Nesse livro vamos acompanhar a história do publicitário Russell Green. Casado e pai de uma menina de seis anos, Russ chegou em uma fase da vida em que quer realizar um sonho, parar de trabalhar para os outros e abrir sua própria agencia publicitária. Mas esse desejo não é apoiado por sua esposa Vivian. Vaidosa e vivendo em um estilo de vida muito acima das possibilidades financeiras do casal, ela vê na saída de Russ do emprego um ato egoísta e que irá penalizar financeiramente a família.

Com isso ela decide voltar ao mercado de trabalho e deixa sob os cuidados do marido a criação da filha London. Claro que se a Vivian lesse isso, falaria que é um completo absurdo essa colocação, mas de fato é isso que acontece. Com uma grande carga horária de trabalho fora as atividades que faz antes do expediente, quem passa a maior parte do tempo com London é Russell.

Entre as diversas atividades diárias da filha, ele vai tentando ajustar tudo para dar o ponta pé inicial em sua agência, mas quando finalmente consegue é a clientela quem não aparece, frustrando um pouco seu sonho.

Dois a Dois é um livro basicamente sobre a relação pai e filha, aqui Sparks aborda com excelência os altos de baixos de um homem ao se defrontar com atividades que antes eram incumbidas a mulher. Não que ele fosse do tipo machista, mas devido ao estilo de vida levado pela esposa, era ele quem se desdobrava para manter a conta bancária abastecida e isso comprometia as horas que tinha disponíveis para acompanhar a rotina da filha.

A relação familiar, de Russell com seus pais e a irmã, também é muito trabalhada. São eles quem muitas vezes dão suporte ao protagonista pra enfrentar as diversas dificuldades que Russ terá que enfrentar.

Mas sem dúvidas esse é o único livro do Nicholas que li e senti um mortal ódio por um personagem. Vivian é completamente um nojo de pessoa. A todo momento, vestindo uma papel de vitima e manipulando Russell para que ele ache que realmente os problemas que surgem entre o casal é culpa dele. Não sentia nenhum prazer na leitura em que Vivian estava em cena. E em alguns até o Russell me dava nos nervos, sendo um homem cego pra as atitudes da mulher, sempre querendo agradá-la e quando o quando ele se dá conta do quanto é manipulado por ele, já está no fundo do poço.

Mas assim como em No Seu Olhar, Sparks traz um plot twist que me fez pensar que mais uma vez ele mudou de ideia sobre o andamento da história lá pelas tantas. Foi algo realmente doloroso de se ler, porém foi mais uma forma de o autor falar sobre a importância da família e de termos seus apoio seja nos sorrisos ou nas lagrimas.

Algum tempo depois descobrir que Nicholas fez uma parceria com o canto JD Eicher, que gravou 4 musicas compostas exclusivamente para a trilha sonora do livro, inclusive uma das canções faz parte de uma das cenas mais linda da história. Vale muito a pena ler algumas partes acompanhadas de algumas músicas.

Dois a Dois chegou perto de ser um livro favorito, mas por ter em alguns momentos ter sido uma narrativa maçante e também por motivos de Vivian bruxa, acabou não entrando pra o clube de livros do coração.

Avaliação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário