29 janeiro 2018

[Resenha] Origem - Dan Brown

Título: Origem
Título Original: Origin
Autor: Dan Brown
Páginas: 432
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417661
Ano: 2017


Onde Comprar: Amazon / Saraiva

Sinopse: De onde viemos? Para onde vamos?
Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".
O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.
Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.
Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.
Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.

Eu confesso que quis demorar mais para terminar esta leitura já que Dan Brown é o meu autor favorito e a minha expectativa para a chegada do Origem era imensa, mas não justificava ler às pressas, eu quis aproveitar aos poucos uma leitura interessante e tranquila.

Brown voltou! E nosso querido Robert também. Longe de ser algo diferente dos últimos livros, o autor mais uma vez nos faz viajar por lugares e símbolos que costumamos não dar importância. Aprender sobre coisas que no nosso dia a dia soam irrelevantes, mas quanto ele nos dá a chance de entender melhor cada uma delas, fica claro que perdemos a chance de aproveitar o quão intenso tudo pode ser.

Dessa vez a chamada da leitura são as questões que são comuns a todos nós, seres humanos. De onde viemos? Para onde vamos?

Robert dessa vez tem que lidar com a perda de um grande amigo que ele viu se desenvolver durante os anos. Uma mente brilhante e cética é perdida para proteger um segredo que causaria muitos problemas para os lideres religiosos ao redor do mundo.

Brown não nos dá a resposta para essas perguntas, temos que aceitar que isso é algo
para lidarmos até o fim de nossas vidas, não seria tão fácil, certo? Mas ele nos faz pensar no quanto todo nós estamos ligados por coisas simples como essas dúvidas, independente das nossas crenças e posicionamentos em relação a qualquer coisa.

Mais uma vez ele nos faz experimentar um itinerário de viagem perfeito sem nos fazer sair de casa, nos deixando cada vez mais curiosos sobre as belezas do mundo.

A formula da dupla Dan Brown e Robert de certa forma está um pouco desgastada por seguir sempre pelo mesmo caminho, mas não deixa de entregar aquilo que o leitor espera do autor e do seguimento de suas histórias.

Origem não foi uma surpresa, mas foi uma leitura que pode ser aproveitada com carinho por um fã e que certamente agrada a quem tiver vontade de ler. Não é algo para se ter expectativas absurdas, mas sim algo para nos fazer pensar, outra vez, no quanto todos nós somos iguais justamente por sermos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário