16 janeiro 2018

[Resenha] Tamanho 42 Não é Gorda - Meg Cabot

Título: Tamanho 42 Não é Gorda
Título Original: Size 12 IsNot Fat
Autora:Meg Cabot
Páginas: 411
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501075338
Ano: 2006


Onde Comprar: Amazon / Saraiva

Sinopse: Heather Wells está no fundo do poço: perdeu seu namorado, nenhuma gravadora se interessa por suas músicas, ganhou peso e só entra em roupas tamanho 42, o pai está atrás das grades e a mãe fugiu para Buenos Aires com suas economias - e seu agente! Mas, aos poucos, as coisas parecem que vão se ajustar. Ela consegue um novo emprego como inspetora em uma faculdade de Nova York e está feliz com seu novo manequim. Mesmo sem o glamour e glória dos dias de ídolo teen, tudo parece ter melhorado. Ou será que ela está enganada? 
De uma hora para outra, uma estudante morre misteriosamente no poço do elevador do campus. Os policiais e a diretoria estão prontos para declarar a morte como acidente, mas Heather conhece os adolescentes, e meninas não brincam com elevadores. Ainda que ninguém esteja muito interessado em ouvir suas suposições - mesmo depois que outras estudantes aparecem mortas de maneiras igualmente corriqueiras e sutilmente sinistras -, Heather decide entrar numa enlouquecida caçada para descobrir a verdade. 
À primeira vista, a vida de detetive pode parecer uma irresistível aventura, com altas doses de adrenalina, mas a realidade é potencialmente perigosa. Alguns riscos podem ser fatais e nada é capaz de irritar mais um assassino do que uma ex-estrela pop corpulenta enfiando o nariz onde não é chamada...
 

Quão divertido podem ser as aventuras investigativas de uma ex-estrela pop em um alojamento quer dizer, em um conjunto residencial estudantil?  Todas as minhas expectativas sobre o primeiro livro da série Mistérios de Heather Wells foram superadas.

Esse foi o primeiro chick-lit da Meg Cabot que li e acredito que a autora acertou em cheio em mesclar os dilemas de uma cantora falida, considerada fora dos padrões estéticos e ainda com um clima de suspense.

Heather, apesar de já ter vivido o melhor da vida de famosa, sofreu um duro golpe quando a mãe pegou toda sua grana e fugiu com seu agente, para piorar o pai do seu ex-noivo, que é dono da gravadora pela qual ela era contratada, reprimia todas as suas tentativas grava as próprias composições. Como se tudo já não tivesse indo de mal a pior o ex a traiu com outra cantora.

Agora ela mora no prédio que pertence ao detetive particular Cooper, que é irão do seu ex-noivoe é considerado a ovelha negra da família por não querer ficar à frente dos negócios. Prefrindo a simplicidade aos luxos que seu sobrenome oferece.

Mesmo com todos os percalços da vida, Heather está focada em após o período de experiência como inspetora, ela poder usufruiu da bolsa de estudos na Faculdade de Nova York e conseguir um diploma. O trabalho podia ser bem tranquilo, mas quando uma estudante caloura cai no poço do elevador as coisas começam a ficar muito esquisitas no alojamento.

De cara percebemos que Heather tem um faro de detetive. Ela não acredita que uma caloura, sem qualquer histórico de problemas, estivesse fazendo surfe de elevador. Ela sabe muito bem quem são os estudantes que fazem, já que vez ou outra está lá dando bronca neles. Apesar de todos acreditarem que o acidente foi imprudência da vítima, nossa protagonista não sossega. O que só piora quando outra caloura tem o mesmo destino no fundo do poço do elevador.

Cooper por ser detetive é a primeira pessoa que Heather procura, mas nem ele parece acreditar na teoria da colega de endereço. Mas a determinação da ex-cunhada o convence a indiretamente dar uma ajudinha, mesmo que no final fique comprovado que as meninas estavam fazendo surfe de elevador. Alguns acontecimentos inexplicáveis, que colocam a vida de Heather em perigo também reforçam que algo está muito errado.

Nunca poderia imaginar que o clima de suspense, como um possível assassino a solta (teoria da Heather) pudesse ser tão divertido. No fim das contas, a questão do peso virou um coadjuvante, mas com muita relevância. Quem nunca se sentiu mal por ser considerada gorda por vestir tamanho 42, mesmo sabendo que é um tamanho tão comum. Para Heather ainda é pior, por sempre ter alguém ali do lado lembrando que ela está fora dos “padrões”.

O clima de romance também está no ar, mas ele não é correspondido. Heather passou a nutrir sentimentos por Cooper e com tantos elogios dela sobre ele a gente começa até a achar ele um gato. Quem resiste a um moreno dos olhos azuis. Claro que visualizei logo meu crush Henry Cavill.

“Por causa de tudo isso (a simpatia, os olhos, o basquete no fim de semana... sem falar no jazz) eu me apaixonei loucamente por Cooper.” Pg. 73

Outro ponto alto da narrativa são o início de cada capítulo, que trazem as letras das músicas gravadas pela Heather. E elas são cômicas, só para ter ideia uma delas é assim:

“ Chacoalha o pompom
Chacoalha o pompom
Chacoalha baby
A noite inteira”

Também tempos Picolé Gostoso, Admiradora Secreta e o grande sucesso Vontade de Te Comer, esse último sempre lembrado quando percebem que Heather é.

O livro foi escrito no início dos anos 2000 então acredito que as músicas e algumas coisas sobre a fama, que a Heather traz à tona, são uma crítica forte a indústria musical, que muitas vezes gera grandes sucessoscom músicas sem pé e ne cabeça.

Com uma linguagem jovem e descontraída, Meg Cabot mais uma vez me conquistou, ainda mais tendo ums heroína que veste quase o mesmo tamanho que eu e está pouco se importando em emagrecer para agradar os outro. Afinal ela se sente bem como está.

O livro tem início meio e fim, mas claro que queremos acompanhar mais das aventuras de Heather Wells, por isso não vejo a hora de começar a sequência e saber sobre as novas aventuras dessa ex-popstar.

Avaliação:

Um comentário:

  1. Olá
    Eu sempre tive muita vontade de ler esse livro. Eu já li um livro da Meg e gostei muito da escrita da autora. Achei bacana isso da protagonista se sentir bem como ela é. A maioria dos Chick lit a protagonista sempre está tentando emagrecer.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir