22 junho 2016

[Resenha] Depois de Você - Jojo Moyes


Título: Depois de Você
Título Original: After You
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578645
Ano: 2016

Atenção: Essa resenha contém spoiler caso você não tenha lido Como Eu Era Antes de Você.



Pensei no meu apartamento, no meu fracasso absoluto em personaliza-lo ou transformá-lo em algum tipo de lar. E, de repente, me senti pesada e desesperadamente triste.O que você fez com a gente, Will? ” Pg. 155 

Quando Depois de Você foi anunciado muita gente ficou na dúvida, se comemorava a notícia ou se odiava a autora por trazer uma sequência onde não teríamos o Will Traynor. Mesmo assim foi inevitável a curiosidade para saber o que aconteceu com a Lou Clark depois de ter perdido o homem que amava.

Ambientado quase dois anos após a morte de Will, logo no início percebemos que o final de Como Eu Era Antes de Você foi uma ilusão. Lou não mudou de vida como imaginávamos e parece bem pior do que era antes de seu caminho cruzar com o de Will. Agora vivendo em Londres, ela tem seu próprio apartamento, apesar de o endereço não ser lá essas coisas, e trabalha em um bar irlandês, em um aeroporto. E apesar de tentar disfarça o sentimento de perda é constante em sua vida.

Até que em um fatídico dia, Lou está bêbada e andando no parapeito do terraço do prédio onde vive e despenca de lá. Salva por uma cadeira de descanso, mas com várias fraturas, sua queda ou tentativa de suicídio começa a preocupar sua família. Por isso, após se recuperar, o pai de Lou determina que a filha terá que frequentar um grupo para pessoas que perderam alguém muito próximo. E em meio a toda essa confusão surge em sua vida Lily, uma adolescente problemática, que Lou tentará ajudar.

Vi alguns blogueiros, que acompanho, comentando que esse foi um livro desnecessário e até por isso tive receio de ler. Mas, graças a Deus, eu encarei essa leitura e não me arrependo nem um pouco.

Depois de Você é uma verdadeira aula de superação da perda de alguém que amamos. Apesar de ainda perdida com a morte de Will, o principal sentimento que percebemos na Lou é de que foi ela quem mais falhou e até mesmo de questionamento se o sentimento que ela tinha por ele não era correspondido.
“Amei um homem que me mostrara o mundo, mas que não me amara o suficiente para permanecer nele”. Pg. 265

Aos poucos, vamos acompanhando Lou Clark em uma despedida e retomada as rédeas de sua vida e claro que nessa jornada não poderia faltar muitas situações engraçadas. Nesse livro nos deparamos com várias surpresas, mas a maior dela é Lily. A jovem acredita que sua vida está de alguma forma ligada com a de Lou, porém sua bagagem pessoa já está cheia de problema.

Filha de um casal rico, Lily é a garota problemática. Aos dezesseis anos ela fuma, bebe, frequenta baladas e passa a noite fora e sua família não se importa com esse comportamento e até determinado ponto quer se livrar desse fardo. Mas se for para ter raiva é melhor ter da mãe de Lily, que em nenhum momento mostra não se interessa em entender a filha.

Como Lou acha que fracassou em fazer Will mudar sua ideia, de realizar a eutanásia. Ela ver em “salvar” Lily uma forma de se redimir e conseguir isso terá um grande significado para ela.

Jojo Moyes soube manter perfeitamente o tom da narrativa que encontramos no livro anterior. Aqui damos risada e nos emocionamos quase que na mesma proporção, fico até envergonhada em dizer que duvidei que a autora pudesse construir uma narrativa tão envolvente quando a de Como Eu Era Antes de Você.

Acho que Depois de Vocês foi uma bela despedida do Will Traynor e que agora sim a vida da Lou entrou nos eixos. Mesmo tendo gostado não posso colocá-lo no mesmo patamar que o primeiro livro, esse com certeza mexeu muito mais com meus sentimentos. Mas o enredo foi tão bom que não é difícil acreditar que algumas pontas que ainda ficaram soltas possam rende mais um livro. Aqui conhecemos novos personagens e decisões são tomadas, fazendo com que queiramos saber o que aconteceu no mais além do depois de Will.

Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário