12 março 2014

Lendo e Resenhando: Convergente - Veronica Roth


Título: Convergente        
Título Original: Allegiant
Autor: Veronica Roth       
Páginas: 526
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801860
Ano: 2014

Atenção: Essa resenha pode conter spoiler caso não tenha lido Divergente e Insurgente.



A sociedade dividida por facções não existe mais, o mundo onde Tris cresceu em pouco tem tornou-se um lugar selvagem onde todos lutam por sua sobrevivência, sendo apoiando a nova ordem ou lutando contra ela.

Mas se as coisas já pareciam complicadas, descobrir o mundo do outro lado da cerca trouxe uma nova descoberta e mais duvidas sobre a verdadeira natureza humana e do que é real ou não.

Depois de dois livros narrados por Tris, Veronica Roth nos dá a oportunidade de vermos esse mundo distópico também pela ótica de Tobias, com capítulos intercalados entre os protagonistas.

Foi muita a ansiedade por esse desfecho e apesar de ama a trilogia Divergente, em parte não foi tudo o que eu esperava, Insurgente trouxe muita ação e estava esperando o mesmo em Convergente, afinal depois que você ler as últimas palavras do livro anterior subentende-se que tudo estará mais louco no livro seguinte. Porém o livro começa com um clima de apático, no sentido de que todos entraram em certo conformismo perante a ordem, por sinal bem arquitetada, de Evelyn.

No primeiro livro fiz questionamentos sobre o mundo que existe fora dos muros da cidade, que apesar de na sinopse de Divergente sabermos que é Chicago, só entendi porque os personagens nunca se referem a ela pelo nome em Convergente.

O fluxo de novas informações é muito grande, antes queria entender as motivações da Erudição por deseja dizimar os Divergentes, mas aqui estamos condicionadas a uma nova realidade, que se mostra bem mais complexa do que a anterior. E foi nesse ponto cheio de informações que Convergente não me agradou tanto, despois de ter terminado uma leitura densa esperava encontra nesse livro mais ação, o famoso atire primeiro pergunte depois. Também foi aterrorizante ver que já faltavam mais ou menos umas duzentas paginas e nada de mais interessante acontecia.

Os capítulos intercalados foram ótimos para conhecermos um pouco mais de Tobias, e para minha desagradável surpresa meu encanto pelo personagem diminuiu um pouco, só um pouquinho.

Convergente não foi nada do que eu esperava alguns pontos, gostei outro não, mas em um modo geral gostei do que Veronica Roth decidiu e acho que só o tempo e relendo mais umas vezes a trilogia conseguirei absorber melhor o desfecho.

O livro mais difícil, até o momento, que tiver que avaliar entre as cinco estrelas. Dá três estrelas, o que seria um bom, estaria de bom tamanho para o sentimento que tive ao termino. Porém refletindo melhor um muito bom significaria que o fim foi tudo o que não esperava e foi o que me surpreendeu e demostrou que Roth se absteve de qualquer influência e fechou uma distopia como ela deve ser.

Avaliação:




Trilogia Divergente:

1 – Divergente
2 – Insurgente
3 – Convergente

Um comentário:

  1. Oi Thiana!
    Eu não li nenhum livro dessa série ainda, mas quero ler... Espero que dê tempo de ler antes do filme, parece ser muito legal!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir