03 abril 2014

Para Ouvir: Divergent (Original Motion Picture Score)


Olha só quem está de volta! É isso mesmo a coluna Para Ouvir, ressurgindo as cinzas. Adoro música, mas tem que ter 'aquela coisa' para me animar a escrever um breve comentário. E foi isso que aconteceu ao ouvir o Score do filme Divergente, que é baseado no livro homônimo escrito pela americana Veronica Roth. 

Score, nada mais é do que a trilha sonora instrumental do filme. Vai dizer que nunca assistiu a um longa e ficou curioso com aquela melodia que toca nas em alguma cena?

O mais interessante é que antes mesmo de assistir ao filme, que no Brasil só estreia de 17 de abril, a trilha instrumental já me chamou a atenção.

O score foi composto pelo músico e DJ holandês, Junkie XL, responsável pela trilha sonora de jogos como Need For Speed: Pro Street e God Of War 2 , com a supervisão do compositor que considero o mestre das trilhas sonoras, estou falando de Hans Zimmer, que em 1995 ganhou o Oscar pela trilha da animação O Rei Leão e do Globo de Ouro pela do filme Gladiador. 

Os dois compositores já trabalharam juntos, como nas scores de O Homem de Aço e Batman - O Cavalheiro das Trevas Ressurge. Os estilos são relativamente parecidos, mas como já conheço o trabalho de Hans Zimmer foi muito fácil seu toque. 

De Junkie XL sentimos uma levíssima batida eletrônica, já de Zimmer, temos o uso de instrumentos de metais, coro e a orquestra. 

Outro ponto que devemos considera e bastante é a cantora britânica Ellie Goulding, que tem quatro músicas na soundtrack, a trilha com estamos acostumados a ouvir. A voz da cantora foi usada em quatro faixas do score, ela não canta, mais ou menos, cantarola em compasso com a melodia e ficou com uma ótima sonoridade.

Com 21 canções Divergent (Original Motion Picture Score) permiti que o ouvinte goste dela antes mesmo de imaginar em que cenas suas faixas se encaixam, para quem leu o livro dá até para fazer um filminho na cabeça e imagina a música tocando.

Deixo os destaque para as quatro faixas com participação da Ellie Goulding (Tris,Choosing Dauntless, Capture The Flag e Sacrifice) e outras como Faction Before Blood, Dauntless Attack e A Friend.



P.S. Os nomes das músicas tem tudo a ver com o filme.

4 comentários:

  1. Oi Thiana!
    O filme nem saiu ainda e já divulgaram a trilha sonora?
    Eu ainda não li o livro, mas quero ver o filme!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já divulgaram sim. Já está até vendendo no iTunes. Olha que essa só é a score, logo vou postar a soundtrack.

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Thaina! Tudo bem?
    Eu até que gostei bastante das músicas que escolheram. Ansiosa para ver como ficou o filme!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho acompanhando algumas músicas que saem da trilha, mas como não li o livro fiquei com medo de pegar algum spoiler vendo o clipe que saiu, então escuto as músicas meio que torcendo pra não pegar nada.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir