31 julho 2015

[Primeira Impressão] Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor - Sarah Butler


Sinopse:
Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?

Primeira Impressão:

Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor é o nome do livro, mas logo de cara vamos perceber que essa lista será construída ao longo da narrativa.

Daniel, um mendigo, e Alice, uma mulher que decidiu viajar pelo mundo, são os narradores. Cada capítulo um deles elabora uma lista com dez itens, e que são um reflexo de seus sonhos, desejos e do queriam dizer.

Logo de cara já percebemos que o livro é pura emoção e a escrita passa toda essa sensibilidade. Os narradores chegam a ser poetas, principalmente o Daniel, que já me deixou com aquele bolo na garganta e olhos marejados. Ele tem uma filha, que nunca conheceu e a única coisa sobre ela da qual tem conhecimento é o nome.

Já com Alice, o momento de sua vida e a infância, constantemente lembrada, me deixou emotiva. Seu pai está muito doente e esse foi o motivo de sua volta. Ela ainda tem que lhe dar com duas irmãs, que mostra ter sentimentos diferentes sobre o que pensam de sua vida.

Creio que em algum momento as vidas dos dois personagens se cruzaram. E o que mais me instiga é saber de que maneira isso acontecerá. Já criei duas suposições e já estão me corroendo de curiosidade.

A Novo Conceito também quer que façamos uma lista, o tema?

Dez coisas que sei sobre amor

  1. Nosso primeiro amor acontece antes mesmo de nascermos;
  2. Com certa idade descobrimos que existem infinitas formas de amar;
  3. A cada livro encontro o amor;
  4. O amor machuca;
  5. O amor transforma;
  6. Amor demais pode sufocar;
  7. Amor de menos pode decepcionar;
  8. Pode não ser correspondido;
  9. A humanidade precisar amar mais;
  10. Às vezes acho que não sei nada sobre o amor.


E você, dispostos a fazerem um lista?

3 comentários:

  1. Ei Thiana

    Ainda não me decidi se quero ler, vou aguardar as resenhas. Mas legal a brincadeira da lista, eu nã consigo fazer lista de nada rsrs, mas curti a sua.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pelo fato de trazem um drama já fico animada para ler. Me acabo de chorar sempre, mas encaro.
      kkkkkk Custou para esses dez tópicos saírem.

      Bjs

      Excluir
  2. Oie Thaiana,

    eu fiquei encantada com a capa, e já queria. Mas esse gênero de livro não faz muito meu estilo, não curto muito esses livros de reflexões. Mas uma das resenhistas do blog ama, vou indicar para ela.

    =)

    Bjoks


    Every Little Book

    ResponderExcluir