30 dezembro 2015

[Lendo e Resenhando] Caixa de Pássaros - Josh Malerman


Título: Caixa de Pássaros
Título Original: Bird Box
Autora: Josh Malerman
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576528

Sim, deve ser livro de uma só vez. Nunca imaginei que uma declaração na capa de um livro poderia ser tão verdadeira, como a de Hugh Howey sobre Caixa de Pássaros. Na tarde de um domingo, comecei essa leitura e entre intervalos entrei na madrugada lendo, só não terminei naquele momento, pois tomei um grande susto com um barulho e resolvi aliviar a mente. Assim que acordei fui terminar a leitura e quando li a última linha, percebi que aos 45 minutos do segundo tempo de 2015, eu tinha lido o melhor livro do ano.  

Não tenho o costumo de ler livros de terror. Quando estava no ensino médio li um que me fez esquecer de vez o gênero. Porém, Caixa de Pássaros me chamou a atenção e acabei dando uma chance.

É difícil determinar se a história se passa em um mundo pós-apocalíptico, apesar de poder ser essa seja a visão que o autor tenha do fim dos tempos. O que sabemos é que pessoas começaram a matar umas as outras e a se suicidarem em seguida. São mortes violentas e inexplicáveis. Assim como os personagens do livro, não entendemos o que de fato está acontecendo, até que a teoria de que essas pessoas viram algo antes de suas mortes se mostram verdadeiras.

Malorie que acabou de descobrir uma gravidez se ver sozinha nesse mundo caótico e as cegas resolve responde a um anuncio de jornal que promete um lugar seguros para viver. Ao chegar ao número 273 da rua Shillingham, encontra um grupo de pessoas que tentam sobreviver nesse novo mundo. Poucos meses depois, Malorie está sozinha novamente, apenas como o Garoto e a Menina. Se o mundo lá fora já era difícil para um adulto, o que seria agora tendo que cuidar dos filhos, criados sem saberem o que é a luz do sol e tudo aquilo que nos conhecemos desde uma abelha a um arranha-céu? A única esperança da protagonista está 32 quilômetros rio abaixo. Em um barco a remo contando apenas com os ouvidos do Garoto e da Menina para guia-la.
Seu bebê é mais inteligente do que você pensa.
A frase costumava deixa-la preocupada. No entando, hoje, no barco, usando os ouvidos das crianças como guia, ela de agarra a essa ideia e espera que os filhos estejam mais preparados que qualquer um para o que pode acontecer no rio”. Pg. 87
  
Se você é um daquele leitores que se envolve completamente com a história, prepare-se para viver as mesmas angustias, medos e dúvidas dos personagens. Para mim foi impossível não me emocionar com alguns acontecimentos e sentir o medo que ronda fora da casa. Mesmo sendo narrado em terceira pessoas, onde o autor poderia escolher nos mostrar o que realmente está afetando as pessoas, ele optou por nos deixar de olhos vendados também.

O livro me lembrou muito o filme Fim dos Tempos. Mas ao contrário da produção cinematográfica, algumas lacunas ainda ficam abertas no livro, o que pode frustrar alguns leitores que realmente queria um ponto final esclarecedor.

Creio que o mais genial da narrativa de Josh Malerman é que apesar de ser um livro de terror, ele não dá uma face a causa desse medo. E nos deixa na dúvida se a um terror real ou é algo psicológico. Eu como sou facilmente impressionável, para essas coisas ligadas ao medo, confesso que estou me assustando com tudo. Até onde sei isso é coisa da minha mente mesmo, aquele que ficamos depois de ver um bom filme de terror, o medo psicológico.

Sobre a diagramação de Caixa de Pássaros, ela está impecável, a capa e sua textura me fizeram lembrar uma caixa de papelão, até os detalhes em cada início de capítulo trazem um sentimento desolador. A revisão está impecável.

Malerman acha que algum dia pode escrever um livro sobre outros sobreviventes, segundo li em uma entrevista, e espero que se o fizer seja escrito com tanta excelência como esse foi. Me fazendo ter medo, chorar, amar seus personagens e sentir cada perda.  

Avaliação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário