26 julho 2016

[Resenha] Sem Olhar Para Trás - Lycia Barros


Título: Sem Olhar Para Trás
Autor: Lycia Barros
Páginas: 256
Editora: Valentina
ISBN: 9788558890083
Ano: 2016

Sinopse: O novo romance da escritora Lycia Barros narra um drama super comum da sociedade ao longo dos séculos. Um mal que acomete, principalmente, as mulheres. Afinal, quando coagidas, agimos de forma equivocada e facilmente somos influenciadas por nossos medos. No entanto, muitas vezes o sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito. E sempre há tempo para refazermos a nossa trajetória, onde algo surpreendente pode estar nos esperando no fim da linha. Esse é o foco da história de Agatha: é preciso força para recomeçar. As cicatrizes ficam, mas a força de reação é maior.


Confira também a resenha em vídeo.

Alguém me responde por que eu nunca li um livro da Lycia Barros? Após finalizar a leitura de Sem Olhar Para Trás, e ao longo dela, fiquei me fazendo essa pergunta. São poucos os autores que já no primeiro capítulo conseguem rouba minha atenção e a ela conseguiu.

No primeiro capítulo vemos que Agatha acabou de chega com seu filho, Gabriel de 10 anos, a cidade de Rio Preto, nas Minas Gerais. Ela herdou um sítio de uma tia que há muitos anos não via. Logo percebemos que sua chegada não foi nas circunstâncias normais e sim uma fuga. Agatha fugiu de casa e do marido violento, Bruno.

Acostumada ao luxo, mas sem felicidade, ela e Gabriel terão que se adaptar a uma nova realidade. Realidade essa que está recheada com fogão a lenha, animais de fazenda para cuidar e um pequeno negócio que era comandado pela falecida parente. Mesmo com essa adaptação e nesse mundo tão diferente do qual viviam os dois não demostram qualquer insatisfação com a nova vida.

A chegada deles também é presenteada com o aparecimento de pessoas boas, que na vida de Agatha era o que mais faltava. Entre eles está Pedro, que mesmo com a casa do sítio fechada esteve lá todos os dias cuidando das plantas e animais. Sua esposa Dona Gema também dá uma grande ajuda a Agatha é basicamente adota a moça e o filho.

Impossível não falar mais um pouquinho de Dona Gema. A senhora é a responsável pelas partes mais divertidas desta trama e apesar da idade, assim como seu marido, não dispensa o trabalho. Ela é funcionária da pousada de Vicente, moço que apesar da boa relação com Gema é muito fechado, e os dois vivem uma rotina de morde e a sopra cheio de muito carinho.

Quando Vicente e Agatha se conhecem, ele deixa seu lado reservado bem evidente e não parece nada interessado em fazer amizade com a nova vizinha, mas os planos de Dona Gema são outros. A senhora colocou na cabeça que o patrão está muito sozinho e vai dar uma de cupido.
“- Cruzes! Não precisa me empurrar. – A funcionária examinou o rosto carrancudo do patrão enquanto ele examinava a tela do computador e se num banco alto. – Tem certeza de que não quer atender você mesmo? É tão raro uma cliente desacompanhada aparecer aqui. ” Pg. 37

Preciso dizer que Vicente logo de cara virou meu crush literário. Mesmo com seu jeito até um pouco rude no início da narrativa e deixando aquela sensação de que guardava algum segredo, foi amor à primeira vista. E a cada página em que vamos descobrindo mais sobre sua vida, vamos entendendo a razão de não ter sido todo sorriso no primeiro contato com Agatha. Mas a química entre o casal é inegável e logo estamos torcendo para que o amor aconteça.

Gabriel é um personagem importante no amolecimento do coração de Vicente. E como não se encantar com ele? Se você gosta de crianças literárias fofas, assim como eu, preparasse-se para amar o Gabriel. Mesmo com seus 10 anos, o menino entende muito bem a situação pela qual está passando e ainda assim consegue por um sorriso no rosto e alegra todos que está a sua volta.
“ Emocionado Vicente afagou a cabeça no menino.- Obrigado. Isso significa muito para mim.E foi naquele momento que Vicente soube que nunca mais deixaria o menino partir. ” Pg. 173

Quem olha atentamente a capa do livro perceber logo que a narrativa trará algo de religioso a história e acredito que por isso alguns leitores sejam inibidos. Confesso que se fosse a algum tempo atrás eu seria uma dessas pessoas, mas a vontade de querer experimentar coisas novas e uma vozinha no coração me fizeram solicitar esse livro a editora. E ainda bem que o fiz.

Simplesmente amei a narrativa. Mesmo tratando de um tema tão real e que infelizmente atinge muitas mulheres. Lycia Barros escrever de forma delicada e prazerosa de se ler. A maior parte da narrativa não traz uma carga pesada da violência, mas trata principalmente do medo. Agatha fugiu ao invés de enfrentar seus pesadelos e as consequências disso é que ela é dominada pelo medo de ser encontrada pelo marido e vive em um constante estado de alerta.

Minha maior surpresa é que esperava que a carga da religiosidade fosse mais presente, porém essa questão só é mais aborda lá para mais da metade do livro. Talvez por isso que tenha gostado tanto da narrativa, pois esperava uma linha de narrativa bem fundamentada na disciplina cristãs, o que poderia me desagrada. Ou não.

Essa é a primeira obra da Lycia que leio então não tenho como comparar se esse realmente é um estilo da autora ou foi uma opção para esse livro. Mas não posso deixar de dizer que o livro me agradou, pois, além de abordar a violência contra a mulher também mostrou que não podemos deixar o medo nos dominar e nos fechar para as novas amizades e para um novo amor.

A diagramação está linda e simples, encontrei apenas um errinho de revisão. Cada capítulo se inicia com uma frase de escritores ou filósofos que resume muito bem o sentimento do capítulo. Sem Olhar Para Trás é um romance muito gostoso e pode ser devorado em um dia, apesar de previsível em alguns sentidos, a leitura é envolvente nos levando a desejar não largar o livro. 

Avaliação:






20 comentários:

  1. Olá Thiana
    eu quero muito ler esse livro,especialmente porque já conheço a escrita da autora e sei o quanto é maravilhosa. O fato de trazer algo religioso não me incomoda nem um pouco, na verdade fico mais curiosa, ainda mais para conhecer mais a fundo sobre os personagens. Sua resenha está maravilhosa <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro e ainda não li nada da autora também. Olha, vendo a capa eu não imaginava que teria algum conteúdo religioso, assim como você falou, esperava apenas que fosse só mais um romance da autora. O enredo me chamou atenção e a trama parece ser maravilhosa. Eu tenho certeza de que será um livro que eu vá gostar muito quando finalmente fizer a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi florzinha, assisti o seu vídeo ontem e agora li a sua opinião.
    Então, essa linha de escrita que acaba dando uns toques religiosos me incomodam demais. Li um outro livro da autora e aconteceu o mesmo que você descreveu acima, já quase no final da história, a protagonista "aceita a Jesus" e seus problemas se solucionam e isso me pareceu extremamente artificial e mal trabalhado.
    Entendo que este tipo de abordagem, tem seu público cativo e algumas pessoas valorizam isso, mas eu não sou uma delas e sinceramente, acho esse tipo de característica bem oportunista.
    Meio antipático o meu comentário, mas entendo também os motivos que te fizeram gostar do livro e acho que o assunto principal, a relação abusiva, deve ser sempre discutida.
    Adoro teu blog e amo seu canal!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Thiana,
    Adorei ler sua opinião sobre esse livro. Ainda não li nada da autora e tenho muita curiosidade. Fiquei com o coração meio partido por saber que a Agatha fugiu de um marido violento, mas contente por ela ter tomado essa atitude, apesar de não ter sido a mais acertada, em minha opinião.
    Já meio que me encantei com Gabriel por saber que ele amolece o coração de Vicente e também por Dona Gema.
    Dica mais que anotada.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Eu já tinha visto a capa desse livro e ela me chamou atenção justamente por ser diferente, mas não sei, não consigo gostar de capas com modelos humanos... contudo quando eu li Agatha na sinopse fiquei curiosa... sim, por ser meu nome kkkkkkk, não sei ainda se leria, mas como estou numa onda de conhecer muitos nacionais quem sabe não?
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    A capa não me chamou a atenção, infelizmente, mas imagino que seja uma história cativante para quem tiver o interesse em ler. Não leio coisas que envolvem religião ou coisas do tipo, pois sou ateia e tenho várias questões que são levantadas quando leio algo do tipo. Não me impede de conhecer a obra, mas não irei atrás, haha. parabéns pela resenha sincera.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor!
    Adoro livros que nos conquistam já nas primeiras páginas. Gostei de ler sua resenha, pois a quantidade de detalhes a enriqueceu. A única coisa que não sou muito fã é esse lance mais religioso. Mesmo assim daria uma oportunidade.
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Oie, Tudo bem? Eu já vi diversas resenhas sobre esse livro mas ao me deparar com a sua consegui entender bem melhor qual o enredo do livro e achei interessante. Mudar, fugir daquilo que nos faz mal e começar de novo! Adorei a premissa é pretendo ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu nunca li nada da autora, e esse tema de violência contra a mulher é muito pertinente, mas confesso que essa pitada de religião me desanimou muito, não gosto de livros que tocam nisso, para mim tem que ser laico rsrs Mas achei muito interessante a proposta, quem sabe mais para frente, quando estiver com a cabeça um pouco mais aberta, eu pegue para ler.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Thiana, eu não li nada da Lycia ainda, mas sei que este narrativa cristã é uma marca de suas obras. Acho ótimo um livro abordar o tema da violência contra mulher, e como já estava de olho no livro, é mais um atrativo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Amo essa autora! Não me importa se é previsível ou cheio de mimimi, ela é ótima. Os livros dela eu não leio, devoro! Estou ansiosa para ler este, mas estou me segurando, pois sei que em uma sentada leio o livro todo!
    parabéns pela resenha! ;)
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Oi Thiana, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, estava bem curiosa sobre ele e acredito que ele possa me proporcionar uma leitura razoável. Achei legal a autora ter abordado um tema sério, que é muito presente no nosso cotidiano, ao falar da violência doméstica e ao que parece, ela soube trabalhar isso muito bem. Quanto à questão da religiosidade, eu não curto muito quando ele está presente nas histórias, ainda que seja um pouco, por isso não sei se o livro seria totalmente agradável para mim. Só lendo para saber, né? Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Mesmo que você tenha dito que a parte religiosa só é mais abordada pra depois da metade do livro, fiquei com receio de ler. Já li uma trilogia da Lycia e essa parte acabou me incomodando muito, por isso não quero repetir a experiência. Mesmo adorando crianças literárias e tendo curiosidade de acompanhar a protagonista lidando com sua nova vida, vou passar a dica.

    ResponderExcluir
  14. Oi Thiana,
    Já ouvi falar muito bem desse livro e gostei muito do tema. Não conseguimos dimensionar todo o sofrimento que passam as mulheres que sofrem violência doméstica e é muito importante esse tema vir à tona.
    Parabéns pela resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Assim como você, eu nunca havia lido nada da autora, ou melhor, ainda não li e vejo que devo começar com esse livro aí. Imagino que a vida dela era muito turbulenta ao lado do marido violento e me admirou ela ter tido a coragem de largá-lo e começar tudo de novo, numa vida e numa nova rotina.
    O componente religioso me deixou intrigada, gosto de ver como esse tema é trabalhado nas histórias. Obrigada pela indicação.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4.

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser uma leitura leve. Não curto muito quando o livro possui um certo teor religioso, mas fiquei bem curiosa no momento que disse que aborda sobre a violência contra a mulher, algo que realmente precisa ser mais falado. Adorei sua resenha, não conhecia a autora <3 Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor.

    Esse livro parece ser bem gostoso com uma leitura bem leve. Eu até que leria, mas não no meu momento atual. Estou buscando coisas novas, diferentes e esse livro não me atraiu. Mas gostei bastante da premissa da história e imagino o quanto a protagonista deve ter sofrido. Fico feliz que vc tenha gostado da leitura ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oiie, tudo bem??
    As frases deram todo destaque para o livro já que apresentaram de forma precisa um pouco do que esperar com a leitura. Lycia provavelmente encantou com o seu livro ao mostrar personagens humanas, cheias de erros e acertos, e cicatrizes que só a força de vontade é capaz de superar

    ResponderExcluir
  19. Oiii minha linda,
    não tinha conhecimento do livro e nem da autora, sua resenha me aproximou bastante do que é o livro e eu gostei muito. Gosto de livros leves e tranquilas e foi isso que você passou com sua resenha, apesar de tudo que a protagonista passou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    eu não conhecia esse livro ainda e devo dizer que chamou muito minha atenção, parece ser um romance intenso apesar de ter algumas partes previsíveis, fiquei bem curiosa e com toda certeza lerei ele logo que tiver uma oportunidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir