08 julho 2017

[Resenha] Tudo e Todas as Coisas - Nicole Yoon

Título: Tudo e Todas as Coisas
Título Original: Everything, Everything
Autora: Nicola Yoon
Páginas: 280
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416992
Ano: 2017 (Edição capa filme)

Sinopse: Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua.

A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.

Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.

Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.
 

Quando a primeira edição desse livro foi lançada no Brasil, não despertou tanto minha curiosidade. Tanto que nem fui atrás de saber mais sobre ele, porém tudo mudou quando saiu o trailer do filme, achei incrível e fiquei mega curiosa por essa leitura. Por isso solicitei para nossa querida editora parceira, Arqueiro.

Em Tudo e Todas as Coisas conhecemos Madeline, uma jovem de 18 anos que não pode sair de casa, devido a uma imunodeficiência combinada grave. Basicamente ela tem alergia ao mundo e sua casa é toda equipada e o mais estéril possível para evitar que ela tenha reações que podem levar a morte. As únicas pessoas com quem tem contato é sua mãe, que também é médica, e sua enfermeira, Carla.
“- A vida é dura, meu bem. Cada um segue em frente como pode.” Pg.38

Sem amigos, apenas dedicada aos estudos domiciliares e aos livros, sua curiosidade é aguçada quando novos moradores chegam para viver na casa ao lado da sua. Um homem, uma mulher e um casal de filhos, mas é o garoto que chama a atenção de Maddy, não somente por ele ser bonito, mas pela energia que ele transmite de uma pessoa ativa fazendo estipulais e vivendo no mundo lá fora.
"Ele é o maior risco que já corri." Pg. 66

Geralmente são os moradores do bairro que vão dar as boas-vindas aos novos vizinhos, mas nesse caso acontece o contrário. Com um bolo bundt nas mãos Olly e sua irmã vão falar com os vizinhos. Eles já sabem que ali vive uma jovem com idade próxima a sua, mas a mãe de Maddy é evasiva e corta naquele momento qualquer chance de uma aproximação. Mas nem isso impede que Olly e Maddy comecem a se conhecer e se darem conta que existe muito mais do que curiosidade em saber quem é o garoto do mundo lá fora e a garota do quarto branco.

Fiquei espantada como a forma que esse livro me capturou. Não consegui largar um minuto se quer. Nicola Yoon traz nessa obra uma narrativa muito fluida, despojada e sem coloquialismos. É um livro para jovens, escrito de uma forma que  eles e  pessoas de qualquer idade consigam se conectar e entender sua mensagem.

Os capítulos são curtos o que dá mais ainda agilidade na leitura e também recheado de ilustrações que dão vida e transmite muito da história e sentimentos da protagonista. As ilustrações por sinal são de autoria do marido da autora, David Yoon.

A autora também não foca no drama de Maddy, mas trouxe uma história paralela que nos faz nos aproximar muito de Olly. Isso era realmente algo que não esperava na trama e com certeza fortaleceu a ligação do leitor com ele.

Inicialmente achei que esse livro teria algo de A Culpa é Das Estrelas, e talvez por isso quando ele saiu não me atraiu tanto, mas realmente fui surpreendida com essa história que não tem nada de ACEDE. Aqui temos uma história e personagens únicos, que quando fechamos o livro, queremos ficar mais um pouco com eles.


“Quero dizer que é por causa dele que estou aqui. Que o amor nos abre para o mundo.Antes de conhece-lo, eu era feliz. Mas agora estou viva, e as duas coisas são bem diferentes.” Pg. 160

Não farei parâmetros com o filme, pois ainda não assistir. Porém, já me falaram que diversas coisas foram alteradas, mesmo assim não é um filme ruim.

Com certeza Tudo e Todas as Coisas é um livro que recomendo sem medo, que emprestarei sem medo (claro que com aquele contrato de empréstimo de 100 páginas). Uma história linda, de final surpreendente e que apesar de não chorado horrores como imaginei, me emocionou e tocou de uma maneira sem igual.

Avaliação:

20 comentários:

  1. Olá
    Eu também já fiz essa leitura e fiquei encantada pelo desenvolvimento e especialmente por todas as características apresentadas pelos personagens. Impossível não se surpreender mesmo, e eu também pensei que houvesse algo de ACEDE por aqui.. O filme eu também não assisti ainda, mas pretendo em breve.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F,
      Que livro maravilhoso esse. Encantada demais com ele.
      Quero ver o filme logo para fazer o comparativo. rsrsrsr

      Bjs

      Excluir
  2. Li aquela edição da Novo Conceito e me apaixonei pela história. Não imaginei que seria uma história tão tocante, e vale a pena emprestar e deixar outros se apaixonarem também. Ainda não vi o filme também, mas espero assistir em breve e saber sobre essas mudanças que fizeram!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ainda não ter lido, dá pra perceber que se trata de uma história muito linda e especial..
    Estou muito a fim de ver o filme também, mas quero ler o livro primeiro.
    Gosto muito de ler os quotes e os que você colocou forma muito bem escolhidos porque me instigou mais.
    Amei sua resenha!
    Beijinhos!

    Eliziane Dia

    ResponderExcluir
  4. Acho que este é o único livro que quero ter na capa do filme também... rs Li este livro no inicio do ano e fiquei apaixonada pela história e pela originalidade da trama. Adorei saber que você também gostou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Li esse livro ano passado e também assim que peguei para ler não conseguia parar, mesmo sendo algo clichê, a escrita da autora é muito fluída e a forma que o livro é feito também faz com que a leitura fluísse mais rápido também. Também não vi o filme mas estou doida para conferir, ouvi falar que ele é bem fiel ao livro.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Eu quero muito começar a ler esse livro, pois ouvi só elogios a autora e a obra. O trailer do filme é lindo e eu só quero assistir depois de ter lido! Amei sua resenha, a cada uma que vejo minha vontade só aumenta!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu também já realizei essa leitura e posso dizer que suas impressões refletem bem o que eu senti enquanto lia ele. Foi um momento muito satisfatório para, no qual me deliciei com o desenvolvimento da trama e com os personagens, com a expectativa que viria e com o encanto da Madelaine com tudo o que já se tornou rotineiro para nós. Foi uma ótima leitura.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Já li esse livro e simplesmente AMEI! Compartilho das mesmas impressões que você e, sem dúvida, é uma leitura que curto muito ;)
    BJO

    ResponderExcluir
  9. Esses livros sempre nos levam a conhecer um pouco mais sobre as complexidades da vida do outro, e até a se colocar na situação, ainda não tinha parado pra ler uma resenha sobre esse livro, vi muito hype encima e acabei deixando de lado, mas deve ser maravilhoso descobrir um pouco mais da evolução da vida da personagem, principalmente o amor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Thiana
    Amo histórias nesse estilo... ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas acredito que ele iria me arrebater por completo, como parece que aconteceu com você!
    Estou doida para ler e para assistir o filme e pretendo fazer isso em breve.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Olá Thiana,
    Li esse livro quando foi lançado pela primeira vez no Brasil e curti a leitura, mas esperava mais, sabe? Fico contente que você tenha curtido a leitura. Eu também pensei que teria um pouco de ACEDE e fiquei contente por não ter.
    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Esse livro está sendo beeeeem comentado pro meio literário, mas eu como sempre não me interessei por ele. Não sei o que, mas sempre que um livro é muito comentado eu não sinto vontade de lê-lo haha Mas eu realmente achei interessante a premissa, bastante mesmo. Quem sabe eu vá ler dessa vez. Adorei a sua resenha ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Tenho visto muitas resenhas desse livro, mas ainda não tenho vontade de lê-lo. Quero ler antes de ver o filme para poder comparar, preciso de coragem primeiro (risos).

    Ando fugindo de romances, mas irei ler "Tudo e Todas as Coisas", quem sabe quando bater uma vontadezinha de romance?

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thiana

    Pois no meu caso assim que bati os olhos no livro, ano passado, eu me interessei. Eu tenho a edição da NC e por isso não solicitei essa. Que bom que você gostou da leitura. Eu também não assisti ao filme... jura que te falaram que tem coisa diferente? Que pena!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Thiana,
    quero muito ler esse livro embora não seja uma prioridade para o momento, mesmo ele sendo tão elogiado em todas as resenhas que li, pretendo adiar um pouquinho a leitura porque com o lançamento do filme acabei ficando por dentro da história mais do que deveria e peguei uns spoilers bem interessantes, então eu já mais ou menos sobre os pontos chaves da trama e preciso priorizar umas leituras acumuladas aqui antes de comprar novos livros (já que não tenho esse ainda).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. OI!
    Sou apaixonada por esse livro desde a primeira vez que o li.
    Achei linda a história criada pela Nicola, e também achei ela bem diferente de todo romance que publicam por aí com adolescentes.
    Essa edição da Arqueiro está perfeita, quero muito uma dessas na minha estante

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Desde a primeira edição desse livro que desejo lê-lo, mas, sou muito esquecida e quando vou comprar livros, acabo esquecendo dele :(
    O que mais me chama a atenção nesse livro é a doença da Madeline e como ela lida com isso, pois assisti um episódio de House em que a paciente tinha essa mesma doença e vi como era difícil. Acho que será muito interessante conhecer como a Madeline vai lidar com o novo vizinho, principalmente porque vai rolar um romance aí no meio, e sou a louca dos romances.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro, pois o filme não me surpreendeu tanto assim, e pelos comentários que leio sobre o livro, a leitura é maravilhosa e a escrita da autora está bem elogiada.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. Quem procura um pouco mais de profundidade ou mesmo um drama mais cativante, não vai ficar satisfeito com a produção morna. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite, dos melhores filmes drama , porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir