02 agosto 2017

[Resenha] Mestre das Chamas - Joe Hill

Título: Mestre das Chamas
Título Original: The Fireman
Autora: Joel Hill
Páginas: 592
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417135
Ano: 2017

Sinopse: Ninguém sabe exatamente como nem onde começou. Uma pandemia global de combustão espontânea está se espalhando como rastilho de pólvora, e nenhuma pessoa está a salvo. Todos os infectados apresentam marcas pretas e douradas na pele e a qualquer momento podem irromper em chamas.
Nos Estados Unidos, uma cidade após outra cai em desgraça. O país está praticamente em ruínas, as autoridades parecem tão atônitas e confusas quanto a população e nada é capaz de controlar o surto.
O caos leva ao surgimento dos impiedosos esquadrões de cremação, patrulhas autodesignadas que saem às ruas e florestas para exterminar qualquer um que acreditem ser portador do vírus.
Em meio a esse filme de terror, a enfermeira Harper Grayson é abandonada pelo marido quando começa a apresentar os sintomas da doença e precisa fazer de tudo para proteger a si mesma e ao filho que espera.
Agora, a única pessoa que poderá salvá-la é o Bombeiro – um misterioso estranho capaz de controlar as chamas e que caminha pelas ruas de New Hampshire como um anjo da vingança.
Do aclamado autor de A estrada da noite, este livro é um retrato indelével de um mundo em colapso, uma análise sobre o efeito imprevisível do medo e as escolhas desesperadas que somos capazes de fazer para sobreviver.

Harper Grayson é o tipo de mulher que se doa pela sua profissão, com todo amor e carinho era enfermeira de uma escola, mas quando a pandemia de Draco incendia trychophyton ou como é mais popularmente conhecida Escama de Dragão, se espalha pelo mundo e com as escolas fechadas ela se voluntaria para trabalha em um hospital.

Os portadores desse mal, tem manchas escuras com leves tons dourados, que vão se espalhando pelo corpo. Não se saber como a doença começou e nem como tratá-la, o mais provável é que o portador se incendei espontaneamente e isso pode causa diversos acidentes e também reações em cadeia.

O EUA já está em completo colapso devido a doença, cidades foram dizimadas e milhares de pessoas morreram, sejam devido a doença ou nas mãos de grupos de extermino, o Bonde da Cremação. Esse grupo é o completo terror de quem tem a doença, eles matam sem dó nem piedade não importa se é adulto ou criança.

A enfermeira Harper logo tem que deixar o trabalho de lado, quando o hospital em que ajudava pega fogo. Semanas depois as primeiras machas surgem em seu corpo e para completar ela está gravida. É nesse momento que ela começa a perceber um outro lado de seu marido e para se proteger terá que fugir dele. Aí como odiei o Jakob, ele é o perfeito exemplo de como nos enganamos com as pessoas.

Sempre que falavam o nome Joe Hill, não sei por que, mas já associava a livros de terror e encarei a leitura de Mestre das Chamas com esse pensamento, mas ele foi se descontruído ao longo da leitura. Nem precisou chegar a metade da narrativa para me dar conta disso.

Em um cenário apocalíptico, onde a existência humana está por um fio, Joe Hill deixa em carne viva os piores lados do caráter humano. Egoísmo, preconceito, fanatismo e a sede de poder são apenas alguns deles.

Toda a história gira entorno da enfermeira Harper, que após fugir do marido é salva por um grupo de pessoas que estabeleceu uma colônia de sobreviventes, todos infectados pela Escama de Dragão. Entre ele está o Bombeiro, um personagem enigmático, recluso e que consegue controlar as chamas causadas pela doença. Quando somos apresentados a ele, logo queremos saber mais sobre esse personagem, porém isso demora muito a acontecer, o que gerou toda uma expectativa já que achei que o foca da trama séria grande parte dele.

“- Pense em dar um curso uma vez – disse o Bombeiro. – Mas não consegui decidir o que iria ensinar. Combustão espontânea para iniciantes? Incêndio criminoso, módulo 1? Além do mais, é difícil fazer pessoas se inscreverem num curso quando ir mal numa prova significa ser queimado vivo.” Pg. 99

A maior parte do livro é sobre como Harper ira se adpitar a essa colônia de sobreviventes, que conseguiu aprender a lhe dar com a Escama de Dragão e até mesmo evitar que os portadores se auto incinerarem. Mas sua chegada parece que traz uma quebra na harmonia do local, não intencionalmente, mas parece que os problemas a perseguem ou Harper involuntariamente tema capacidade de fazer com que a verdade aflore.

Na medida do possível, o autor ainda traz uma certa forma de fanatismo religiosos, do quanto muitos podem ser aprisionados e controlados por ele e como isso pela a violência e perseguição de grupos contrários aquela linha de pensamento ou crença.

“- Vocês venceram a escama? – perguntou Harper.- Melhor do que isso – respondeu Pai Storey. – Ficamos amigos dela.” Pg. 107

Mestre das Chamas é dividido em nove livros, funcionando quase como se fossem atos de uma complexa peça de teatro. Cada “livro” culmina em um ápice, mas claro que Hill guarda o grande clímax para o livro nove.

Se tem um livro cheio de referência é esse aqui. Hill é inesgotável em fazer referências a obra de J.K Rowlling, As Crônicas de Nárina e principalmente a Mary Poppins, já que Harper é grande fã do filme de 1964 estrelado pela Julie Andrews. Até Game Of Thrones cai na lista de referências do autor.

Apesar de uma premissa que promete muita ação, Mestre das Chamas não é um livro com ação do início ao fim e por isso pode desagradar muito quem o pega com essa expectativa. Sendo uma obra muito mais analítica, vamos junto com a protagonista tentando entender o que está acontecendo com o mundo e principalmente com as pessoas.

O autor também trabalha muito bem o jogo de quem é o mocinho e quem é o vilão, claro que temos vilões bem definidos, como o Bonde da Cremação, mas lidando com tantas pessoas, Harper se pega sempre em dúvida sobre que realmente a outra pessoa é.

Por ter muitos personagens é complicado falar muito deles, mas com certeza além de Harper e do Bombeiro, vocês serão conquistados pela adolescente Allie e seu irmãozinho Nick. O autor constrói personagens muito volúveis e que são induzidos aos erros diversas vezes. Gostei disso, pois realmente somos assim. Podemos ser pessoas boas, mas cometer erros ou podemos ser pessoas que se dizem boas e no fundo não somos.

Joe Hill criou uma história que apesar de ter sido finalizada nesse livro, traz muitas possibilidades. A Escama de Dragão atingiu todo o mundo, então outras histórias podem ser contadas, principalmente sobre a origem da doença, que seria fruto de experiências malsucedidas ou realmente um juízo final.

Não dei cinco estrelas ao livro, por ter sido uma leitura muito cansativa e que ao meu ver poderia ter vários cortes ou mais dinâmica e pelo fato de MUITAS vezes o autor terminar o capitulo iniciando que algo iria acontecer no futuro e acabava deixando um suspense forçado no ar. Mas fora isso, estou louca para ler outras obras do Joe Hill.

Mas não ache que Joe Hill só abordou o lado pessimista das pessoas diante desse cenário apocalíptico. Foi até chocante diante de tantas coisas ruins, encontrar chamas de bondade entre as pessoas, de esperança que tudo se resolva uma dia.

Mestre das Chamas é um livro que vai do terror mais psicológico, porém ainda traz uma candura, que nos perguntamos como o autor consegue ainda amolecer nossos corações depois de tanta tensão. Esse não é um livro que indicaria para todos, mas se você está disposta a encarar algo diferente, como eu estava, que saia completamente de sua zona de conforto, então encare sem medo.

Preciso de um grupo de apoio de órfão de Mestre das Chamas, alguém me indica um?

Avaliação:

17 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Não conhecia o livro por ora a premissa me agradou me parece um livro bem emocionante mesmo que tenha cenas desnecessárias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Ainda não li nada desse autor, mas já li bons comentarios a respeito, e tenho muita curiosidade em poder ler, ainda mais por ter elementos que me agradam bastante, comop essas questões do terror ao psicológico. Pelo visto, sensações contraditórias é o que não faltam. Adorei poder conferir as suas impressões, o que despertou ainda mais o meu interesse.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá Thiana, tudo bem?

    Confesso que eu pulei boa parte de sua resenha, pois estou com Mestre das Chamas em casa e pretendo lê-lo o mais rápido que consiga. Amo a escrita de Joe Hill e, por vezes, acho até melhor que a de seu pai, Stephen King, se isso for possível, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas adorei a resenha e super quero ler esse livro... Joe Hill parece ser um ótimo escritos, e se você achar um grupo de apoio de Orfão já indica aqui também pois pela sua resenha, vou precisar quando ler ele kkkk

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Morro de medo de livro de terror e nãos ei se conseguiria ler este aqui, mas confesso que a curiosidade está imensa por causa das referencias e tal. Será que tento?
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Até pensei em solicitar este livro a editora, mas depois pensei bem e resolvi pedir outro. Nunca li nada do autor. Tenho muita vontade de ler um livro dele, mas até agora, só fiquei na vontade mesmo. Esta é a primeira resenha que leio do livro, e ele me pareceu ser bem interessante, apesar do ritmo lento que você apontou sobre a obra.

    ResponderExcluir
  7. Que resenha mais linda! Você detalhou tudo tão bem que me sinto totalmente confortavel para comprar ou nao o livro, sinto que você colocou todos os pontos na balança. Não tive uma experiencia muito agradavel com o autor mas creio que esse livro em chamou a atenção justamente pelo fanatismo.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus eu estou LOOOOOOUCO por esse livro D:
    Amo King e já li Joe Hill também, e agora com esse livro eu estou desesperado para lê-lo porque só vejo resenhas positivas sobre o mesmo.
    Amo amo amo o gênero <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    Ainda não tinha conferido uma resenha sobre este livro e achei muito interessante a premissa, não se parece com nada que eu tenha lido ultimamente. Fiquei curiosa para saber quais verdade a personagem trás a colonia de sobreviventes rs, mas preciso admitir que quando li "nove livros" me deu uma certa preguiça kkkk fiquei com a impressão de uma história longa de mais e isso sempre me deixa com preguiça e acaba fazendo com que eu fique procrastinando a leitura, então acho que não vai ser dessa vez que eu vou dar a chance rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Tentei uma vez ler algo do autor e acabei por não ter uma experiencia muito boa, mas essa obra parece ser diferente, então darei uma chance a história futuramente, e quem sabe acabe gostando dessa obra!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Este é um daqueles livros que eu já vi pelas redes sociais e não dei muita bola para ele, tanto que nem havia lido a sinopse direito.

    Mas gostei do que encontrei na sua resenha, gosto dessa pegada de uma tensão mais psicológica, costumo me sentir presa à tramas desse estilo.

    ResponderExcluir
  12. oi Thiana,
    Ainda não li nada do Joe Hill, mas já li muitos elogios para obras do autor e tenho muita vontade de ler. Fiquei contente por você ter curtido tanto assim essa leitura, que parece ser bem boa. Uma das coisas que mais me intrigou foi a divisão do livro, em nove partes que culminam num ápice.
    Ler esse livro deve ser um deleite.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Thiana,
    está na minha meta ler algo do Joe, nunca li nada dele mas tenho tido acesso a críticas magníficas que insistem em enaltecer o talento do autor e a qualidade de suas obras. Espero ter a oportunidade de conhecer a escrita do autor ainda esse ano e sem sombra de dúvidas esse parece ser um título excelente para esse fim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Apesar de o livro ter sido cansativo para você em alguns momentos, fiquei bem curiosa para conferir a leitura, já que se passa em um cenário apocalíptico, onde a existência humana está ameaçada e isso acaba despertando o pior em alguns seres humanos. Fiquei bem curiosa também para descobrir o início dessa epidemia! Agora que já sei que não se trata de uma obra de terror, vou dar uma chance a leitura.
    Gostei muito da resenha bem escrita e sincera! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Esse é um dos lançamentos da editora que eu mais quero ler.
    Eu adorei poder saber mais sobre o livro aqui, eu nunca li nada desse autor, mas ao ler sua resenha deu pra perceber um toque da escrita do King com essa caracteristica de sempre mostrar o pior do ser humano em cenários devastadores.
    Com certeza é algo que eu vou gostar de ler

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li nada do Joe Hill, mas só por ele ser filho do King eu já quero ler. Ele parece muito ter as características do King de ter uma escrita detalhista. Eu quero muito ler essa história!

    ResponderExcluir
  17. Já li algumas resenhas e todas apontaram essa lentidão que você mencionou. Confesso que quase o solicitei, mas quando vi o número de páginas desisti por enquanto.
    Nunca li nada do autor e não quis começa por um livro tão grande.
    Acho a trama interessante e acho a "enfermidade" muito original. Eu geralmente gosto de livros mais densos, então essa é uma leitura que eu gostaria de fazer no futuro.

    Beijos

    ResponderExcluir