24 janeiro 2018

[Resenha] As Coisas Que Fazemos Por Amor - Kristin Hannah

Título: As Coisas Que Fazemos Por Amor
Título Original: The Things We Do For Love
Autora: Kristin Hannah
Páginas: 352
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417692
Ano: 2017

Onde Comprar: Amazon / Saraiva

Sinopse: Caçula de três irmãs, Angela DeSaria já tinha traçado sua vida desde pequena: escola, faculdade, casamento, maternidade. Porém, depois de anos tentando engravidar, o relacionamento com o marido não resistiu, soterrado pelo peso dos sonhos não realizados.
Após o divórcio, Angie volta a morar na sua cidade natal e retorna ao seio da família carinhosa e meio doida. Em West End, onde a vida vai e vem ao sabor das marés, ela conhece a garota que mudará a sua vida para sempre.
Lauren Ribido é uma adolescente estudiosa, bem-educada e trabalhadora. Apesar de morar em uma das áreas mais decadentes da cidade com a mãe alcoólatra e negligente, a menina sonha cursar uma boa faculdade e ter um futuro melhor.
Desde o primeiro momento, Angie enxerga em Lauren algo especial e, rapidamente, uma forte conexão se forma: uma mulher que deseja um filho, uma menina que anseia pelo amor materno. Porém, nada poderia preparar as duas para a repercussão do relacionamento delas. Numa reviravolta dramática, Angie e Lauren serão testadas de forma extrema e, juntas, embarcarão em uma jornada tocante em busca do verdadeiro significado de família.

Desde que li O Caminho Para Casa vivo um caso de amor com os livros das Kristin Hannah. Sabe aquela necessidade de ler tudo de determinado autor, por que sabe que será uma leitura maravilhosa? É assim que me sinto com as obras da autora.

As Coisas Que Fazemos Por Amor já é um título que dá aquele baque no leitor. E conhecendo os estilo da Hannah já ficamos com o coração na mãe antes mesmo de começar a ler. Talvez por isso eu tenha feito essa leitura com expectativas de mais e esperando algo que ao final percebi que o livro não trouxe na mesma intensidade que outros livros dela.

Nesse livro vamos conhecer a Angie, uma mulher que em um ano perdeu a filha recém-nascida, o pai e se separou do marido. Ela então decide dá um tempo na carreira de publicitária e volta para West End, cidade onde vivem sua mãe e as irmãs  mais velhas.

O grade drama de Angie gira em torno do fato de não ter filhos. Ela e o marido tentaram por anos e quando finalmente tiveram sucesso aconteceu tragédia. Isso consumiu muito nossa protagonista e acabou levando seu casamentos a ruína.

Dou outro lado temos Lauren, uma jovem de 17 anos pobre que vive com uma mãe alcoólatra e que em nenhum momento passa realmente a sensação de que é sua mãe. Mesmo assim Lauren é uma garota dedica, estuda em um bom colégio graças a uma bolsa de estudos e namoro um dos caras mais populares. Além também de ser muito trabalhadora.

Os caminhos de Angie e Lauren acabam se cruzando na noite em que a jovem perde seu emprego, porém outras situações irão fazer com que as duas se cruzem mais vezes e daí começa a surgir uma amizade.

De cara notamos que as protagonistas desse livro têm faltas sentimentais opostas, enquanto Lauren tem a ausência da mãe, Angie tem a ausência de um filho. É através disso que a amizade das duas vai se desenvolver, uma irá suprir a necessidade sentimental da outra, mesmo que ambas não deixem isso explicito uma para outra.
"As vezes a vida não sai do jeito que a gente sonhou." Pg.128

Essa proximidade gerar certa preocupação a família de Angie, já que devido ao histórico dela, o final nunca acaba bem. Mas durante a narrativa vamos percebendo que quando ela afirma que as coisas agora são diferentes, começamos a acreditar que realmente ela mudou.

A todo momento esperei um drama de me deixar louca chorando pelos cantos, mas não foi o que encontrei aqui. As Coisas Que Fazemos Por Amor é um livro tocante sim, porém em terminado momento Kristin Hannah foi pelo caminho do previsível e quando achei que ela não poderia ser mais previsível, ela foi.

Apesar disso não foi uma leitura que me desagradou. A relação de Angie e Lauren, assim como o envolvimento da família de Angie é muito agradável. A forma como a família DeSaria acaba de tornando realmente uma família para Lauren, mesmo que alguns membros fiquem com o pé atrás diante disso, é algo natural e em nenhum momento forçado.

A sinopse do livro me fez acreditar que a problemática e polemica da relação das protagonistas séria algo que geraria um burburinho diante de toda cidade e não é isso que acontece. Ficando mesmo a polemica dentro do ambiente familiar do que fora dele.

Os DeSaria são e origem italiana e tem um restaurante, ao longo do livro Angie vai mudando diversas coisas para evitar que o local venha a fechar e várias cenas são ambientadas no restaurante. É um livro para dar fome, Maria, mãe da Angie, cozinha maravilhosamente e eu a louca da lasanha já estava louca pra ir conferir o tempero dela.

Apesar de previsibilidade do enredo, o que mais gostei foi como Hannah realmente comprova a mudança de Angie, em como apesar de todos acharem que não realmente a autora mostra ao leitor que ela mudou e o que ela faz durante a história não é em função de suprir o que não tem, mas de realmente ela sentir que o papel de mãe que ela não desempenho em toda sua vida, estava guardado pra uma pessoa que realmente necessitava dessa pessoa.

Talvez se tivesse sido mais dramático e tivesse mudado uma coisinha na história esse livro teria nota máxima para mim. Apesar de ter pecado nisso, As Coisas Que Fazemos Por Amor é uma história linda, tocante e que vale a pena ser lida.

Avaliação:


13 comentários:

  1. Oi Thiana! Não tive a oportunidade de ler nenhuma obra dessa autora, mas já li muito sobre as obras! Adoraria conhecer!Sobre o livro, ao começar a ler tua resenha, também tive a impressão que seria um daqueles livros que a gente se acaba de chorar, tamanho drama, mas depois vemos que não. Ainda que tenha certo peso e tristeza, parece que no fim, acaba que as duas se acertam e conseguem ser felizes.
    Adoraria ler! Obrigada pela dica!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiana!

    Tudo bem? Eu tenho um livro dessa autora aqui em casa para ler que parece ser bem interessante e quero lê-lo o quanto antes.

    Acho que como nunca li nada da Hanna, talvez não me decepcionasse com o final, mas como você já leu outras obras dela teve esse ponto negativo na sua leitura. Você indicaria então que eu começasse por ele ou que pegasse O Rouxinol (que tenho aqui) para ler primeiro? Ou tem algum outro que deva ler antes?

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOi Jessie,

      Infelizmente ainda não li O Rouxinol, mas tendo uma temática de guerra nele, creio que será bem mais dramático do que esse livro aqui.
      Mas indico muito O Caminho Para Casa, foi o primeiro livro dela que li e me apaixonei completamente.

      Bj

      Excluir
  3. Li um livro da autora e foi uma experiência linda, mas nunca mais li nada e agora a sua resenha me deixou um pouco em dúvida se leio ou não. Amo drama e gosto de sofrer enquanto leio, mas não sei se esse seria o caso.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi,
      Acho que por você ser mãe esse livro será ótimo e pode ser até mais dramático do que foi pra mim. Vale a pena ler sim!

      Bj

      Excluir
  4. Oi, Thiana!
    Ah, finalmente um livro da Hannah que não tem tanto drama! Acho que parei de ler a maioria dos livros dela porque não aguentava mais ficar sofrendo e chorando o tempo inteiro (apesar de todas as histórias serem lindas e bem contruídas, obviamente). Pela sua resneha me pareceu que dessa vez a autora quis ser menos dramática e fazer o leitor pensar um pouco mais sobre o papel da maternidade, sabe? Me pareceu que ao retratar uma mulher que mesmo querendo muito não conseguiu ter filhos, Hannah abriu espaçopara que muitas outras mulheres possam perceber que para ser mãe não é preciso necessariamente gerar e parir. Acho que esse será o livro que me fará voltar a ler as histórias dela haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Entendo perfeitamente o que você diz, infelizmente muitos autores acabam indo pelos caminhos mais óbvios, sabe-se lá Deus, porquê?! Eu gosto de ser surpreendido, de fechar o livro por alguns segundos e dizer: Oh, meu Deus! Contudo esse enredo parece bem interessante e eu daria uma chance diante dos outros pontos que você citou. Adorei a resenha. Dica anotada!

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    É uma pena que o livro tenha faltado algo para você, pois, vi tantos leitores o favoritando <3
    Acho a premissa legal e arrependo horrores de não o ter solicitado quando a Arqueiro o lançou.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Que pena que a autora não superou suas expectativas desta vez, mas como sempre costumo dizer, não é que o livro seja ruim, talvez apenas o mais fraco dentre os que você leu.
    Apesar da história parecer bonitinha (pelo fato da aproximação, coisa família e tal), não é bem o tipo de livro que gosto de ler. Fiquei confusa se posso chamar de romance, já que, aparentemente, não tem um romance. hahah
    Desta vez, passo a dica. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  8. Olá Thiana!!!
    Pelo que percebi na resenha a sinopse meio que é enganadora, pois pela resenha a gente pensa numa relação que talvez causasse realmente burburinhos mas que pelo jeito não ocorre.
    Eu penso que quando vamos ler um livro de um autor que gostamos a gente tem que ir sem expectativas, pois normalmente quando vamos com muita sede ao pote dar as nossas decepções e isso já me aconteceu muuuuuito.
    De todo modo adorei a dica!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Esta é a primeira resenha que leio a respeito desse livro e confesso que fiquei bastante interessada, mesmo você tendo dito que de alguma forma é previsível, rs. Enfim, anotarei a dica sem dúvidas! Adorei conferir suas impressões. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu não conhecia ainda a obra, mas a autora já me é familiar e eu tenho um sério problema com as obras delas, nunca conseguem me pegar e eu sempre acabo desistindo. Concordo com você de que, se tivesse uma pitada a mais de drama, a história poderia ser completamente diferente. Adorei a sua resenha sincera.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Hey!

    Eu não conhecia a obra, mas me interessei logo que li a sinopse. Não imaginei que fosse previsível, gostei da resenha e fiquei muito interessada na obra. Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir