29 setembro 2014

[Pipocando] O Doador de Memórias


Mais um filme baseado em livro, definitivamente as produções hollywoodianas descobriram que é uma mina de ouro ou não adaptar para as telonas obras que já trazem um público.

Escrito por Lois Lowry e publicado pela primeira vez nos EUA em 1993, O Doador ou como agora é conhecido O Doador de Memórias chego às telonas e aparentemente com a mesma roupagem de filmes como Divergente e Jogos Vorazes, um individuo que começa a perceber que sua sociedade “perfeita” esconde algo.

No filme acompanhamos Jonas, que chegou ao momento decisivo de sua via, está saindo da infância e terá sua função na sociedade designada. Mas em meio todo o medo do que irá enfrentar seus receios só aumentam a ser escolhido graças suas capacidades para ser o novo Receptor de Memórias. Sim, caros leitores Jonas não é o que você imagina ser ao ler o nome do filme no pôster com o ator fofinho lá.

Mas se ele é o receptor, tem que existi alguém para dar as tais memórias e é ai que entra o personagem do ganhador do Oscar, Jeff Bridges. Seu personagem é quem guiara Jonas a perceber que algo está errado.

O ritmo inicial do longa é lento, com uma apresentação de personagens e da estrutura social vamos aos poucos sendo levados o ponto que culminará no climax do filme. Alguns podem achar que faltou mais emoção, mas pensando na sociedade relatada, os atores foram muito bem ao não expressarem quaisquer emoções.

E o que falar desses atores?

Brenton Thwaites em cena,
com o bebê Gabe,a quem protege
durante toda trama
Apesar da carinha de menino o ator australiano, Brenton Thwaites, já tem 25 anos e já foi para as telonas este ano, como o príncipe do filme Malévola. Brenton desempenha seu papel muito bem e sendo o personagem com a maior carga emocional da história, conseguiu convencer e nos fazer torcer por ele.

Para os veteranos Jeff Bridges e a também multipremiada no Oscar Meryl Streep é inevitável perceber o quanto são superiores, porém tiveram suas interpretações pouco exploradas, tornando-se meros coadjuvantes, por isso para os mais críticos O Doador de Memórias pode não ser um dos melhores filmes que fizeram.

Uma curiosidade é que o Jeff Bridges, também é um dos produtores do filme, então parece que o enredo agradou muito o cara para além de atuar ter caído nessa, como produtor.

Atores como Odeya Rush e Cameron Monaghan, que interpretam os amigos de Jonas, tentaram ganhar espaço, mas foram pouco destacados, mesmo tento papeis de certa importância. Já Kate Holmes e Alexander Skarsgard, os pais do protagonista, ficaram sendo o mesmo que nada. PS. Prepare-se para ver Kate Holmes em mais uma personagem chatíssima. =D

Parte do filme é em preto e branco, tudo ligado ao fato de os personagens
 não terem memorias do mundo como ele de fato é e foi.
Com um final que deixou muitas interrogações na cabeça, o que se espera é que assim como os livros, o filme tenha uma sequência e finalmente chegue a um ponto final convincente.

Era para o texto acabar no parágrafo anterior, mas lembrei que o filme também tem a cantora Taylor Swift no elenco. Não ia fazer diferença nenhum se fosse uma atriz desconhecida, só serviu mesmo para a divulgação, porque no filme não dá nem para comentar nada.

Um comentário:

  1. Assisti esse filme e não achei tão ruim assim... O final realmente me decepcionou um pouco, deixando muitas perguntas na cabeça, mas o filme em si e todo o contexto me agradaram bastante... Não acredito que todos os atores, fora Brenton Thwaites, tenham sido tão apagados assim... Fizeram o que o papel permitia, pois até então não eram passivos de sentirem emoções... Concordo que a Taylor foi inexistente... O papel dado a ela era completamente irrelevante, mas isso acontece com muitos atores... Quanto ao Brenton só posso dizer que já tinha amado ele em Malévola, e agr que descobri que era o mesmo ator nos dois filmes fiquei ainda mais in love...

    ResponderExcluir