15 dezembro 2014

[Pipocando] O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos



E mais um capítulo sobre a Terra Média chega ao fim. E parece que este de fato será o último filme retratando o universo criado por J. R. R. Tolkein, que por anos vem conquistando fãs.

O Hobbit trouxe uma história anterior ao O Senhor dos Anéis e o diretor Peter Jackson conseguiu transformar um livro único em uma trilogia. Não li o livro então não posso julgar o cara um aproveitador que quis ganhar mais dinheiro e tal, porém desde O Senhor dos Anéis era visível o quanto é cheio de detalhes é a escrita de Tolkien e que toda atenção para entender esse universo é pouca.


Em O Hobbit conhecemos Bilbo Bolseiro, que é tio de Frodo, e de sua aventura junto com os anões para reconquistar a montanha dos anões (não me diga?!) que é dominada pelo viciado em riqueza, o dragão Smaug. No final do filme anterior, A Desolação de Smaug, vemos o dragão pronto para destruir a cidade do lago e é a partir dai que o último filme começa.

Mas que esperava mais dragão neste filme, só tenho a lamentar, Smaug só participar do inicio e a trama ganha um rumo totalmente inesperado para os que só acompanham a produção cinematográfica.

Voltando a ser o rei sob a montanha, Thorin, que ganha vida através do ator Richard Armitage, está completamente irreconhecível, já que foi dominado pela ganancia do poder e riqueza. Esse é um personagem que nunca fui muito com a cara, mas tinha que engolir por causa de sua importância no enredo.



Porém a volta dos anões a montanha despertou outros reinos para tomar o que é seu de volta, inclusive o rei elfo Thranduil (Lee Pace) que por sinal é pai do elfo mais fo#$ da Terra Média, Legolas, mais uma vez interpretado pelo talentoso Orlando Bloom.

O temido anel de O Senhor dos Anéis
já foi apresentado em O Hobbit.
No meio disso tudo Bilbo, interpretado por Martin Freeman que mais uma vez cativou e mostrou um personagem bem carismático, tenta mediar tudo porém sabe que está no meio de um evento tão grande que nada do que fizer pode dar certo, mesmo assim é persistente e tenta que lhe é possível. 

Ao contrario dos filmes anteriores a carga de ação deste é muito maior, já que a maior parte é narrada durante a batalha dos cinco exércitos, os vilões continuam sendo os temidos Orcs liderados por Sauron, e neste filme Gandalf (Ian McKellen) já deixa uma dica do que já vimos em O Senhor dos Anéis.

Apesar de ter fechado este ciclo com chave de ouro, o filme não me prendeu tanto quando o anterior, porém mostrou sua importância e foi bom de assistir. Acho que o único sentimento que ficou é o de lamentar por Tolkien não ter escrito muito mais sobre a Terra Média e mais ainda pela grande possibilidade de que somente veremos mais disso quando os filmes começarem a serem refilmados.

Já ia esquecendo, versão   3D não teve nada que fosse indispensável se o filme tivesse sido lançado apenas em 2D.

Um comentário:

  1. Por mais que o roteiro saia um pouco do que está no livro, é mágico ao nivel Tolkien sim.
    Ai eu adorei o filme e pronto!
    Ainda temos a chance do Silmarillion, mas o neto do mesmo não quer vender os direitos. Aquilo ali dariam uns 20 filmes brincando.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir