06 janeiro 2017

[Pipocando] Moana - Um Aventura No Mar


Me desculpem as crianças, mas não existia ser humano mais ansioso e animado do que eu, para a chegada de Moana aos cinemas. Enquanto os americanos já puderam conferir mais essa belezinha da Disney no dia 23 de novembro, os brasileiros tiveram que esperar até o dia 5 de janeiro. Lembra que com Frozen foi a mesma coisa?

Moana, primeira princesa polinésia da Disney, chegou as telonas com uma difícil tarefa, salvar sua ilha e todos que ama.

Há milênios atrás o semideus Maui roubou o coração (uma pedra pounamur) da deusa da ilha, Te Fiti. Porém esse roubou amaldiçoou todas as ilhas criadas pela deusa, que aos poucos vão morrendo. Mas o roubo de Maui não foi bem-sucedido logo em seguida Te Ka, um mostro de lava, surgiu e a pedra e o anzol do semideus, que possibilitava que ele mude de forma, foram perdidos no mar.

Milênios depois a pequena Moana encontra a pedra e tem uma experiência sobrenatural com as águas do mar, porém mais uma vez a pedra se perde. Ela cresce, mas durante todos esses anos Moana sempre sentiu que algo maior a chamava do outro lado do recife de corais que cercam a ilha em que vive. Esse chamado fica ainda mais forte quando os coqueiros não dão boa safra e os peixes somem.

O que falar dessa aventura incrível? Não tenho palavras para descrever o quão bom ela foi. Mesclando momentos de risos, muitos risos, com cenas extremamente emocionantes, o longa de animação traz com força a mensagem do amor pela família e pelo lugar em que se vive.

Eu estou completamente apaixonada por esse filme, já estava antes, mas depois de assisti-lo a febre Moana piorou.

A protagonista é cativante, determinada e mais uma vez representa o empoderamento feminino. Ela não precisa de um príncipe para salvá-la, ela vai lá e faz isso (Obs.: Ataque de fofura na versão dela bebê, gente eu quero para mim). Já o Maui, achei que não iria curtir, mas suas tatuagens salvaram o personagem, elas são quase como a maturidade do semideus falando mais alto.

Não posso deixar de citar Tala, avô de Moana e a que mais apoia as decisões da jovem. Muitas das cenas que me levaram as lágrimas foram por causa dessa senhora, que também me fez rir.

Só que com certeza o lado cômico não seria melhor de o galo Hei Hei não tivesse embarcado nessa aventura através do mar. Para começar, ele come pedra e tem um comportamento bem estranho quando está em barcos. Ele é descrito como o personagem mais idiota da Disney, mas com certeza ganhou meu coração. Minha única tristeza é com o porquinho Pua, que acabou ficando esquecido e não esbanjou totalmente sua fofura.

Assisti a versão em 3D, que seguiu a mesma linha de Frozen, bem simples e sem grandes alardes, não vi nada que torne a experiência em terceira dimensão indispensável. A dublagem nacional deu um show, tenho meus problemas com isso, pois nunca acho que há uma combinação perfeita, mas a voz de Any Gabrielly para a Moana e do Saulo Vasconcelos como Maui casaram totalmente. Os dois além de dublarem também são responsáveis pelas músicas em português. 

Em outro post irei falar sobre a trilha sonora, mas já adianto que algumas traduções tiraram um pouquinho o poder das letras que é trazido pela sua versão original. Mas depois de ouvir elas com o filme, é impossível não gostar também.

Desde Valente os filmes da Disney têm trazido uma proposta diferente e com mais frequência. Os contos de fadas, de príncipes, bailes e madrastas deu espaço a princesas/ heroínas fortes, que lutam por sua família, seu povo e para proteger o lugar onde vivem. O estrondoso sucesso de Frozen confirmou essa mudança e Moana reafirma que os tempos são outros e é preciso criar novos e modernos contos de fadas. Talvez seja hora de resgatarmos heroínas como Mulan e Pocahontas, para que as crianças de hoje também sejam apresentadas apropriadamente a elas.


Moana recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, melhor canção original (How Far I’ll Go) e Melhor Animação. E espera-se que as indicações se repitam no Oscar. Minha torcida é claro está com o filme.

O ano mal começou, mas com certeza Moana, para mim, já é a melhor animação de 2017.



19 comentários:

  1. Oi Thiana, tudo bem?

    Eu tb amei Moana, é uma animação linda demais!!! <3 A Disney começou o ano arrasando!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thai! Tudo bem?
    Ai que maraaaaaaaa, eu sou doido para assistir este filme, amo de paixão animações e estou vendo várias pessoas comentando a respeito, e ah, são comentários positivos viu? UHASHSUHAUSHU, acho tão lindo o nome do filme e depois dos seus comentários eu realmente preciso conhecer essa adaptação! Tenho certeza que irei gostar da protagonista!

    Beijos,
    Lu | justificou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi oi Thiana,
    Adorei o post. Mas não me interessei por Moana, mesmo todos dizendo que vai ser o melhor filme do ano e tudo mas. Eu acho que a Disney quer trazer uma novidade para o mercado, e querendo ou não... Isso está funcionando. Vou deixar passar essa dica MARAVILHOSA ♥


    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, eu confesso que também estava curiosa pra conferir esta animação aqui e valeu a pena esperar, porque eu gostei demais, apenas acho que poderia ter menos música.
    Amei suas considerações!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa!!! Que post lindo!!! Eu já estava ansioso pra assistir, mas agora depois disso tudo... Faço o quê, hein ??? É impossível não amar essas princesas determinadas que se levantam com coragem para defender aquilo que acreditam e proteger aqueles que ela ama. Tenho certeza que esse é um filme ótimo e não vejo a hora de vê-lo. Amo Valente ❤️ E Frozen não preciso nem falar..... Beijocas!!!!
    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. AAAAAAAA eu quero demais assistir!
    Já queria muito, depois de ler sua resenha, o desejo só aumentou <3
    Adorei teu blog e já estou seguindo ;)
    Beijos
    leituravorazblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu fui ver Passengers ao cinema e lembro-me perfeitamente de ficar curioso com esse filme de animação... :) ahah

    Bem, eu quero conferir e essas fotos/gifs deixaram-me ainda com mais vontade! Concordo que a Disneye esta a postar novo, moderno, com protagonistas mais fortes! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Quanta fofura num post! Apesar da idade, sou fã das animações e amei Valente e Frozen! Não vejo a hora de assistir a esse novo filme da Disney (não tem cinema aqui onde moro)!! A premissa me encantou! Não vejo a hora de poder acompanhar as aventuras da Moama!

    Beijos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Amo animações! Sua resenha do filme apenas aumentou minha vontade de assistir o filme. Esse gif? Que fofura da Moana pequena! Adoro a Disney e acho bacana eles criarem princesas fora de castelos e príncipes encantados. Essa nova proposta da Disney está muito mais encantadora. Para ter ganhado tantos prêmios realmente dever ser muito bom o filme!

    ResponderExcluir
  10. Olá Thiana, tudo bem?

    Faz muitos anos que não assisto aos filmes da Disney. Então é quase que automático que uma nova animação acabe me deixando meio que sem reação. Ao mesmo tempo que acho fofinho, acho um porre também, hahaha. Sei lá. Talvez seja o fato de ter sido criada com uma visão totalmente distorcida dos contos de fadas.

    Espero que um dia consiga assistir, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sou uma eterna criança sempre e adoro filmes assim. Claro que contribui o fato de que a protagonista é forte e empoderada. Posso querer assistir para ontem?
    Beijoa

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Eu estava contando os dias para o lançamento, mas ainda não consegui ir no cinema para ver o filme. Estou planejando ir esse fim de semana. Os filmes da Disney estão cada vez mais distantes daqueles que a princesa era uma pessoa frágil, que precisava do príncipe para ser salva ou salvar seu povo, sua família. Tenho gostado muito dessa mudança que eles estão trazendo. Adorei a resenha, quero muuuito ver logo esse filme.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Uauuuu você definitivamente amou esse filme né? Eu ainda não tive a oportunidade de assistir mais pelo visto ele é ótimo. Também estou morrendo de fofura com a Moana pequinininha. Sobre os novos tempos em relação aos "novos" contos já era hora dessa mudança né? Tempos são outros, é bom ver que uma mulher em um conto que não espera pelo príncipe e tal. Pode ter certeza que vou assistir esse filme com a minha sobrinha.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  14. Ei Thiana, tudo bem?

    Ahhhh Moanaaaaaaa, eu estou louca pra assistir logo, eu tenho certeza que eu vou amar. Essas novas adaptações, com mocinhas fortes que não precisam necessariamente de um príncipe pra ser feliz, são maravilhosos! Adoro esse empoderamento nas animações, assim como também amei Valente! ♥

    Espero ver logo e amar, assim como você! ;)

    ResponderExcluir
  15. Estou muito curiosa a respeito da nova animação da Disney, porque Disney é amor.

    Pelo que notei de sua resenha, os galos agora são o top de linha das animações... Estavam naquele filme do pinguim surfista e acho que aparecem em mais alguns...

    Mas tenho uma correção a fazer: Mulan deu o primeiro passo para a independência feminina! E não Merida, embora ela seja uma das minhas preferidas.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Espero que possa conferir logo!
      Sim, Mulan deu o primeiro passo, porém se formos olhar pelo lado frequência e intervalos de um filme a outro, só mais recentemente a Disney veio mostrando isso de forma mais aberta. Temos que levar em conta também que Mulan teve que se disfarçar de homem para ter o seus espaço (o que de certa forma condiz com o enredo mais provável para a trama e ambientação, porém me faz acreditar que ainda foi uma forma encontrada na época pela industria cinematografia de menosprezar o poder feminino, afinal para mostrar que era forte ela teve "ser um homem" ) e quando tudo foi revelado aquilo chocou os outros personagens.
      No caso de Merida (Valente) e suas sucessora, elas tiveram seu espaço destacado sem precisar esconde o que realmente são, mulheres independentes e fortes.
      Amo Mulan, inclusive tenho até hoje uma boneca inspirada nela, que ganhei ainda criança. Mas infelizmente o machismo da industria foi respingado nela, mesmo que nas entrelinha ela gritasse o empoderamento feminino.

      Abraços.

      Excluir
  16. Olá, tudo bem,
    Caraca, quero muito ver este filme, adorei quando vi o trailer pois é uma história bastante diferente de outros clássicos Disney. Adoro esse galo, acredito que quando for assistir só ficarei rindo dele.

    ResponderExcluir
  17. Oiee Thiana ^^
    Esse filme é tão lindamente apaixonante, né? Ri horrores com o Hei Hei (como não amar?) e com as discussões entre a Moana e o Maui. Eu estava esperando que o porquinho fosse junto com a Moana na aventura, e também fiquei triste quando vi que a participação dele na história era tão pequena *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Esse filme está no cinema na minha cidade e não consegui ir assistir ainda, uma pena. Mas tentarei ir em breve, fico muito feliz em ver que você gostou e recomenda, eu amo animações e gostei muito da proposta dele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir