19 março 2017

[Resenha] A Garota do Cemitério (Os Impostores) - Charlaine Harris; Christopher Golden


Título:  A Garota do Cemitério (Os Impostores #1)
Título Original: The Cemetery Girl Trilogy (The Pretenders)
Autores: Charlaine Harris; Christopher Golden
Ilustrações: Don Kramaer
Páginas: 128
Editora: Valentina
ISBN: 9788558890359
Ano: 2017

Sinopse: Ela adotou o nome Calexa Rose Dunhill, inspirada numa lápide do sombrio ambiente em que acordou, ferida e apavorada, sem qualquer lembrança de sua identidade, de quem a jogou lá para morrer ou mesmo do porquê.
Fez do cemitério o seu lar, vivendo escondida numa cripta. Mas Calexa não pode se esconder dos mortos – e, quando descobre que possui a estranha capacidade de ver as almas se desprenderem de seus corpos...
Então, certa noite, Calexa presencia um grupo de jovens praticando uma sinistra magia. Horrorizada, testemunha o ato insano que eles cometem. Quando o espírito da vítima abandona o corpo, ele entra em Calexa, atormentando sua mente com visões e lembranças que parecem não ser dela.
Agora, Calexa deve tomar uma decisão: continuar escondida para se proteger – afinal, alguém acredita que ela está morta – ou sair das sombras para trazer justiça ao angustiado espírito que foi até ela em busca de ajuda?


Eu definitivamente entrei em uma fase de HQ. Claro que muito disso se deve ao fato de termos começado aqui no blog a divulga as novidade e resenha da Turma da Mônica Jovem. E como isso é uma porta de entrada, fiquei muito animada pelo lançamento do primeiro volume da trilogia em quadrinhos Os Impostores.

Quem conhece a escrita da Charlaine Harris, criadora da série Sookie Stackhouse, que deu origem a série da HBO True Blood, sabe que seus livros são um prato cheio para o clima de mistério e nessa parceria com o Chistopher Golden isso é mais uma vez evidenciado.

Calexa Rose a princípio não tem nome. No início da história ela é jogada por um homem de uma ribanceira em direção a um cemitério de Dunhill, quando acorda a garota sem nome não sabe quem é, quem fez aquilo com ela ou onde está sua família. Com medo de que quem tentou matá-la descubra que a missão falhou, ela se esconde por lá e adota o nome de Calexa Rose Dunhill.

Durante meses ela vive de pequenos furtos em duas casas próximas ao local. Roubando comida, roupas e jornais em que tenta saber se há alguma notícia de seu sumiço, mas sem sucesso. Porém algo muito estranha acontece, ao assistir um enterro, ela consegue ver o fantasma do morto saindo do tumulo em direção ao céu.
Aquilo deixa Calexa muito assustada e se perguntando se sua experiência de quase morte fez com que ela ganhasse essa habilidade. Porém ao presenciar um assassinato, durante um ritual macabro de magia negra, o espirito em vez de seguir seu caminho, entra em no corpo de Calexa Rose e de alguma forma ela terá que fazer justiça.

O maior problema dessa HQ é o quão rápido ela acaba. A história de prende, você fica angustiado para saber sobre o passado de Calexa e pouquíssimas pistas sobre o que aconteceu são deixadas.

Com certeza o foco desse volume é a assassinato que a protagonista presencia e com certeza a parte mais tocante, pois a todo momento Calexa tem vislumbres da vida da vítima e vê que existem pessoas querendo saber onde ela está. É quase que uma oposição da situação de Calexa, que apesar de estar viva não tem ninguém a sua procura, aparentemente.


O clima de tristeza, desespero e incompreensão são bem latentes e é impossível não se sentir angustiado pelas situações que a história traz. Senti apenas falta de um pouco mais do suspense sobrenatural, visto que a protagonista tem a habilidade de ver os espíritos e não dá para saber ainda como isso se enquadra em sua própria história.

As ilustrações são riquíssimas e cheias de movimento e apesar de bem coloridas traz um estilo bem noir. Essa é a primeira HQ publicada pela editora Valentina e a edição está maravilhosa, papel de altíssima qualidade, Couché Matte 150g, e apesar de ser um livro fino, o papel por ser muito bom torna-o mais pesado, claro que nada comparado a um calhamaço.

Nesse primeiro volume os autores trouxeram bem definido a passagem dos meses, o que me faz acreditar que a história se passará ao longo de alguns anos. Espero que no segundo volume o passado da nossa garota do cemitério seja mais abordado e tenhamos mais revelações.

Avaliação:


21 comentários:

  1. Olá,

    Vi algum booktuber falando muito bem e me indicando essa HQ, eu não lembro qual deles, depois vou procurar saber. Adora recebendo uma segunda indicação da HQ eu tive até uma animação em fazer a leitura dela, o único problema é que eu nunca fiz a leitura de um e acho que já estou no momento de conhecer um HQ kkkk, enfim, adorei a dica achei as ilustrações muito lindas e vou fazer a leitura assim que possível! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiana
    Não conhecia esse título, mas parece ser uma leitura interessante, especialmente para quem curte HQ. Pelo que pude compreender, apresenta um ótimo desenvolvimento e as ilustrações ganham destaque. Fiquei bem curiosa e com certeza gostaria de ler.
    Beijos,F

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thiana!
    Adoro quadrinhos e esse é um que estou bem curiosa.
    Juro que não tinha associado Charlaine Harris com os livros True Blood. Fui muto lesada agora. :P
    Com certeza deve ser um quadrinho muito recheado de mistério. Pela imagens e sua resenha já vejo que tem cenas bem tensas e angustiantes, além de serem muito bem desenhadas. Espero em breve poder ter o quadrinho em mãos. ^^
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, ainda não tinha visto postagens sobre esse titulo, dificil ver algo sobre HQ, não costumo ler muito nesse estilo, achei as ilustrações bem feitas e gostei da premissa. Fiquei curiosa. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Thiana,
    Faz muito tempo que não leio uma HQ e queria mudar isso, mas não gostei muito da premissa dessa história, pois não vejo funcionando bem essa questão de assassinatos em HQs. Sei lá. Na minha cabeça não funciona rs.
    Vou deixar a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito de ler HQs, mas até que essa me chamou atenção (principalmente por causa do título).
    Que pena que o lado sobrenatural não foi muito abordado, mas visto que esse é apenas o primeiro volume, talvez aprofunde mais nos próximos volumes, né?

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desta vez eu passo. Quem gosta muito de HQ é meu filho mais velho, vou mostrar o post para ele, certamente será uma compra futura rsrs.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gente do Céu! Tendo a Charlaine Harris como escritora, pode ter certeza que eu irei realizar a leitura dessa HQ! Amo essa escritora e tudo que ela cria ou seja, A Garota do Cemitério é um prato cheio para mim! Dica mais que anotada!
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Acredita que não li nada da autora até agora?
    Achei bem interessante essa HQ e agora preciso anotar para conferir essa trama. Com certeza vou ficar viciada na história criada por essa autora.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Já tinha visto essa HQ, mas vou te confessar que não fazia ideia de quem era essa autora até ler a sua resenha. Eu não assisti a série True Blood e nem li os livros que deram origem a ela, mas já vi muitas pessoas elogiando.
    Eu achei a premissa bem interessante e, pelos seus comentários e as fotos do post, as ilustrações parecem ser lindas mesmo. O problema é que eu não tenho muita paciência com HQ, então, ainda não sei se leria. De qualquer forma, vou deixar a dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Thiana, tudo bem?
    A última HQ que li foi Azul é a cor mais quente e me apaixonei tanto pela história quanto pelas ilustrações, então apesar de não ser um hábito, acredito que A Garota do Cemitério poderia me agradar. Eu amei a premissa dele e é bem curioso o fato de ela ter desaparecido e ninguém estar procurando por ela, fora a habilidade de ver fantasmas.. é uma pena que acabe tão rápido, mas achei a história muito interessante e com certeza irei adquirir meu exemplar.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não tenho o costume de ler HQ's, mas essa em especial me chamou a atenção principalmente por ser da mesma escritora de True Blood, que foi uma série que gostei muito. Achei as ilustrações maravilhosas e muito bem feitas, adorei essa sua dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oie amore,
    Pra ser sincera esse tipo de leitura não me atrai. Mesmo sua resenha estando impecável e as fotos belíssimas, passo a dica!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  14. AAAAAAaaas vi essa hq de promoção na amazon e quase chorei pq tava sem limite no cartão. To muito de olho nela, a história parece interessante demais e pelas suas fotos dá pra ver que o traço é sensacional!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Realmente a HQ tem traços lindos, fiquei encantada! Apesar de não ser um genero que tenho o hábito de ler, reconheço a importancia no ramo editorial, adorei conferir as fotos, você soube ressaltar bem cada detalhe.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não tenho o costume de ler HQ, mas essa eu fiquei com vontade de conhecer.
    Pelo simples fato de ter a imagem, de saber como é a personagem.
    Fiquei curiosa para saber o desfecho dessa estória, o passado da personagem, já que não deixa nenhum tipo de pista...
    Um daqueles suspenses de tirar o fôlego.
    Ótima indicação.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu amo HQ's, mas por enquanto eu estou na onda das história de heróis e tentando montar minha coleção da Marvel hhaha. Eu adorei essa história, não sabia que a editora Valentina tinha publicado uma HQ. Essa história parece ser bem misteriosa e cheia de coisas sobrenaturais, o que me agrada muito, por isso fiquei com vontade de ler. Vou anotar a dica.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Não sou muito fã de HQs, mas gostei do tema sobrenatural e cheio de mistérios...
    A protagonista parece ser uma personagem bem interessante e a leitura me pareceu bastante fluida...
    Vou procurar saber mais.
    Obrigada pela dica!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Estou doida por essa série! A premissa é muito boa, gosto muito da escrita da Charlaine Harris.

    Os traços da HQ estão muitooo bons! É o que sempre me chama a atenção em qualquer tipo de quadrinho. Que essa sua onda se proceda de modo tão boa quanto as histórias apresentas!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oie, não curto hq, mas esse enredo parece bem intrigante, principalmente por trazer assassinatos e mistérios, e o título já me soa bastante intrigante. Tomara que você goste dos próximos volumes.

    ResponderExcluir
  21. Oi Thiana...
    Confesso que eu tenho um certo problema com Hq's...achei a resenha bem interessante e a história empolgante. Pelas fotos podemos ter ideia de como está bonita a edição, mas infelizmente, eu não consigo ler esse tipo de história... não sei pq :/

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir