14 março 2017

[Resenha] Minha Vida Mora ao Lado - Huntley Fitzpetrick


Título:  Minha Vida Mora ao Lado
Título Original:  MY Life Next Door
Autora: Huntley Fitzpatrick
Páginas: 320
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859707
Ano: 2015

Sinopse: Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser um deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e...
Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe.
Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios? Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?


Minha Vida Mora ao Lado tinha tudo para ser mais um young adult como outro qualquer e sem um desenrolar surpreendente, mas o que era apenas um romance proibido, entre vizinhos, chegou ao ponto em que uma decisão afetaria a vida de muita gente.

Samantha é a filha e irmã perfeita. Estudiosa, praticar natação e nos verões, em vez de esta na praia aproveitando a estação, está trabalhando como garçonete e salva-vidas. O exemplo de filha perfeita é ótimo para a imagem de sua mãe, Grace Reed, que é deputada e acha que uma família na linha e a casa perfeita é o significado do sucesso.

Quando Samantha tinha oito anos, a casa ao lado da sua recebeu novos moradores, os Garrett. Uma família grande e barulhenta, mas aquele caos com crianças falando alto, brinquedos espalhados no jardim fizeram com que a bolha em que Sam vivia estourasse. Sua mãe acha os vizinhos quase que uns selvagens e não consegue compreender como um casal pode ser tão descuidado e ter um filho atrás do outro.  

Durante anos Sam observa aquela família, até que um dia é pega no flagra por Jase Garrett. Logo a amizade dá espaço para sentimentos mais profundos, porém a mãe de Samantha não pode nem imaginar que ela está se relacionando com um dos vizinhos ou fazendo parte do dia-a-dia daquela família.
“Os Garrett já eram a história que me ninava, muito antes de eu imaginar qye oiderua fazer parte dela.” Pg. 11

Com certeza uma das coisas que mais surpreende nesse livro é como uma história, que aparentemente não vai dá em nada ou que não terá um clímax satisfatório, de repente deixar os leitores de queixo caído.

Huntley criou um típico romance adolescente, porém inseriu questões muito maduras, como o fato de termos uma mãe exigente, que não gosta de ouvir o que as filhas têm a dizer e ainda é preconceituosa.

O mais interessante é a abordagem do preconceito ao tamanho de uma família. O Sr.e a Sra. Garrett decidiram ter uma família grande e entre os casais de hoje em dia isso é incomum de se ver. Com isso muitas pessoas acham um absurdo aquela família cheia de filhos e “desorganizada”. Em vários momentos Jase e até a própria Samantha vê pessoas alfinetando a família Garrett, principalmente a mãe por isso.

A amizade é outro assunto muito destacado pela narrativa. Sam tem uma melhor amiga, mas ela vai percebendo que essa amizade não é tão perfeita assim.
“Para que ser a pessoa que sempre fui se mal consigo reconhecer minha própria mãe?” Pg. 92

Sam e Jase são aqueles personagens lindinhos, jovens apaixonados e que torcemos o tempo todo para que tudo dê certo. Mas além deles a família Garrett inteirinha dá vontade de apertar. Todos os irmãos são umas fofuras e muito diferentes uns dos outros. Adorei as cenas em que Sam estava de babá e tinha que cuida da bebê Patsy, do pequeno e inteligentíssimos George, Andy e seu primeiro amor ou Harry e Duff. Ao total são oito filhos sendo Joel e Alice os mais velhos.

A narrativa do livro é muito gostosa e em poucas horas você consegue ler muito sem perceber. Até porque ficamos na expectativa de saber logo o que vai acontecer de reviravolta.

Alguns podem considerar que o clímax, que acaba tornando-se o dilema de Sam, poderia ser facilmente resolvido, mas isso porque não estamos em sua pele e com certeza se fosse com alguns de nós a linha do que é certo e do que errado ficaria muito fina, mas ainda sem deixar saber o que deveríamos fazer.
“É, você está certa. Mas... eu não sou assim. Quero fazer faculdade. Quero ser... bom o bastante. – Ele faz uma pausa. – Para você. Não aquele “pé-rapado que saiu da ignorância pata entra na sua vida”, Samantha.” Pg. 248

O final foi bem satisfatório, mas queria muito saber como os acontecimentos finais afetaram o futuro dos personagens, já que o que aconteceu colocou isso muito em questão. Quem sabe um dia não rolar um livro com outro dos irmãos Garrett e ficamos sabendo disso.

Avaliação:


20 comentários:

  1. Oi, Thiana. Antes esse era um livro que eu queria muito ler, mas depois de tantas resenhas negativas eu perdi o ânimo. Acho que sua resenha é a primeira que vejo falando bem do livro então talvez o livro não seja tão ruim assim.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Ainda não vi negativa.
      Geralmente eu que faço a mediação dos eventos da Valentina em Salvador, junto com o blog Minha Velha Estante e sempre recebemos um feedback positivo desse livro. rsrsrs
      Mas ruim ele não é não.

      bjs

      Excluir
  2. Uau, parece que este livro realmente é bom! Vira e mexe me esbarro com ele, mas por ser um romance adolescente ele jamais me cativou. Bom saber que embora tenha um "Q" adolescente ele não seja somente isso. Vou começar a repensar se o leio ou não. Adoro enredos conflituosos e com dramas que muitos sofrem diariamente, é sempre bom ler e ter a sensação de que se está vendo um relato real. Bacana, gostei da resenha e da dica!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tayres,

      alguns aspectos deles consegue ir além do jovem adulto. Apesar de jovens os personagens são maduros demais, principalmente o Jase. Sem conta que o plot twist foi sensacional e coloca muito peso na vida dos personagens.

      Bjs

      Excluir
  3. Oie, tudo bem?
    Acho que vou amar ler esse livro, por conta dos irmãos diferentes! E adoro essa coisa de amor-amizade proibida! Sei que as pessoas não mudam assim tão facilmente, mas fiquei muito curiosa pra saber se a mãe de Sam iria mudar seu ponto de vista ou iria se desentender com a filha pro resto da vida. Ótima resenha, a capa é linda, já fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Os irmão são lindos, os mais novos então são uma fofura que só. Espero que possa ler em breve e amar tanto quanto eu.

      Bjs

      Excluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Eu li esse livro ano passado e amei demais! Estou ansiosa agora para realizar a leitura da continuação, mas enquanto não consigo fazer isso irei reler essa história fofa e envolvente!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei da sua resenha é detalhada quanto a história e deu pra ter uma boa noção de como é este enredo. Gostei bastante dos personagens, é um romance adolescente que por vezes é clichê, mais esse me pareceu diferente pela abordagens de assuntos importantes como a forma que muitas famílias educam seus filhos, impedido-os de conhecer novas pessoas, novas culturas e tudo mais, por um mero preconceito bobo. E o romance dos dois parece bem arrebatador, com certeza essa história me atraiu, quero muito ler. Parabéns pela resenha!! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thiana, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, adoro essa pegada de romance proibido e de famílias rivais, e estou bem curiosa para descobrir como o casal irá lidar com todas essas diferenças e intrigas em questão. É realmente uma pena que o final tenha ficado em aberto sobre o futuro, eu também não gosto de ficar imaginando o que aconteceu e espero mesmo que a autora escreva mais um livro. No entanto, é ótimo saber que a escrita da autora é bastante fluida e nem vemos as páginas passar. Dica anotada, com certeza o lerei.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thiana

    Que bom que você gostou do livro. Eu tinha vontade de ler quando lançou, mas hoje em dia a vontade passou. O que não quer dizer que eu nunca lerei, mas não será algo que farei por agora. Que pena que você teve essa sensação em relação ao final, mas de repente ela lança outro mesmo, quem sabe...

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Thiana,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, pois acho a premissa dele fascinante, uma vez que, é muito interessante essa questão de existir essa proibição em torno de algo que me intriga e quero saber como essas coisas serão resolvidas.
    Já li alguns livros que me deram essa vontade de saber o que vem depois e vou anotar essa "ressalva".
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Thiana!
    Ao ler a sinopse, eu logo pensei: lá vem mais um Romeu e Julieta dos tempos modernos (não que isso seja de um todo ruim), mas pensava que ficaria no comum das brigas em família impedindo que um grande amor acontecesse. Entretanto "Minha vida mora ao lado" parece caminhar diferente. Saber que há um jogo de poder e de ponto de vista, me chamou a atenção.
    Que vontade de conhecer a família Garrett! Quem sabe não seja uma próxima leitura?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi, algo que me deixa receosa de ler esse livro apesar dos milhões de comentários positivos é justamente o fato de que todo mundo diz que o final não mostra muito bem o que aconteceu, então eu que não gosto de coisas pela metade fico bem temerosa. Mas acredito que realmente a família tem tudo para ser encantadora e que o jeito que a autora transforma apenas mais um YA em algo com uma mensagem profunda é o mais incrível. Com certeza irei ler essa história, não sei se por agora, mas em breve! Acho que você soube transmitir o mais importante da história e isso é otimo <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Oieee
    Nossa! !! Várias pessoas me falaram a mesma coisa q vc... Elas também ficaram um pouco insatisfeitas com o fato de terem achado "buracos". Será q não é um gancho para um próximo livro? Eu ainda não escutei nada sobre isso, mas deve ser provável, né?
    Eu gostei bastante da premissa e acredito q pode render umas boas horas de leitura.
    Já tenho essa leitura como desejada. Vamos ver qdo eu vou conseguir finalmente conhecer a família Garrett e se vou ter a mesma sensação q vc sobre os acontecimentos finais.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu tenho o livro aqui e inclusive sou louca para ler pois parece sr uma história linda, tentei o outro da autora mas não rolou, espero gostar mais desse e parabéns pela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Thiana,
    os livros dessa autora são muito elogiados e eu acabei colocando eles na minha lista de desejados já faz um tempinho, mas antes de lê-los estou priorizando umas séries incompletas que tenho a muito tempo na estante, suas considerações positivas são um incentivo a mais para que eu leia pelo menos esse livro o mais breve possível.

    Abrçs!
    Delmara Silva

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Eu estou procurando um romance para ler ultimamente e acho que esse seria um bom livro para pegar no momento,m gostei da proposta e de ver que é um livro bom para acompanhar, também gostei dos personagens. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Quem nunca viveu um romancinho com o vizinho né?rs
    Apesar de ser um romance adolescente, que não costuma me atrair, gostei das colocações sobre as famílias, o preconceito da mãe da protagonista e imagino que deve ter sido uma delícia conhecer uma família grande com personagens tão diferentes.
    Gostei da dica!! Obrigada!
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Thiana,

    Eu já tinha visto outras resenhas sobre esse livro e sempre vejo a mesma reclamação, parecem que faltam algumas informações, buracos na história. Mas pelo que parece é um livro super fofo e já coloquei ele na minha TBR.

    Beijos e parabéns pela resenha
    Flora Literária

    ResponderExcluir
  17. oi, eu adoro livros que abordem famílias grandes, e esse é o principal motivo para essa obra me atrair. Também, gosto de saber que não é só um romance adolescente, e ele traz conflitos e problemas reais dos dois e suas famílias. Esse livro está na minha lista há tempos, espero ler e gostar.

    ResponderExcluir