19 janeiro 2018

[Resenha] Mulher Maravilha: Sementes da Guerra - Leigh Bardugo

Título: Mulher Maravilha: Sementes da Guerra
Título Original: Wonder Woman: Warbringer
Autora: Leigh Bardugo
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417463
Ano: 2017


Onde Comprar: Amazon / Saraiva

Sinopse: Antes de se tornar a Mulher-Maravilha, ela era apenas Diana.
Filha da deusa Hipólita, Diana deseja apenas se provar entre suas irmãs guerreiras. Mas quando a oportunidade finalmente chega, ela joga fora sua chance de glória ao quebrar uma lei das amazonas e salvar Alia Keralis, uma simples mortal.
No entanto, Alia está longe de ser uma garota comum. Ela é uma semente da guerra, descendente da infame Helena de Troia, destinada a trazer uma era de derramamento de sangue e miséria. Agora cabe a Diana salvar todos e dar seu primeiro passo como a maior heroína que o mundo já conheceu.



Não sei se é apenas uma impressão minha, mas desde a explosão dos filmes da Marvel e da DC Comics parece que os heróis dos quadrinhos estão em toda parte. Em grande parte foi influenciada por isso que, quando a Editora Arqueiro lançou Mulher Marvilha: Sementes da Guerra, fiquei muito curiosa pra realizar essa leitura.

Nesse livro vamos conhecer a jovem Diana que criada a partir do barro e o desejo de sua mãe, a rainha das Amazonas Hipólita, ela tenta provar que não é apenas filha da líder de seu povo, mas tão forte quanto suas irmãs forjadas na guerra.

Porém as coisas saem um pouco do controle, quando Diana se depara com um barco naufragando no mar da ilha de Temiscira e ela salva uma humana, Alia. O problema é que a presença de mortais na ilha é proibido e pode causar a destruição do lugar, principalmente no caso de Alia, que é uma semente da guerra, descendente de Helena de Troia.

Para salvar a ilha e as Amazonas, além de acreditar que levar Alia pra casa é uma forma de mostrar seu valor, Diana embarca em uma aventura que além de salvar sua vida, salvará a de toda humanidade.

Nunca tinha lido nada da Leigh Bardugo, apesar de a autora possuir outros livros muito comentados na blogosfera. Por isso essa leitura foi um tiro no escuro duplo, primeiro por ser a primeira vez que lia um livro com um personagem comumente presente em quadrinho e segundo por está conhecendo a autora.

O resultado final foi muito positivo. A narrativa de Mulher Maravilha acontece em terceira pessoa e Bardugo consegue perfeitamente transferir o leitor pra a história, com uma linguagem fácil e definitivamente adequada pra o público alvo desse tipo de obra. Por sinal achei que a autora seguiu uma linha bem semelhante a usada pelo Rick Riordan, por diversas vezes me peguei pensando que esse livro poderia ter sido escrito por ele. Tanto pela questão mitológica envolvida, quanto pelo estilo de escrita.

Ao meu ver o ponto alto do livro é a protagonista Diana. A personagem apesar de jovem consegue reunir todos os melhores pontos de uma boa heroína, em nenhum momento a achei chata ou muito dramática diante dos problemas pelo qual passa. Já isso não acontece com Alia, claro que o fato de ser a causadora de inúmeros incidente é compreensível que ela seja mais dramática, porém ainda assim em alguns momentos consegue vencer isso e ter uns surtos de determinação pra encontrar a solução dos seus problemas.

Ainda somos apresentados ao Jason, irmão mais velho de Alia, e seus amigos Theo e Nim. Todos os três são ativos na narrativa e essenciais para o desenrolar da drama. E lembra que falei que parecia uma história do Rick Riordan? Esse circulo de amizade e todos sendo fundamentais pra a aventura é algo que muito vemos nas histórias do Riordan, até mesmo o plot twist deixa essa sensação.

Mas nem tudo são flores e duas coisas me incomodaram. A história demora muito pra engrenar, os primeiros capítulos forma horríveis e precisei de muita força de vontade para continua, mas depois que pegou ritmo não parei mais. A segunda questão foi a falta de simetria dos capítulos, em quanto uns são curtos outros são mais longos, em especial dois que Nossa Senhora era um tédio e parecia que não terminava mais.

A tradução apesar de muito bom tende a abrasileira algumas coisas, isso era algo que nunca tinha reparado, mas que nosso colunista o K passou a apontar para mim em outra obra da Arqueiro. Não é algo que me incomode, mas que devido ao contexto americano da narrativa fica um pouco deslocado.

Mais de um modo geral Mulher Maravilha: Sementes da Guerra é uma leitura que realmente vale a pena ser feita. Com muita ação e um enredo de mistério sobre as sementes da guerra o leitor ficar preso ao livro esperando ansioso para saber como toda essa confusão irá acabar.

Avaliação:


19 comentários:

  1. Oi Thiana, lá no blog quem leu foi uma colaboradora e ela gostou bastante, a premissa me agrada bastante, principalmente por ter a Diana como protagonista. Excelente resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thiana.
    Que bom saber que o resultado da leitura foi bem positivo. Eu quero muito ler esse livro.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Realmente os super heróis estão em todas as partes. Gostei da premissa do livro, como não li nada do gênero me interessei por esse. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Estava com muita vontade de ler este livro quando saiu, mas depois que li umas resenhas dele, minha vontade foi diminuindo. Algumas pessoas disseram que o livro deixava a desejar e, com isso, deixei para ler depois a obra. Quem sabe este ano eu tente ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Thiana!!!
    Não é impressão não, mas realmente após o estouro dos filmes de heróis as editoras tem lançado mais livros assim mesmo.
    Eu admito que eu prefiro os filmes aos livros, pois pelo menos a linha cronológica dos filmes não me faz me perder aí se acrescento o livro embaralha muito.
    O único personagem que ainda me arrisco ler algo é Batman, mas A Mulher Maravilha tem me chamado muito atenção por causa da história dela em si.
    Adorei a resenha e saber mais sobre essa heroína com símbolo Girl Power ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É estranho abrasileirarem as coisas, porque acaba destoando muito da história original. Livros sobre super heróis não me chamam a atenção justamente por estarem por toda parte. ):

    ResponderExcluir
  7. Também não li nada da Leigh e esse em especial eu quero, na verdade quero toda essa coleção, parece que tem mais três livros vindo por aí. Mas quero para colocar no quarto do meu filho.
    Talvez a história demore a engrenar por falta de familiaridade com personagens e cenários, mas que bom que é uma leitura que valha a pena, quero ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sim, esta coisa de que o livro demora para engrenar eu li em outras mesmo e vi pessoas falarem sobre. Não vi o filme mas realmente os super heróis estão dominando o pedaço no momento. Agora vi que a editora vai lançar mais um, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice,
      Isso mesmo vai ter mais dois. O do Batman que foi escrito pela Marie Lu, e deve chegar agora em fevereiro ou março, e o da Mulher Gato escrito pela Sarah J. Maas.

      Bj,

      Excluir
  9. Olá!
    Adorei esse livro. Primeiro porque a escrita da Leigh Badurgo é sensacional e depois porque tive oportunidade de conhecer mais da história da Diana antes dela se tornar a Mulher-Maravilha que até então não tinha lido nada sobre a personagem.
    Não vejo a hora de ler o restante dessa série.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  10. Oi Thiana linda,
    eu achava que essas tramas eram mais adultas.
    Esse inicio demorado me deixou desanimada, mas ainda assim quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    É complicar pra mim quando o enredo é lento, mas apesar disso, como você mesma disse na resenha, vale seguir. Confesso que esse livro está na minha listinha de desejados. :D
    Sabe que essa questão de "abrasileirar" na tradução é algo que a gente já se acostumou, mas que se pararmos para prestar a atenção pode até nos incomodar.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Olá Thiana, tudo bem?

    Minha colunista me perturbou tanto para solicitar o bendito livro da Mulher Maravilha que acho que a coitada foi com tanta sede ao pote que acabou dando uma nota tão baixa pro coitadinho, hahaha. Ela também reclamou dessa demora em engrenar a história, dessa conexão. Eu prefiro nem passar perto.


    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  13. Essa colunista do comentario da Pamela sou eu kkkk e sim fui com muita sede ao pote. É um bom livro, mas como vc disse demora muito pra engrenar e isso faz com a leitura fiquei muito mas muito cansativa, o livro em si é bom, mas esse lado negativo me incomodou e muito.

    Bruna
    http://www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  14. A capa desse livro é linda, e embora também não esteja acostumada a esse tipo de leitura, fiquei curiosa para conhecê-lo, ainda mais falando da história da mulher maravilha. Nunca li nada do Rick, então nem imagino o que esperar da obra, mas em se tratando de mitologia, acredito que essa seria uma leitura que me tiraria completamente da zona de conforto. Vou anotar a dica para ler futuramente.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Thiana, tudo bem?
    Eu tenho aqui Sombra e Ossos da Bardugo, mas até agora não consegui fazer a leitura. Vejo muitas críticas positivas a ela e quero muito ler algo esse ano. Sobre o livro resenhado: só vi comentários positivos e quero muuuuito ler pra tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  16. Oi, estou com esse livro pra ler e ele será uma das minhas próximas leituras. Amo super-heroínas. Então, com certeza, devo gostar do livro. E, durante minha leitura, vou me atentar a esse abrasileiramento que você apontou na resenha. É normal isso acontecer, trazer o livro pra nossa realidade. Depois de ler, digo o que achei. :)

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Thiana,
    tenho lido muitos elogios a esse livro. Apesar disso, não me sinto muito atraída pela leitura, na verdade não sou tão fã de histórias de heróis, eu até gosto, assisto os filmes e tals, mas nada muito drástico. Demorei horrores para assistir o filme da mulher maravilha e o livro acho que não vou ler.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  18. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas a capa está espetacular. Confesso não sou lá muito fã da Mulher Maravilha, não sei bem o por que, mas o que me chamou atenção no enredo é por que ela parece ser uma personagem de cunho muito forte e amo narrativas que temos uma figura feminina com uma personalidade tão intensa. Não sou muito fã de narrativa em terceira pessoa, mas nesse caso a narração faz jus, para ficar algo mais amplo aos olhos dos leitores.
    Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir