25 janeiro 2017

[Resenha] Corte de Névoa e Fúria - Sarah J. Maas



Título: Corte de Névoa e Fúria
Título Original: A Court Of Mist And Fury
Autor: Sarah J. Maas
Páginas: 658
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501076601
Ano: 2016

Atenção: Essa resenha pode conter spoilers caso não tenha lido Corte de Espinhos e Rosas.

Sinopse: O aguardado segundo volume da saga iniciada em Corte de espinhos e rosas, da mesma autora da série Trono de vidro Nessa continuação, a jovem humana que morreu nas garras de Amarantha, Feyre, assume seu lugar como Quebradora da Maldição e dona dos poderes de sete Grão-Feéricos. Seu coração, no entanto, permanece humano. Incapaz de esquecer o que sofreu para libertar o povo de Tamlin e o pacto firmado com Rhys, senhor da Corte Noturna. Mas, mesmo assim, ela se esforça para reconstruir o lar que criou na Corte Primaveril. Então por que é ao lado de Rhys que se sente mais plena? Peça-chave num jogo que desconhece, Feyre deve aprender rapidamente do que é capaz. Pois um antigo mal, muito pior que Amarantha, se agita no horizonte e ameaça o mundo de humanos e feéricos.

Eu não consegui esperar, nenhuma leitura fluía e isso tudo, porque Corte de Névoa e Fúria estava na estante gritando para ser lido. Achei incrível o primeiro livro dessa série, mas ainda não estava confortável para dar cinco estrelas nele, só que isso mudou.

Quem leu Corte de Espinhos e Rosas sabe que os últimos capítulos foram bem tenso e o final deixou aquele gostinho de que as coisas finalmente estavam no caminho certo. Mas Sarah J. Maas parece ser uma autora que não se conforma em manter a paz reinando e após a luta de Ferye e Tamlin para ficarem juntos, muita coisa começa a ruir nessa relação que era perfeita. Vai dizer que você quando leu o primeiro livro não queria um Tamlin?
“ – Um não existe sem o outro. Ele é o que é. Sempre, sempre tentará protege-la, goste disso ou não. Fale com Tamlin a respeito, converse de verdade, Ferye. Você vai entender.” Pg. 38

Sabe quando você começa um relacionamento e depois de um tempo as coisas começam a mudar e aqueles sentimentos do início não é mais o mesmo? É isso o que acaba acontecendo. Ferye agora é uma feérica, mas sua imortalidade, poderes e maior resistência que a de um humano não fazem com que Tamlin der mais liberdade a amada. Agora mais do que nunca ele que protegê-la e mimá-la, porém Ferye não está gostando nada disso e começa a sentir que a partir de agora nada mais é do que uma mulher enfeite, que deve acatar as ordens do seu futuro marido ao ponto de nem mesmo poder sair sem sua permissão, uma verdadeira relação abusiva. Para completar, o temor que o Grã-Senhor da Corte Noturna, Rhysand, cobre seu acordo com Ferye, deixam as coisas muito mais tensas.

De fato, ele vai reivindicar o acordo e Ferye deve passar uma semana com ele em sua corte todos os meses. Mesmo com seus desentendimentos, é com Rhys que ela irá realmente perceber quanto poder ganhou na sua transformação de humana em feérica, além de que isso poderá ser um fator muito importante para uma guerra que se desenha contra o Rei de Hyberne.

Corte de Névoa e Fúria é um livro de desconstruções de imagens. Sarah conseguiu mostrar de uma forma bem clara que nem tudo que aparentemente é bom pode ser o melhor e que nem tudo que achamos ruim e mal de fato. Muitos leitores do livro anterior esperavam um triângulo amoroso aqui e tudo indicava que isso iria acontecer, mas para felicidade geral isso não se concretizou. E muitas, muitas surpresas do livro aconteceram por causa disso.
“ – Você é minha salvação Ferye.” Pg. 228

Apesar de ter amado esse livro, eu preciso deixar meu alerta. Com mais de 600 páginas e muitas resenhas positivas por aí. Não espere que esse livro seja cheio de ação e revelações surpreendentes a cada capítulo. Sempre que leio um livro da Sarah J. Maas percebo que ela é fera na arte de criar um universo completamente novo, porém é também na arte de enrolar.

Acredito que para muitas pessoas, diversas cenas e passagens serão consideradas desnecessárias, mas se você gosta realmente da narrativa dela nem vai sentir que a leitura se alonga demais. Quanto mais fui me aprofundando no mundo feérico, conhecendo tantos lugares incríveis e criando laços com os personagens as mais de 600 páginas se tornaram poucas.

Esse é um livro que muita coisa acontece, que conhecemos mais a fundo parte da história dos povos feéricos e principalmente ficamos tentando entender o que mais por vir acontecer. O final foi um tremendo tapa na cara, que eu não queria que fosse como foi, que me deixou completamente às cegas. E definitivamente não é um livro para leitores muitos jovens. O livro faz parte do New Adult Fantasy, seguimento que nem fazia ideia da existência até essa série, por isso você vai encontra algumas cenas mais hots. Nada que se repita como em outros gêneros, mas quando acontece não deixa a desejar e nem interfere no quão bom o enredo é.

Quando lançaram o primeiro livro a jogada de marketing era de que essa série tem um jeitinho de Game Of Throns e não é que senti isso ao finalizar essa leitura. Simplesmente como nos livros do George R.R. Martin o leitor fica só com as teorias até o próximo volume, você pode até ler muitos outros livros até a continuação, porém ao longo desse tempo sempre vai ter aquele momento do “será que...”.

A boa notícia é que em maio de 2017 o terceiro livro sai nos EUA, agora oremos para que chegue tão rápido quanto Corte de Névoa e Fúria chego ou Brasil.

P.S.: Marquei 25 trechos nesse livro, acho que é meu recorde. Mas só coloquei esses dois, pois sentia que mais do que isso estragaria a experiência de quem for ler.

Avaliação:

21 comentários:

  1. Oi Thiana, então vamos lá, eu tinha zero expectativas nesse livros, após ler o 1, eu gostava do Tam, mas tinha sempre algo que me incomodava nele, e esperava que rolasse algo com o Rhys ainda no 1 livro, agora sobre a desconstrução que você falou eu acho que não foi tão assim, as coisas estavam lá e a gente simplesmente não via, esses dias eu tava relendo e tava de cara com as coisas que deixei passar! mas vamos falar de coisa boa RHYSAND crush supremo, a perfeição em carne osso e envergadura huahuahuah amei o livro, deu p perceber neh? <3

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janiele,
      Olha eu só fui me decepcionar com o Tam nesse livro mesmo. Acho que porque ainda estamos acostumados a ser YA esperar logo um triângulo amoroso. Eu realmente achei que foi uma desconstrução, para mim o Tam foi o cara "perfeito" apesar de ter me irritado em algumas coisas. Mas as atitudes dele aqui, me fizeram odiá-lo. rsrsrs
      Vou tentar reler o primeiro antes de sair o 3º para ver se como você percebo que estava tudo ali, mas o "encanto" do Tam me cegou.

      Bj.

      Excluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, que para mim é muito bem desenvolvido e eu adoro todas as características apresentadas. Como já deu para perceber, eu também já fiz essa leitura e particularmente adorei a narrativa e os elementos inseridos. Sempre recomendo muito essa leitura, porque a autora sabe mesmo como surpreender e ousar muito!!! Suas impressões refletem bem as minhas próprias e que bom que curtiu a leitura! Impossível não marcar vários trechos desse livro, te entendo bem haha :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thiana!
    Ainda não li o primeiro livro, mas estou bem curiosa por conta da série "Trono de Vidro". Espero conseguir ler essa nova série também.
    Que chato livro enrolar um pouco, mas como já li "Trono de Vidro" já estou preparada para a sua maneira de conduzir as coisas de maneira MUITO lenta. rsrs...
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi gatona, ainda não li o primeiro livro, mas já percebi que este volume aqui tem sido ainda mais elogiado. Essa questão da desconstrução de imagens é extremamente pertinente para a atualidade não acha? Foi isso que mais me chamou a atenção na sua resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem? Eu ainda não li o primeiro livro dessa série/trilogia nunca sei o que é kkk, por isso li bem por cima sua resenha, pois aprendi da pior forma a fugir de spoiler para poder ler tranquilamente os livros, mas espero gostar mais da construção das imagens que você!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Thiana! Que resenha perfeita! Todo mundo que conheço que leu o livro adorou! Ainda não li, mas gostei do seu alerta. É sempre bom alinhar as expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu ainda não li o primeiro embora já tive muita vontade. Vou aguardar um pouquinho mais até mesmo pq evito sempre que possível séries.
    E quanto a "enrolação" se não for cansativa ou irritante eu até levo numa boa rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. oie, que bacana que mesmo sem grandes surpresas o livro ainda assim foi muito bom e que as seiscentas páginas passaram de maneira imperceptível. Gosto de quando os autores fazem essas desconstruções, e eu tenho certa vontade de ler as coisas dessa autora, tanto trono de vidro quanto essa série, e espero poder fazer isso logo. E bom, se o terceiro livro chega lá em maio, certamente deve estar chegando aqui na faixa do fim de ano, como aconteceu com esse

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Esse livro se tornou um dos meus favoritos de 2016. Não me canso de ler sobre ele ou de pesquisar informações sobre o terceiro livro. Li em dois dias e depois tive que reler algumas partes, porque não conseguia parar de pensar na narrativa e queria ler se possível todo o livro. Sarah J. Maas está sempre arrasando com os seus livros e já estou ansiosa para ler o terceiro livro e saber como será para Freya agora.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu AMEI o primeiro livro e to bem louca para ler esse, mas como ele é grandinho, eu to esperando o momento certo. Eu estou realmente achando que esse tanto de coisa que acontece pode se tornar cansativo, mas como eu confio na Sarah, acho que vai ser uma ótima leitura. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise,
      Se você gostou tanto do primeiro então vai tira de letras essa tantão de página. Não vejo a hora de ler logo o terceiro, porque nesse segundo são tantas surpresas.
      Bjs

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Muito legal este gênero que mistura fantasia com literatura de fantasia. Ainda não li o livro, mas gostei muito de sua resenha e como os acontecimentos se desenrolam a medida que a história se desenvolve.600 páginas não me assustam, ainda mais por se passarem de maneira bem leve.

    ResponderExcluir
  12. Oiee Thiana ^^
    Aiai, esses finais tapas na cara que fazem a gente sofrer, mas que nós amamos ♥ eu ainda não li o primeiro livro (não li nada da autora, na verdade), mas tenho muita curiosidade de fazê-lo. E põe muita nisso. Só vi coisa boa a respeito dos livros da Sarah até agora. Que venha maio \0/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Mas gente, 700 páginas ? É muita historia para contar viu, mas pelas resenhas super positivas que eu estou lendo desses livros eu aposto que as paginas devem passar rapidamente que o leitor nem percebe

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Eu sou suspeita para falar, pois amo de paixão os livros da Sarah. Esse então, foi o que mais me impactou, sem dúvidas alguma. E como você adorei todas as surpresas do enredo, sempre shipei o Rys com a Feyre haha. O final foi torturante, mas estou feliz que o próximo livro chega ainda esse ano no Brasil.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Oieee...
    Não conhecia essa série, mas já comecei achando essa capa maravilhosa!
    Gostei quando você disse que esse é um livro de desconstrução de imagens, já imaginei reviravoltas com personagens rs
    Por outro lado, não gosto muito quando os autores enrolam demais... A leitura acaba ficando cansativa, e aí desanimamos um pouco do livro.
    De qualquer forma, sinto que vale à pena ler essa série e pretendo adquiri-la em breve.
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Thiana, tudo bem?
    Eu já li esse livro e assim como você, concordo que esse livro não é cheio de ação mas tenho que discordar com relação as revelações, pois achei que aqui a autora trouxe muito disso, mas cada um com sua opinião, né?
    Espero que a galera faça o lançamento simultâneo, seria ótimo!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Thiana!
    Ainda não li o primeiro livro, mas estou bem curiosa por relembrar série "Trono de Vidro" e ser uma releitura.
    Você a primeira pessoa que diz que o livro enrolou um pouco, e isso é um pouco chato;
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Helloo, tudo numa nice?!
    meu primeiro contato com a escrita da Sarah foi com Corte de Espinhos e Rosas e foi bem ruim. Acredito que eu sou a única pessoa que não gostou do livro dela ahaha. Eu tava com preguiça de conferir Trono de Vidro primeiro por ser uma série longa, aí decidi começar por esse. Não gostei muito, não me compadeci de Feyre e não gostei do egoísmo demasiado dela. Enfim, não pretendo continuar com a série.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  19. Oie,
    O livro é maravilhoso! apesar de eu ter odiado o drama da Feyre e do seu egoísmo. Sério mesmo! Acredito que os detalhes demais acabam cansando, mas sim quando conseguimos pecar o ritmo, é certo não querer parar.
    Beijos

    ResponderExcluir